A 'Maratona de Redação: Conectando Ideias' é uma atividade prática destinada aos alunos do 1º ano do Ensino Médio que visa estimular a escrita criativa por meio da elaboração de textos curtos, tais como crônicas ou contos. O diferencial desta atividade está na aplicação de recursos coesivos, garantindo que as narrativas possuam relações lógico-discursivas claras, como causa/efeito e problema/solução, promovendo textos coesos e coerentes. A atividade inicia com uma breve revisão teórica sobre a importância dos elementos e recursos coesivos na construção textual. Posteriormente, os alunos, individualmente ou em duplas, entrarão na fase de planejamento e redação de seus textos. Esta etapa é seguida por momentos de leitura compartilhada, em que cada texto é discutido em grupos pequenos, permitindo a troca de feedbacks construtivos entre os alunos. Ao promover essa dinâmica, espera-se desenvolver habilidades de escrita eficaz, estimular a criatividade e incentivar o pensamento crítico, além de aprimorar a capacidade de trabalhar colaborativamente.
O objetivo desta atividade é orientar os alunos no emprego adequado de recursos coesivos na escrita, favorecendo a coesão e a coerência textual, elementos fundamentais para a elaboração de textos claros e coesos. Visa-se, também, promover a prática da escrita criativa, estimulando a imaginação e a capacidade de expressão dos alunos por meio de crônicas e contos. O desenvolvimento de habilidades analíticas, críticas e de revisão textual, por meio do compartilhamento de feedback, fortalece a capacidade dos estudantes de analisar e melhorar seus próprios textos e os de seus colegas.
Neste módulo, os alunos serão introduzidos aos conceitos fundamentais de coesão e coerência textuais, elementos essenciais para a escrita eficaz. Através de uma abordagem teórica e prática, serão explorados diferentes recursos coesivos, tais como conectivos, referências, substituições e elipses. Além disso, os alunos terão a oportunidade de desenvolver suas habilidades de escrita criativa, planejando e redigindo textos narrativos coesos, que serão posteriormente discutidos em grupos.
A abordagem metodológica desta atividade baseia-se na metodologia ativa de aprendizagem, colocando os alunos como protagonistas do processo educativo. Inicia-se com uma exposição dialogada sobre conceitos de coesão e coerência, seguida do trabalho prático de escrita, onde os alunos, individualmente ou em duplas, são encorajados a aplicar o conhecimento teórico na criação de textos. O compartilhamento dos textos em grupos fomenta a discussão crítica e a troca de feedbacks construtivos, aspectos centrais da metodologia ativa.
Esta atividade será realizada em três aulas de 40 minutos cada. Na primeira aula, ocorrerá a introdução teórica sobre recursos coesivos. A segunda aula será destinada ao planejamento e à escrita dos textos. Por fim, a terceira aula focará na discussão em grupo e na troca de feedbacks.
A avaliação desta atividade deverá ser formativa, centrada no processo de aprendizagem e no desenvolvimento contínuo do aluno. Considerará a aplicação adequada de recursos coesivos e a criatividade na escrita dos textos, bem como a participação ativa nas discussões em grupo e na qualidade do feedback oferecido aos colegas. Exemplos específicos de critérios a serem avaliados incluem a coesão e coerência do texto, a originalidade da narrativa, a capacidade de análise crítica e a construtividade dos feedbacks.
Para a realização desta atividade, serão necessários recursos básicos como quadro e marcadores para a exposição teórica, e materiais de escrita para os alunos (papel e canetas/lápis). Recursos adicionais incluem cópias de textos literários demonstrando uso eficaz de recursos coesivos e acesso a computadores ou tablets para a redação, se disponíveis.
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