Literatura em Debate

Desenvolvida por: Simone… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagens
Temática: Debate sobre temas presentes na literatura brasileira

A atividade 'Literatura em Debate' é uma proposta pedagógica destinada aos alunos do 1º ano do Ensino Médio, que busca promover o desenvolvimento de habilidades argumentativas, a leitura crítica e a compreensão aprofundada de temas recorrentes na literatura brasileira. Os alunos serão divididos em grupos, cada um representando diferentes perspectivas sobre temas como representação feminina, regionalismo ou crítica social, utilizando obras literárias brasileiras como fundamento para seus argumentos. A atividade será realizada em três fases principais: pesquisa e elaboração de argumentos, preparação para o debate e, finalmente, a realização do debate em si. Este método ativo de aprendizagem permitirá aos estudantes não apenas entender melhor os textos estudados, mas também desenvolver competências valiosas como a articulação de ideias, o respeito por diferentes opiniões e a capacidade de argumentação.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos desta atividade incluem o fomento à habilidade de argumentação e expressão oral clara e coerente, o estímulo ao exercício de análise crítica de textos literários e a promoção do entendimento sobre diferentes perspectivas culturais e sociais presentes na literatura brasileira. Além disso, pretende-se que os alunos desenvolvam a capacidade de trabalhar em equipe, respeitando e valorizando as opiniões divergentes, e fortaleçam suas habilidades de pesquisa e de uso de evidências textuais em discussões.

  • Desenvolver habilidades argumentativas e de expressão oral
  • Estimular a leitura crítica de textos literários
  • Compreender e valorizar perspectivas culturais e sociais diversas
  • Fortalecer a capacidade de trabalho em equipe
  • Aprofundar os conhecimentos sobre a literatura brasileira e seus principais temas

Conteúdo Programático

Os conteúdos abordados durante o planejamento e execução desta atividade pedagógica envolvem, principalmente, a compreensão e análise de temas recorrentes na literatura brasileira, como a representação feminina, o regionalismo e a crítica social. Por meio de debates estruturados, os alunos terão a oportunidade de explorar essas temáticas sob diversas perspectivas, fundamentando suas posições em obras e autores relevantes do contexto literário nacional.

  • Análise de temas da literatura brasileira
  • Estudo de representação feminina, regionalismo e crítica social em obras literárias
  • Práticas de argumentação e debate

Metodologia

A metodologia desta atividade envolve a aplicação de uma abordagem ativa de aprendizagem, onde os alunos serão os principais agentes de seu processo educativo. Inicialmente, cada grupo realizará pesquisas sobre o tema designado, seguido por sessões de planejamento para elaborar os argumentos com base nas obras selecionadas. As aulas serão intercaladas com momentos de orientação pelo professor e trocas entre os grupos. Finalmente, os debates serão conduzidos em sala, permitindo que cada grupo apresente suas ideias e responda às críticas e perguntas, sob a moderação do educador.

  • Pesquisa sobre temas e obras literárias
  • Elaboração de argumentos em grupo
  • Realização de debates moderados pelo professor

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade 'Literatura em Debate' será realizada ao longo de duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, os alunos receberão as instruções e realizarão a pesquisa e preparação dos argumentos. A segunda aula será dedicada à realização dos debates, permitindo tempo suficiente para a apresentação de cada grupo e para discussões.

  • Aula 1: Orientações gerais, formação dos grupos, início da pesquisa e preparação dos argumentos.
  • Aula 2: Realização do debate entre os grupos com moderação do professor.

Avaliação

A avaliação desta atividade será baseada na qualidade dos argumentos apresentados, na habilidade de comunicação e na participação durante o debate. Considerará-se também o esforço de pesquisa e a capacidade de trabalhar em equipe. Serão valorizados a originalidade e a profundidade da análise crítica das obras, assim como o respeito e a cordialidade durante os debates. Para tanto, será usado um sistema de pontos, abordando critérios como clareza de expressão, uso eficaz de evidências textuais, capacidade de refutação e cooperação entre membros do grupo.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para a execução desta atividade incluem acesso a uma biblioteca física ou digital com obras da literatura brasileira, disponibilidade de espaços adequados para os debates e materiais de apoio para a pesquisa. Recomenda-se também o uso de tecnologias digitais, como plataformas de vídeo para a gravação dos debates, permitindo uma autoavaliação posterior pelos alunos.

  • Biblioteca com acervo de literatura brasileira
  • Espaço físico adequado para debates
  • Materiais de apoio para pesquisa
  • Tecnologias digitais (ex: plataforma de vídeo)

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo