Interpretando o Mundo através das Lentes da Linguagem

Desenvolvida por: Walden… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Linguagem, Cultura e Sociedade

Nesta atividade Aprendizagem Baseada em Projetos, os alunos do 1º ano do Ensino Médio são convidados a mergulhar na complexa interseção entre a linguagem, cultura e sociedade através da criação de projetos multimídia. Formados em grupos, os estudantes escolherão entre temas atuais e significativos, como meio ambiente, igualdade social e avanços tecnológicos, para explorar essas questões utilizando as ferramentas de morfologia, sintaxe, semântica e figuras de linguagem. A meta é desenvolver um entendimento aprofundado de como a linguagem molda e é moldada pelo contexto social e cultural, investigando as maneiras pelas quais a linguagem pode influenciar a percepção do público sobre estes temas críticos. Este projeto permitirá aos alunos não apenas aplicar os conceitos linguísticos aprendidos em sala de aula de maneira prática, mas também desenvolver habilidades de pesquisa, trabalho em equipe, pensamento crítico e comunicação eficaz. O clímax do projeto será a apresentação dos trabalhos multimídia para a turma, seguida de uma enriquecedora roda de debates sobre as escolhas linguísticas feitas e seus possíveis impactos na percepção do público.

Objetivos de Aprendizagem

Este projeto visa proporcionar aos alunos uma compreensão multifacetada da linguagem e seu papel fundamental na sociedade e na cultura. Através da análise e criação de conteúdo multimídia, os estudantes aprenderão a reconhecer e empregar aspectos da morfologia, sintaxe, semântica e figuras de linguagem de maneira estratégica para influenciar a percepção do público. Busca-se também fomentar habilidades de pesquisa, análise crítica e colaboração, enquanto estimula a criatividade e a expressão pessoal. Espera-se que os alunos desenvolvam uma apreciação pela complexidade da linguagem e por sua capacidade de moldar realidades, além de adquirirem uma consciência crítica sobre as questões sociais e ambientais atuais.

  • Analisar a relação entre linguagem, sociedade e cultura
  • Empregar ferramentas linguísticas para influenciar a percepção do público
  • Desenvolver habilidades de pesquisa e colaboração
  • Estimular o pensamento crítico e a expressão criativa
  • Compreender e discutir as implicações das escolhas linguísticas

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13LGG301 - Utilizar diferentes linguagens, mídias e ferramentas digitais em processos de produção coletiva, colaborativa e projetos autorais em ambientes digitais.
  • EM13LGG302 - Analisar criticamente práticas de consumo e de produção de conteúdos em redes digitais, incluindo aspectos éticos relacionados ao respeito à privacidade, à proteção de dados, ao direito de imagem e à propriedade intelectual.
  • EM13LGG703 - Analisar, discutir, produzir e socializar, com o uso de tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC), textos orais, escritos e multimodais, inclusive aqueles de cunho publicitário, tendo em vista a construção de relações democráticas, éticas e responsáveis.
  • EM13LP13 - Compreender e usar a língua portuguesa de forma crítica para participar de formas mais efetivas nas práticas sociais, incluindo as digitais, com posicionamento ético em relação à língua.

Conteúdo Programático

A atividade abordará conceitos fundamentais da linguística, tais como morfologia, sintaxe, semântica e figuras de linguagem, e como estes podem ser aplicados em projetos multimídia para uma comunicação eficaz. Além disso, será estimulada a reflexão crítica sobre o papel da linguagem nas relações sociais, culturais e políticas. Através da execução do projeto, os alunos aprimorarão suas habilidades de pesquisa, planejamento, trabalho em equipe e apresentação.

  • Morfologia e sua utilidade na criação de mensagens
  • Sintaxe para estruturação eficaz de sentenças
  • Semântica e o significado por trás das palavras
  • Figuras de linguagem como ferramentas expressivas
  • Análise de mídias digitais e construção de narrativas

Metodologia

A metodologia adotada neste projeto engloba a Aprendizagem Baseada em Projetos, contendo diversas metodologias ativas como Saída de Campo, Atividades Mão-na-massa, Rodas de Debate, Sala de Aula Invertida e Aprendizagem Baseada em Jogos. Esse enfoque prático e interativo visa estimular o engajamento e a colaboração entre os alunos, favorecendo a troca de conhecimentos e o desenvolvimento de habilidades sociais e cognitivas. Será dada especial atenção à aplicação efetiva dos conceitos linguísticos na elaboração dos projetos multimídia, incentivando a criatividade e a inovação.

  • Formação de grupos para a escolha dos temas e planejamento dos projetos
  • Saídas de campo para pesquisa e coleta de dados (se aplicável)
  • Sessões de brainstorming e criação de conteúdo multimídia
  • Implementação da sala de aula invertida para revisões e aprofundamentos teóricos
  • Roda de debates sobre as produções e análise crítica

Aulas e Sequências Didáticas

A carga horária total da atividade é de 5 horas, distribuídas em 6 aulas de 50 minutos cada. Esta programação contempla todas as etapas do projeto, desde a conceituação até a apresentação final, garantindo tempo adequado para pesquisa, desenvolvimento e revisão dos trabalhos.

  • Aula 1: Introdução ao projeto e formação dos grupos
  • Aula 2: Pesquisa de temas e planejamento dos projetos
  • Aula 3: Aplicação dos conceitos linguísticos e desenvolvimento do conteúdo
  • Aula 4: Continuação do desenvolvimento do conteúdo e início das produções multimídia
  • Aula 5: Finalização das produções multimídia
  • Aula 6: Apresentação dos projetos e roda de debate

Avaliação

A avaliação será baseada no desempenho dos grupos durante todas as fases do projeto, incluindo pesquisa, planejamento, execução e apresentação. Será avaliada a aplicação dos conceitos linguísticos, a criatividade, a qualidade técnica do material produzido e a habilidade de argumentar e defender as escolhas feitas durante o debate. Além disso, considerar-se-á o trabalho em equipe e o engajamento com o projeto. Será utilizado um sistema de pontuação detalhado para oferecer feedback construtivo e justo para cada grupo.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, será necessário acesso a computadores com internet, softwares de edição de áudio e vídeo, e possíveis ferramentas para criação de blogs. Além disso, materiais tradicionais como papel, canetas e quadro branco podem ser úteis para o planejamento inicial e brainstorming. A biblioteca da escola e recursos online serão valiosos para a fase de pesquisa dos projetos.

  • Computadores com acesso à internet
  • Softwares de edição de áudio e vídeo
  • Ferramentas para criação de blogs
  • Material de escritório para planejamento
  • Acesso à biblioteca e recursos online para pesquisa

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