Esta atividade, destinada aos alunos do 1º ano do Ensino Médio, tem como objetivo principal explorar e aprofundar o conhecimento sobre as figuras de linguagem de forma lúdica e interativa, por meio de uma aprendizagem baseada em jogos. Durante a 'Guerra dos Genres: A Batalha das Figuras de Linguagem', os estudantes serão divididos em equipes para participar de um quiz competitivo, onde deverão identificar e aplicar corretamente metáforas, metonímias, ironias, entre outras figuras de linguagem apresentadas em diferentes textos. Após o jogo, cada grupo escolherá exemplos marcantes discutidos e os utilizará para criar uma nuvem de palavras coletiva no Mentimeter. Esta nuvem será compartilhada com a classe e discutida, promovendo reflexão sobre o papel e o impacto desses recursos estilísticos na construção do sentido dos textos. A atividade visa não apenas o reconhecimento das figuras de linguagem, mas também estimula a análise crítica, a cooperação, a competição saudável e a criatividade dos alunos.
Espera-se que, ao final desta atividade, os alunos consigam identificar e utilizar conscientemente as figuras de linguagem em diferentes contextos, entendendo seus efeitos e importâncias na comunicação. O trabalho em equipe durante o quiz e a criação da nuvem de palavras no Mentimeter devem estimular a cooperação, a análise crítica e a reflexão sobre o uso efetivo desses recursos estilísticos. Além disso, esta abordagem prática e interativa visa aumentar o engajamento e a motivação dos estudantes, promovendo um ambiente de aprendizado mais dinâmico e significativo.
O conteúdo programático desta atividade gira em torno das figuras de linguagem, abordando de maneira específica metáforas, metonímias, ironias, dentre outras. Por meio de exemplos práticos e aplicação em textos variados, os estudantes terão a oportunidade de explorar as nuances e a importância desses recursos estilísticos na comunicação efetiva. A atividade é estruturada para permitir que os alunos não apenas reconheçam essas figuras de linguagem, mas também reflitam sobre seu uso e impacto na construção do sentido em diferentes tipos de texto.
A metodologia da 'Guerra dos Genres' engloba abordagens ativas como Aprendizagem Baseada em Jogos e Roda de Debate. Inicialmente, a classe será dividida em equipes para o quiz, onde competirão identificando figuras de linguagem. Posteriormente, a discussão coletiva dos exemplos criará um ambiente de aprendizado colaborativo. Esta abordagem promove o engajamento, a reflexão crítica, e estimula o desenvolvimento cognitivo e socioemocional dos alunos, além de proporcionar um ambiente de aprendizagem dinâmico e interativo.
A atividade será dividida em duas aulas de 60 minutos cada, totalizando uma carga horária de 2 horas. Na primeira aula, ocorrerá a explicação da atividade, formação das equipes e início do quiz. Na segunda aula, continuaremos com as últimas questões do quiz, seguido da seleção dos exemplos para a nuvem de palavras e a Roda de Debate, finalizando com uma reflexão coletiva.
A avaliação desta atividade será formativa e baseada na participação ativa, colaboração e contribuição de cada aluno durante o jogo e as discussões. A capacidade de identificação e aplicação adequada das figuras de linguagem nos textos apresentados, assim como a qualidade das discussões e exemplos escolhidos para a nuvem de palavras, serão critérios importantes. O engajamento dos alunos na Roda de Debate e sua habilidade em refletir criticamente sobre o uso das figuras de linguagem também serão levados em consideração.
Os recursos necessários para a 'Guerra dos Genres' incluem um computador ou tablet com acesso à internet para o uso do Mentimeter, assim como projetor e tela para visualização coletiva dos exemplos e da nuvem de palavras. Também será necessário material para a anotação individual e em equipe, incluindo canetas, lápis e papel. Além disso, diversas fontes textuais contendo figuras de linguagem serão pré-selecionadas pelo professor para uso durante o quiz.
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