Neste workshop prático, alunos do 1º ano do Ensino Médio terão a oportunidade de desenvolver suas habilidades de argumentação escrita, uma competência fundamental para sua jornada acadêmica e profissional. Inicialmente, cada aluno ou dupla escolherá um tema relevante, seja de questões atuais ou históricas, propostos pelo professor. Em um primeiro momento, eles esboçarão suas ideias iniciais, buscando na pesquisa uma base sólida para seus argumentos. Com orientações constantes do professor, os participantes serão guiados na estruturação dessas ideias, formando uma tese coesa para um texto argumentativo. A atividade se desenrolará em um ambiente de colaboração, onde sessões de revisão em pares permitirão que os alunos troquem seus esboços e ofereçam feedback construtivo uns aos outros. Este processo não só refinará suas teses, mas também incentivará o desenvolvimento de habilidades críticas de revisão e edição de textos.
O principal objetivo desta atividade é desenvolver nos alunos a capacidade de construir argumentos sólidos e bem fundamentados, além de incentivar a pesquisa como base para o embasamento de ideias. Deseja-se também promover a habilidade de trabalhar de forma colaborativa, aprimorando não apenas a escrita, mas também a capacidade de dar e receber feedback construtivo. Ao final desta atividade, espera-se que os alunos sejam capazes de estruturar pensamentos de maneira lógica e coerente em textos argumentativos, utilizando técnicas de argumentação eficazes.
O conteúdo programático para este workshop incluirá noções fundamentais de argumentação, a importância da pesquisa na construção de um argumento sólido, técnicas para a elaboração de teses claras e persuasivas, além de estratégias para revisão e feedback. Ao adotar uma abordagem prática, os alunos serão estimulados a aplicar esses conteúdos em suas atividades, promovendo assim uma aprendizagem significativa.
Adotando uma metodologia ativa 'Mão-na-massa', esta atividade prática permitirá aos alunos experimentarem diretamente o processo de construção de teses para textos argumentativos. Orientados pelo professor, os estudantes passarão por etapas de esboço inicial, pesquisa, elaboração e revisão, tudo em um ambiente colaborativo que valoriza o feedback entre pares. Esta abordagem incentiva não só o aprendizado ativo, mas também a autonomia dos estudantes no processo educativo.
Esta atividade será realizada em uma aula de 60 minutos, dividida em etapas de discussão inicial sobre temas e técnicas de argumentação, seguida pela pesquisa e esboço de ideias, e culminando na revisão em pares e compilação de feedback.
A avaliação será baseada na participação ativa, na qualidade do esboço inicial, na profundidade da pesquisa realizada, na clareza e coerência da tese desenvolvida, e na habilidade de fornecer feedback construtivo. A capacidade de incorporar o feedback recebido em suas revisões também será considerada. Desta forma, o processo avaliativo visa reconhecer tanto o esforço individual quanto a colaboração entre pares, refletindo a complexidade do processo de escrita.
Para a eficácia desta atividade, serão necessários recursos como acesso a bibliotecas ou bases de dados online para pesquisa, dispositivos para a elaboração dos textos (computadores ou tablets), além de materiais para anotações. Além disso, ferramentas de edição de texto colaborativo online podem enriquecer a experiência, permitindo revisões e comentários em tempo real.
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