Jornada Musical Literária: Sons do Romantismo

Desenvolvida por: Marile… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Literatura Brasileira
Temática: Interseção entre música clássica e poesia romântica

A atividade Jornada Musical Literária: Sons do Romantismo busca introduzir os alunos do 1º ano do Ensino Médio à rica relação entre a música clássica do período romântico e os poemas da 2ª geração romântica brasileira. Com início através de uma apresentação expositiva que contextualiza esse período histórico, os estudantes terão a oportunidade de ouvir composições de renomados músicos deste tempo, como Chopin e Liszt, e analisar como essas obras influenciaram poetas como Álvares de Azevedo e Casimiro de Abreu. Ao serem divididos em grupos, os alunos terão a tarefa de criar trilhas sonoras que correspondam a adaptações dramáticas de poemas estudados, culminando na apresentação dessas produções para a classe. Este projeto interdisciplinar visa não apenas aumentar a compreensão intercultural dos estudantes, mas também desenvolver habilidades importantes como a crítica literária e a apreciação musical, além de incentivar o trabalho colaborativo e a expressão criativa.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade são centrados no desenvolvimento da compreensão crítica e intercultural dos alunos sobre as obras literárias do romantismo e suas relações com a música clássica do período. Através da interpretação e exploração musical, busca-se que os estudantes percebam como diferentes expressões artísticas podem se influenciar mutuamente, criando um contexto cultural mais profundo e integrado. Além disso, a atividade promove a aquisição de habilidades de cooperação em grupos, capacidade de apresentar ideias criativas e a análise crítica de textos e músicas, incentivando a apreciação estética e a reflexão sobre a importância histórico-cultural do romantismo.

  • Desenvolver compreensão crítica sobre as inter-relações entre música e literatura.
  • Promover a análise crítica e interpretação de músicas e poemas do romantismo.
  • Incentivar a criatividade na criação de trilhas sonoras originais.
  • Estabelecer conexões interculturais através do estudo integrado de diferentes formas de arte.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13LP12: Analisar criticamente representações culturais e ideológicas presentes nos textos artísticos.
  • EM13LP22: Relacionar as manifestações literárias de diferentes épocas com as transformações culturais e sociais.
  • EM13CHS101: Compreender o contexto histórico que fornece o pano de fundo para as produções culturais e artísticas.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade é desenhado para explorar a riquíssima interação entre música clássica e poesia romântica através de uma abordagem interdisciplinar. Ele aborda principalmente a compreensão histórica e cultural dos períodos românticos tanto na música quanto na poesia, contextualizando-os dentro das revoluções culturais que marcaram essa época. Para os alunos, será uma oportunidade de aprofundar seus conhecimentos através de atividades criativas, como a criação de trilhas sonoras, e de discussões em grupo que desafiam suas percepções e formam conexões significativas entre diferentes campos de estudo.

  • Introdução ao período romântico na música e literatura.
  • Análise de músicas clássicas do romantismo.
  • Estudo de poemas da 2ª geração romântica brasileira.
  • Desenvolvimento de trilhas sonoras para poemas.

Metodologia

A metodologia aplicada na 'Jornada Musical Literária: Sons do Romantismo' integra predominantemente metodologias ativas de ensino para promover um envolvimento profundo e a reflexão crítica dos estudantes. Inicialmente, a atividade utiliza uma aula expositiva que fornece o contexto necessário sobre o romantismo nos campos musical e literário. Em seguida, fomenta o trabalho em grupo para que os estudantes explorem de modo colaborativo a música clássica e os poemas estudados e, a partir dai, criem trilhas sonoras originais. Essa abordagem promove o protagonismo dos alunos no processo de aprendizagem e incentiva o desenvolvimento das suas habilidades interpessoais, criativas e críticas.

  • Aula expositiva para introdução do tema.
  • Trabalho colaborativo em grupo para criação de trilhas sonoras.
  • Discussões para análise crítica do conteúdo estudado.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade está planejada para ser eficazmente executada em uma aula de 60 minutos, considerando as dinâmicas propostas e a complexidade dos tópicos. A primeira parte da aula dedica-se à exposição do conteúdo, onde será apresentado o contexto histórico do período romântico e as suas influências tanto na música como na literatura. Na segunda parte da aula, os alunos, divididos em grupos, terão a tarefa de escolher poemas da 2ª geração do romantismo brasileiro e compor trilhas sonoras inspiradas nas músicas clássicas da época, finalizando com a apresentação dos trabalhos criados.

  • Aula 1: Introdução ao romantismo na música e literatura; Criação e apresentação de trilhas sonoras.
  • Momento 1: Introdução ao Romantismo na Música e Literatura (Estimativa: 20 minutos)
    Inicie a aula com uma apresentação expositiva sobre o período romântico na música e literatura. Utilize apresentações de slides para mostrar características marcantes deste movimento, como a subjetividade, a exaltação à natureza e o nacionalismo. Explicite a importância de compositores como Chopin e Liszt e poetas como Álvares de Azevedo e Casimiro de Abreu. Permita que os alunos façam perguntas durante a apresentação para assegurar a compreensão.

    Momento 2: Análise Musical e Poética (Estimativa: 20 minutos)
    Divida a turma em grupos e distribua trechos de músicas românticas e poemas da 2ª geração romântica brasileira. Oriente cada grupo a ouvir as músicas e ler os poemas, discutindo as emoções e temas tratados. Facilite uma discussão em sala sobre as convergências entre os elementos literários e musicais. É importante que cada grupo partilhe suas interpretações ao final da discussão. Observe se os alunos conseguem estabelecer conexões entre a música e a poesia.

    Momento 3: Criação de Trilhas Sonoras para Poemas (Estimativa: 15 minutos)
    Incentive os grupos a começarem a criar uma trilha sonora original para um dos poemas trabalhados. Eles devem discutir e escolher instrumentos, sons e ritmos que melhor representem a mensagem e emoção do poema. Recomende o uso de softwares de edição gratuitos disponíveis nos equipamentos da escola. Circule entre os grupos, ajudando na organização das ideias e oferecendo sugestões quando necessário.

    Momento 4: Apresentação e Feedback (Estimativa: 5 minutos)
    Permita que um ou dois grupos, se possível, apresentem suas trilhas sonoras para o restante da turma. Durante a apresentação, tome notas de aspectos positivos e pontos a serem melhorados, e ofereça feedback construtivo ao final. Destaque a originalidade, a coerência e a qualidade das apresentações. Encoraje os alunos a participarem das discussões, compartilhando suas opiniões de forma crítica e respeitosa.

Avaliação

Para avaliar o desempenho dos alunos na atividade 'Jornada Musical Literária: Sons do Romantismo', são sugeridas várias metodologias, adaptáveis às necessidades e contexto da turma. Inicialmente, a avaliação formativa será utilizada para acompanhar o progresso ao longo do desenvolvimento do projeto, observando-se a participação ativa e a capacidade de trabalhar em grupo. Os critérios de avaliação focarão na originalidade das trilhas sonoras, na coerência entre o áudio e o poema selecionado e na capacidade de argumentação dos alunos durante as apresentações. Exemplos de aplicação incluem: criar uma rubrica detalhada que aborde criatividade, delineação de temas e colaboração, além de proporcionar sessões de feedback construtivo aos grupos após as apresentações, destacando pontos fortes e áreas para melhoria. Essa abordagem fomenta a auto-reflexão e o contínuo desenvolvimento das habilidades dos estudantes.

  • Uso de avaliações formativas durante o processo de criação.
  • Critérios: originalidade, coerência e qualidade da apresentação da trilha sonora.
  • Sessões de feedback após apresentações.

Materiais e ferramentas:

Para a realização bem-sucedida da atividade, é imperativo que os recursos sejam cuidadosamente escolhidos para apoiar tanto o contexto literário quanto musical abordado. A lista de materiais inclui gravações de músicas clássicas românticas, acesso a textos dos principais poetas da 2ª geração romântica brasileira, além de dispositivos de reprodução de áudio para que estudantes possam apreciar as músicas em sala. Adicionalmente, recursos digitais que facilitem a criação de músicas também serão encorajados, como softwares livres para edição de áudio. Esses recursos visam enriquecer significativamente a experiência de aprendizagem, permitindo uma imersão completa dos alunos nos conteúdos abordados.

  • Gravações de composições clássicas do período romântico.
  • Textos de poemas da 2ª geração romântica.
  • Dispositivos de reprodução de áudio.
  • Softwares livres para edição de áudio.

Inclusão e acessibilidade

Reconhecemos os desafios enfrentados pelos professores em promover um ambiente inclusivo e acessível, no entanto, é vital desenvolver estratégias práticas que não demandem investimentos significativos nem tempo excessivo. A atividade 'Jornada Musical Literária: Sons do Romantismo' inclui acessibilidade por meio da disponibilização de transcrições de áudios e apoio visual, como legendas, para estudantes que possam precisar desse suporte. Além disso, promove-se o uso de recursos digitais que permitam a personalização e adaptação do conteúdo de aprendizado ao ritmo único de cada aluno. Estas medidas contribuem para garantir uma educação equitativa e respeitosa, envolvendo todos os participantes nas discussões e atividades propostas.

  • Disponibilização de transcrições de áudios.
  • Uso de suporte visual adequado, como legendas.
  • Incentivo à adaptação dos recursos digitais conforme necessário.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo