Memeologia: A arte de comunicar

Desenvolvida por: Angela… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagens e suas Tecnologias
Temática: Memes como forma de expressão e comunicação na cultura digital

Nesta atividade, os alunos do 1º ano do Ensino Médio explorarão a criação de memes como uma forma poderosa e contemporânea de expressão e comunicação, especialmente nas plataformas digitais. Inicialmente, a turma se reunirá para discutir o que são memes, examinando sua relevância na cultura digital contemporânea e como podem ser empregados para refletir e comentar sobre questões sociais, políticas e culturais. Este debate visa despertar nos alunos a compreensão das nuances e do impacto dos memes na sociedade. Após essa discussão inicial, os alunos serão divididos em equipes e desafiados a criar memes que comuniquem suas perspectivas ou comentários sobre temas atuais, usando para isso diversas ferramentas online de criação de memes. A culminância da atividade será uma galeria de memes, um momento onde cada equipe ou aluno individualmente terá a oportunidade de apresentar sua criação. Durante as apresentações, serão discutidas as escolhas criativas de cada grupo ou indivíduo, incluindo a seleção de imagens, o texto empregado e as mensagens que os alunos pretendiam transmitir através de seus memes. Este exercício não apenas fomentará habilidades analíticas e criativas, mas também promoverá uma compreensão mais profunda da linguagem dos memes e seu poder como ferramenta de comunicação e comentário social.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é capacitar os alunos a compreender e analisar a importância e o funcionamento dos memes na cultura digital, incentivando-os a utilizar essa forma de comunicação para expressar suas visões sobre diferentes temas de maneira criativa e crítica. Busca-se também promover a capacidade de trabalhar em equipe, desenvolver habilidades digitais e estimular o pensamento analítico ao selecionar e combinar imagens e textos de maneira coerente, com o intuito de comunicar eficazmente uma mensagem. Desta forma, os estudantes serão impulsionados a refletir sobre os impactos sociais, culturais e políticos de suas criações digitais.

  • Analisar a relevância dos memes na cultura digital e seu uso como ferramenta de expressão e comunicação.
  • Desenvolver habilidades digitais criativas por meio da criação de memes.
  • Fomentar a capacidade de trabalhar em equipe durante o processo de criação.
  • Estimular o pensamento crítico e analítico ao selecionar imagens e textos para comunicar uma mensagem.
  • Compreender os impactos sociais, culturais e políticos dos memes na sociedade.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13LGG101: Compreender e analisar processos de produção e circulação de discursos, nas diferentes linguagens, para fazer escolhas fundamentadas em função de interesses pessoais e coletivos.
  • EM13LGG103: Analisar o funcionamento das linguagens, para interpretar e produzir criticamente discursos em textos de diversas semioses (visuais, verbais, sonoras, gestuais).
  • EM13LGG104: Utilizar as diferentes linguagens, levando em conta seus funcionamentos, para a compreensão e produção de textos e discursos em diversos campos de atuação social.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade inclui a exploração do conceito de memes, sua evolução e papel na cultura digital. Abordaremos a análise crítica de memes existentes e a discussão de questões sociais, políticas e culturais através deste formato. Os alunos aprenderão também sobre as ferramentas digitais disponíveis para a criação de memes, incluindo a escolha apropriada de imagens e a composição de textos incisivos e relevantes. Este conteúdo será essencial para equipar os alunos com as habilidades necessárias para criar suas próprias mensagens visuais impactantes.

  • Definição e história dos memes
  • Memes na comunicação digital e seu impacto cultural
  • Análise crítica de memes e sua relação com questões sociais
  • Ferramentas digitais para criação de memes
  • Processo criativo na composição de imagens e textos para memes

Metodologia

Esta atividade será guiada pela metodologia ativa de aprendizagem, onde os alunos serão os principais agentes de seu processo educativo. Inicialmente, através de uma discussão orientada, os alunos serão estimulados a refletir e analisar exemplos de memes, apropriando-se do seu significado e importância cultural. Posteriormente, entrarão na fase de criação, onde, individualmente ou em grupo, utilizarão ferramentas digitais para desenvolver seus próprios memes. Esta fase prática será seguida de apresentações, promovendo a troca de ideias e feedback entre os alunos. Desta forma, a atividade favorecerá não apenas a aquisição de conhecimento, mas também o desenvolvimento de habilidades sociais e digitais.

  • Discussão guiada sobre o significado e importância dos memes
  • Análise crítica de exemplos de memes
  • Criação de memes usando ferramentas online
  • Apresentação das criações e discussão classificativa

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em duas aulas de 50 minutos cada. Na primeira aula, dedicaremos tempo à discussão do conceito de memes, sua relevância e à análise de exemplos. Na segunda aula, os alunos trabalharão na criação de seus próprios memes e na preparação para a galeria de memes, que será a culminância da atividade.

  • Aula 1: Discussão e análise de memes
  • Aula 2: Criação de memes e preparação para a galeria

Avaliação

A avaliação desta atividade será formativa, concentrando-se na participação ativa dos alunos, criatividade, capacidade de análise e reflexão crítica demonstradas durante as discussões e nas criações finais. Serão considerados critérios como originalidade, relevância da mensagem, qualidade da expressão e da articulação de ideias por meio da combinação de imagens e textos. A apresentação dos memes na galeria também será uma oportunidade para autoavaliação e feedback entre pares, onde os alunos poderão refletir sobre as reações provocadas por suas criações e o feedback recebido.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade serão necessários recursos como acesso à internet, computadores ou dispositivos móveis com capacidade para uso de ferramentas online de criação de memes. Também serão utilizados recursos visuais como apresentações em PowerPoint ou plataformas similares para inicializar a discussão sobre memes, além de materiais de apoio criativo que incluam exemplos de memes relevantes para análise e inspiração. A plataforma escolhida para a criação de memes deve oferecer facilidade de uso e uma variedade de templates e opções de personalização.

  • Acesso à internet
  • Computadores ou dispositivos móveis
  • Plataformas online para criação de memes
  • Apresentações sobre a história e importância dos memes
  • Exemplos de memes para análise e inspiração

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo