Guerra das Palavras: O Filme

Desenvolvida por: Maria … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagem, Códigos e suas Tecnologias
Temática: Adaptação Literária e Variações Linguísticas

Nesta atividade, os alunos do 1º ano do Ensino Médio serão desafiados a mergulhar no universo literário, adaptando um texto escolhido para um curto filme, utilizando apenas os recursos disponíveis em smartphones ou câmeras. O grupo deverá explorar as variações linguísticas e funções da linguagem presentes no texto literário, adaptando-as de forma criativa para o formato audiovisual. A atenção à semântica será crucial para manter a fidelidade ao texto original. Os alunos irão desenvolver habilidades de interpretação, planejamento de roteiro, filmagem e edição, finalizando com a exibição dos filmes para a classe e uma discussão crítica sobre as escolhas linguísticas e estilísticas. Esta atividade incentivará o desenvolvimento da criatividade, capacidade crítica e habilidades de comunicação dos alunos, proporcionando uma compreensão mais profunda tanto do texto literário original quanto do processo de adaptação.

Objetivos de Aprendizagem

A atividade 'Guerra das Palavras: O Filme' tem como objetivo fomentar a compreensão dos alunos sobre a riqueza e complexidade das obras literárias, além de desenvolver habilidades essenciais para a análise e criação de conteúdos audiovisuais. Os participantes aprenderão a identificar e empregar variações linguísticas e funções da linguagem de maneira eficaz em seus filmes, compreendendo a importância da semântica na fidelidade ao texto original. Através deste projeto prático, os estudantes terão a oportunidade de exercitar a criatividade, o pensamento crítico e as habilidades de comunicação, colaboração e tecnológicas, essenciais para sua formação acadêmica e desenvolvimento pessoal.

  • Identificar e explorar as variações linguísticas e funções da linguagem em textos literários.
  • Desenvolver habilidades técnicas em planejamento de roteiro, filmagem e edição de vídeos.
  • Exercitar a criatividade na adaptação de textos literários para o formato audiovisual.
  • Melhorar a capacidade de trabalho em equipe e gestão de projetos.
  • Fomentar a capacidade de análise crítica sobre obras literárias e adaptações.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13LGG501: Selecionar e utilizar movimentos corporais de forma consciente e intencional para interagir socialmente em práticas corporais, de modo a estabelecer relações construtivas, empáticas, éticas e de respeito às diferenças.
  • EM13LGG502: Analisar criticamente preconceitos, estereótipos e relações de poder presentes nas práticas corporais, adotando posicionamento contrário a qualquer manifestação de injustiça e desrespeito a direitos humanos e valores democráticos.
  • EM13LGG503: Vivenciar práticas corporais e significá-las em seu projeto de vida, como forma de autoconhecimento, autocuidado com o corpo e com a saúde, socialização e entretenimento.

Conteúdo Programático

A atividade se concentra na exploração de textos literários e sua adaptação para o cinema, enfatizando a compreensão e análise das variações linguísticas e funções da linguagem. Os estudantes serão introduzidos ao processo de produção de filmes, desde a interpretação do texto até a edição final do curto filme, destacando a importância da fidelidade semântica e da criatividade. Este conteúdo promove a integração entre literatura, linguística e produção audiovisual, encorajando uma abordagem multidisciplinar para o estudo da língua e suas manifestações culturais.

  • Variações linguísticas e funções da linguagem.
  • Interpretação e análise crítica de textos literários.
  • Fundamentos de roteirização para cinema.
  • Técnicas de filmagem e edição com dispositivos móveis.
  • Discussão sobre fidelidade semântica e criatividade na adaptação literária.

Metodologia

Utilizaremos a metodologia ativa com uma abordagem holística, incorporando Saída de Campo, Atividade Mão-na-massa, Roda de Debate, Aprendizagem Baseada em Projetos, Sala de Aula Invertida e Aprendizagem Baseada em Jogos. A diversidade de métodos permitirá que os alunos vivenciem uma gama completa de experiências de aprendizagem, desde a pesquisa e análise inicial do texto, passando pela prática de filmagem, até a reflexão coletiva sobre o trabalho realizado. Este conjunto de estratégias visa engajar os estudantes de maneira ativa, promovendo uma aprendizagem significativa e prática.

  • Saída de Campo para inspiração e direção artística.
  • Atividade Mão-na-massa na produção dos filmes.
  • Roda de Debate sobre as escolhas linguísticas e estilísticas.
  • Aprendizagem Baseada em Projetos para o planejamento e execução.
  • Sala de Aula Invertida para estudo e análise prévia dos textos.
  • Aprendizagem Baseada em Jogos utilizando elementos lúdicos na criação.

Aulas e Sequências Didáticas

Esta atividade será executada em 2.4 aulas de 50 minutos, começando com a formação de grupos e escolha dos textos literários. Progressivamente, os alunos desenvolverão os roteiros, filmarão e editarão seus filmes, culminando na apresentação para a classe e discussões em grupos, promovendo análises críticas das obras criadas.

  • Aula 1: Introdução ao projeto, formação de grupos e escolha dos textos.
  • Aula 2: Planejamento do roteiro e início das filmagens.
  • Aula 3: Continuação das filmagens e início da edição.
  • Aula 4: Finalização da edição e preparação para a apresentação.

Avaliação

A avaliação será baseada em critérios como criatividade, interpretação textual, qualidade técnica do filme (roteiro, filmagem, edição) e a profundidade da discussão sobre as escolhas linguísticas e estilísticas. Cada grupo apresentará seu filme, seguido de uma análise crítica de suas escolhas, permitindo que a turma participe com perguntas e comentários. A participação ativa, o trabalho em equipe e a capacidade de reflexão crítica também serão considerados, tornando o processo de avaliação abrangente e formativo.

Materiais e ferramentas:

Para este projeto, serão necessários smartphones ou câmeras para filmagem, computadores com software de edição de vídeo e acesso a textos literários selecionados. Além disso, espaços adequados para filmagem e salas para discussões em grupo facilitarão a execução das atividades. A utilização eficaz desses recursos permitirá aos alunos explorar plenamente suas habilidades criativas e técnicas.

  • Smartphones ou câmeras para filmagem.
  • Computadores com software de edição de vídeo.
  • Acesso a textos literários relevantes.
  • Espaços adequados para filmagem.
  • Salas para discussões em grupo.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo