Festival de Variedades Linguísticas

Desenvolvida por: Marine… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagens
Temática: Diversidade Linguística e Cultural Brasileira

Imagine um festival vibrante onde a estrela maior é a riqueza linguística do nosso Brasil! Neste evento, planejado para ser uma celebração das diversas expressões culturais e linguísticas do país, os estudantes do 1º ano do Ensino Médio serão tanto os organizadores quanto os protagonistas. Eles terão a missão de explorar e apresentar, de forma criativa e informativa, os variados aspectos culturais e linguísticos de uma região brasileira específica escolhida por eles, incluindo comidas típicas, músicas, danças, e, especialmente, as características linguísticas que tornam cada canto do nosso país único. Esta atividade pedagógica visa não apenas aprofundar o conhecimento dos alunos sobre a vasta diversidade cultural e linguística brasileira, mas também desenvolver habilidades importantes como pesquisa, trabalho em equipe, apresentação em público, e o uso ético e criativo das tecnologias digitais. Será, portanto, um momento de imersão total na cultura, no qual a variação linguística não será apenas um objeto de estudo, mas um universo a ser vivenciado, permitindo uma experiência rica e transformadora.

Objetivos de Aprendizagem

Esta atividade pedagógica tem como objetivos principais fomentar nos alunos a apreciação pela diversidade linguística e cultural do Brasil, promover a conscientização sobre a importância da preservação dessas variadas expressões como patrimônio cultural do país, e desenvolver habilidades como pesquisa, trabalho em equipe, comunicação eficaz, e pensamento crítico. Almeja-se que os estudantes se engajem ativamente no processo de aprendizagem, utilizando a tecnologia de maneira ética e criativa, e que, através da experiência direta com a cultura e linguagem de diferentes regiões, expandam não apenas seu conhecimento, mas também sua percepção e respeito pelas diversas vozes que compõem o mosaico cultural brasileiro.

  • Apreciar e valorizar a diversidade linguística e cultural do Brasil.
  • Conscientizar sobre a importância da preservação da diversidade cultural e linguística.
  • Desenvolver habilidades de pesquisa, trabalho em equipe e comunicação.
  • Utilizar tecnologias digitais de forma ética e criativa.
  • Expandir a percepção e respeito pelas diferentes culturas e linguagens do país.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13LGG701: Explorar tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC), compreendendo seus princípios e funcionalidades, e utilizá-las de modo ético, criativo, responsável e adequado a práticas de linguagem em diferentes contextos.
  • EM13LP44: Analisar formas contemporâneas de publicidade em contexto digital (advergame, anúncios em vídeos, social advertising, unboxing, narrativa mercadológica, entre outras), e peças de campanhas publicitárias e políticas (cartazes, folhetos, anúncios, propagandas em diferentes mídias, spots, jingles etc.), identificando valores e representações de situações, grupos e configurações sociais veiculadas, desconstruindo estereótipos, destacando estratégias de engajamento e viralização e explicando os mecanismos de persuasão utilizados e os efeitos de sentido provocados pelas escolhas feitas em termos de elementos e recursos linguístico-discursivos, imagéticos, sonoros, gestuais e espaciais, entre outros.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade engloba o estudo das variedades linguísticas presentes nas cinco regiões do Brasil, explorando suas particularidades culturais, sociais e históricas. Buscar-se-á uma compreensão ampla e profunda da linguagem como elemento de identidade e diversidade cultural. Os alunos terão a oportunidade de investigar e apresentar músicas, danças, gírias, expressões idiomáticas, culinária típica, entre outros elementos que caracterizam a cultura de uma região, utilizando para isso diversas fontes de informação e tecnologias digitais.

  • Variedades linguísticas do Brasil
  • Aspectos culturais das regiões brasileiras
  • Técnicas de pesquisa e apresentação
  • Uso ético e criativo de tecnologias digitais
  • Análise crítica de representações culturais

Metodologia

A metodologia aplicada será a Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP), que incentiva os alunos a investigar de maneira ativa e a construir conhecimentos de forma colaborativa a partir da resolução de desafios reais. Esta abordagem permitirá que os estudantes se envolvam diretamente na pesquisa, planejamento e execução do festival, promovendo autonomia e significância ao aprendizado. O processo será apoiado por ferramentas digitais, incluindo plataformas de colaboração e compartilhamento de conteúdo, além de recursos multimídia para a criação das apresentações.

  • Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP)
  • Trabalho colaborativo em grupos
  • Pesquisa e coleta de informações
  • Planejamento e execução do festival
  • Uso de tecnologias digitais para apresentação

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será distribuída em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, haverá a introdução do projeto, formação dos grupos e início das pesquisas. A segunda aula será destinada à finalização das pesquisas, preparação e realização das apresentações.

  • Aula 1: Introdução do festival, formação dos grupos e início das pesquisas.
  • Aula 2: Finalização das pesquisas e preparação das apresentações. Apresentações finais.

Avaliação

A avaliação será pautada tanto no processo quanto no produto final do projeto. Será considerada a qualidade da pesquisa, a originalidade e criatividade das apresentações, a capacidade de síntese e comunicação das informações e o envolvimento com o projeto. Além disso, a colaboração dentro dos grupos, a utilização ética e criativa de tecnologias digitais e a capacidade de envolver a audiência também serão critérios avaliativos. Feedbacks construtivos serão oferecidos ao longo do processo para enriquecer a aprendizagem.

Materiais e ferramentas:

Os recursos incluem o acesso a computadores e internet, plataformas digitais para pesquisa e apresentação, material audiovisual para a exploração das diferentes expressões culturais das regiões brasileiras, além de espaços físicos ou virtuais para a realização das apresentações. Recursos adicionais como músicas, vídeos e outros materiais representativos das culturas regionais também serão utilizados para enriquecer as apresentações e promover uma experiência imersiva.

  • Computadores e acesso à Internet
  • Plataformas digitais de pesquisa e apresentação
  • Material audiovisual sobre culturas regionais
  • Espaço físico ou virtual para as apresentações
  • Recursos multimídia para enriquecimento das apresentações

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