Imersão no Barroco: Criando Narrativas em Verso

Desenvolvida por: Leo Me… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagens e suas Tecnologias
Temática: Literatura Barroca e Produção de Textos

A atividade propõe uma imersão no estudo do Barroco, focando na análise e produção de sonetos por alunos do 1º ano do Ensino Médio. O propósito é familiarizar os alunos com o contexto histórico e as características estéticas do Barroco, promovendo o desenvolvimento do pensamento crítico e da criatividade. Inicialmente, através de leitura guiada pelo professor, os alunos explorarão um soneto barroco, identificando suas características e contextualizando sua importância histórica. Em seguida, os alunos serão encorajados a criar seus próprios sonetos, aplicando os elementos discutidos e expressando-se artisticamente. A atividade culmina em uma troca de sonetos entre os colegas, onde o feedback colaborativo será valorizado como forma de enriquecer a compreensão literária e promover um ambiente de aprendizado coletivo e reflexivo.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem visam desenvolver nos alunos a capacidade de análise crítica e apreciação literária, bem como habilidades criativas e expressivas na escrita de textos poéticos. Espera-se que os alunos compreendam as características e o impacto histórico do Barroco na literatura, apliquem esses conceitos na produção de seus próprios textos e aprimorem suas habilidades de comunicação através da troca e avaliação mútua de sonetos, promovendo a interatividade e a colaboração.

  • Compreender o contexto histórico e cultural do Barroco.
  • Identificar características do estilo barroco em sonetos.
  • Criar sonetos utilizando conceitos barrocos.
  • Desenvolver habilidades de feedback e apreciação colaborativa.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13LP23: Analisar, interpretar e explorar, criticamente, as linguagens nos diferentes textos da cultura e da prática social do idioma.
  • EM13LP33: Produzir, individual ou coletivamente, textos orais, escritos e multimodais de diferentes gêneros e tipos, adequados a situações diversas.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade incluirá o estudo das principais características literárias do Barroco, abordando suas peculiaridades estéticas e históricas, além da prática de escrita criativa com foco na produção de sonetos. Os alunos explorarão os temas e estruturas próprias do período barroco, aprendendo a identificar e aplicar esses elementos em sua produção textual, o que enriquece sua compreensão literária e suas competências em comunicação escrita.

  • Características literárias do Barroco.
  • Contexto histórico-cultural do Barroco.
  • Análise de sonetos barrocos.
  • Estrutura e estilo dos sonetos.
  • Escrita criativa de sonetos.

Metodologia

A metodologia se baseará em uma abordagem prática e interativa, com sessões de leitura crítica, discussão guiada e escrita criativa. A leitura guiada permitirá que o professor oriente os estudantes na identificação das características barrocas, seguida por exercícios de escrita onde os alunos poderão aplicar seus conhecimentos na criação de sonetos. O momento de troca de feedback promoverá um ambiente colaborativo, incentivando a reflexão e o aprimoramento mútuo das produções literárias.

  • Leitura guiada de sonetos.
  • Discussão em grupo.
  • Escrita criativa.
  • Troca de feedback entre alunos.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma será distribuído em duas sessões de 60 minutos cada. Na primeira sessão, os alunos participarão da leitura e análise do soneto barroco, explorando seu contexto histórico e características literárias. A segunda sessão será dedicada à escrita criativa e troca de sonetos entre os colegas, finalizando com feedback construtivo que promoverá uma apreciação colaborativa da literatura.

  • Aula 1: Leitura e análise de soneto barroco.
  • Aula 2: Criação e troca de sonetos com feedback.

Avaliação

A avaliação consistirá em duas etapas principais: a avaliação dos sonetos criados pelos alunos e a qualidade do feedback oferecido aos colegas. O professor fornecerá critérios objetivos para a avaliação dos sonetos, como uso apropriado da estrutura e características barrocas discutidas em aula. Além disso, será considerado o quanto os alunos conseguem oferecer sugestões construtivas e respeitosas aos colegas durante a troca de feedback. Exemplos de critérios podem incluir a originalidade do texto, a adequação ao estilo barroco e a profundidade da análise ao comentar os textos dos colegas.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários incluirão materiais textuais e visuais para a introdução e exploração do tema do Barroco, bem como ferramentas para a produção e troca de textos. Incorporar-se-á o uso de tecnologias digitais para facilitar a escrita colaborativa e o compartilhamento de sonetos, além de fornecer um suporte multimodal ao processo de ensino-aprendizagem.

  • Textos selecionados de sonetos barrocos.
  • Quadro branco e marcadores.
  • Cadernos ou dispositivos digitais para escrita.
  • Ferramentas digitais para troca de textos e feedback.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo