Guerra dos Genres: A Batalha das Figuras de Linguagem

Desenvolvida por: Weslle… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagens
Temática: Figuras de Linguagem

Esta atividade, destinada aos alunos do 1º ano do Ensino Médio, tem como objetivo principal explorar e aprofundar o conhecimento sobre as figuras de linguagem de forma lúdica e interativa, por meio de uma aprendizagem baseada em jogos. Durante a 'Guerra dos Genres: A Batalha das Figuras de Linguagem', os estudantes serão divididos em equipes para participar de um quiz competitivo, onde deverão identificar e aplicar corretamente metáforas, metonímias, ironias, entre outras figuras de linguagem apresentadas em diferentes textos. Após o jogo, cada grupo escolherá exemplos marcantes discutidos e os utilizará para criar uma nuvem de palavras coletiva no Mentimeter. Esta nuvem será compartilhada com a classe e discutida, promovendo reflexão sobre o papel e o impacto desses recursos estilísticos na construção do sentido dos textos. A atividade visa não apenas o reconhecimento das figuras de linguagem, mas também estimula a análise crítica, a cooperação, a competição saudável e a criatividade dos alunos.

Objetivos de Aprendizagem

Espera-se que, ao final desta atividade, os alunos consigam identificar e utilizar conscientemente as figuras de linguagem em diferentes contextos, entendendo seus efeitos e importâncias na comunicação. O trabalho em equipe durante o quiz e a criação da nuvem de palavras no Mentimeter devem estimular a cooperação, a análise crítica e a reflexão sobre o uso efetivo desses recursos estilísticos. Além disso, esta abordagem prática e interativa visa aumentar o engajamento e a motivação dos estudantes, promovendo um ambiente de aprendizado mais dinâmico e significativo.

  • Identificar diferentes figuras de linguagem em textos variados.
  • Aplicar adequadamente metáforas, metonímias, ironias, etc., em contextos específicos.
  • Desenvolver habilidades de cooperação e trabalho em equipe.
  • Estimular a reflexão crítica sobre o uso e o efeito das figuras de linguagem.
  • Criar e compartilhar conhecimento de forma coletiva e interativa.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13LGG104: Utilizar as diferentes linguagens, levando em conta seus funcionamentos, para a compreensão e produção de textos e discursos em diversos campos de atuação social.
  • EM13LGG604: Relacionar as práticas artísticas às diferentes dimensões da vida social, cultural, política e econômica e identificar o processo de construção histórica dessas práticas.
  • EM13LP45: Analisar, discutir, produzir e socializar, tendo em vista temas e acontecimentos de interesse local ou global, notícias, fotodenúncias, fotorreportagens, reportagens multimidiáticas, documentários, infográficos, podcasts noticiosos, artigos de opinião, críticas da mídia, vlogs de opinião, textos de apresentação e apreciação de produções culturais (resenhas, ensaios etc.) e outros gêneros próprios das formas de expressão das culturas juvenis (vlogs e podcasts culturais, gameplay etc.), em várias mídias, vivenciando de forma significativa o papel de repórter, analista, crítico, editorialista ou articulista, leitor, vlogueiro e booktuber, entre outros.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade gira em torno das figuras de linguagem, abordando de maneira específica metáforas, metonímias, ironias, dentre outras. Por meio de exemplos práticos e aplicação em textos variados, os estudantes terão a oportunidade de explorar as nuances e a importância desses recursos estilísticos na comunicação efetiva. A atividade é estruturada para permitir que os alunos não apenas reconheçam essas figuras de linguagem, mas também reflitam sobre seu uso e impacto na construção do sentido em diferentes tipos de texto.

  • Definição e classificação das principais figuras de linguagem.
  • Análise de exemplos de metáforas, metonímias e ironias em diversos textos.
  • Exercícios práticos de identificação e utilização das figuras de linguagem.
  • Reflexão sobre o efeito das figuras de linguagem na comunicação.

Metodologia

A metodologia da 'Guerra dos Genres' engloba abordagens ativas como Aprendizagem Baseada em Jogos e Roda de Debate. Inicialmente, a classe será dividida em equipes para o quiz, onde competirão identificando figuras de linguagem. Posteriormente, a discussão coletiva dos exemplos criará um ambiente de aprendizado colaborativo. Esta abordagem promove o engajamento, a reflexão crítica, e estimula o desenvolvimento cognitivo e socioemocional dos alunos, além de proporcionar um ambiente de aprendizagem dinâmico e interativo.

  • Apresentação e explicação das regras do jogo e da atividade.
  • Formação de equipes e realização do quiz competitivo.
  • Seleção dos exemplos mais interessantes por equipe para construção da nuvem de palavras no Mentimeter.
  • Roda de Debate para discussão e reflexão coletiva sobre os exemplos escolhidos e os efeitos das figuras de linguagem.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será dividida em duas aulas de 60 minutos cada, totalizando uma carga horária de 2 horas. Na primeira aula, ocorrerá a explicação da atividade, formação das equipes e início do quiz. Na segunda aula, continuaremos com as últimas questões do quiz, seguido da seleção dos exemplos para a nuvem de palavras e a Roda de Debate, finalizando com uma reflexão coletiva.

  • Aula 1: Apresentação da atividade, formação das equipes e início do quiz competitivo.
  • Aula 2: Conclusão do quiz, criação da nuvem de palavras no Mentimeter e Roda de Debate.

Avaliação

A avaliação desta atividade será formativa e baseada na participação ativa, colaboração e contribuição de cada aluno durante o jogo e as discussões. A capacidade de identificação e aplicação adequada das figuras de linguagem nos textos apresentados, assim como a qualidade das discussões e exemplos escolhidos para a nuvem de palavras, serão critérios importantes. O engajamento dos alunos na Roda de Debate e sua habilidade em refletir criticamente sobre o uso das figuras de linguagem também serão levados em consideração.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para a 'Guerra dos Genres' incluem um computador ou tablet com acesso à internet para o uso do Mentimeter, assim como projetor e tela para visualização coletiva dos exemplos e da nuvem de palavras. Também será necessário material para a anotação individual e em equipe, incluindo canetas, lápis e papel. Além disso, diversas fontes textuais contendo figuras de linguagem serão pré-selecionadas pelo professor para uso durante o quiz.

  • Computador ou tablet com acesso à internet.
  • Projetor e tela para apresentações coletivas.
  • Material para anotação (canetas, lápis, papel).
  • Textos diversos contendo figuras de linguagem.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo