Metáforas da Identidade

Desenvolvida por: Jose D… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Questões raciais e figuras de linguagem

Nesta atividade interativa, alunos do 1º ano do Ensino Médio serão estimulados a explorar e refletir sobre questões raciais através do uso e compreensão de figuras de linguagem, com um foco particular nas metáforas. Iniciar-se-á com uma introdução ao conceito de figuras de linguagem, destacando a metáfora como um recurso expressivo que permite visualizar a identidade e questões raciais sob uma nova perspectiva. Com base nesta compreensão, os estudantes serão divididos em pequenos grupos para analisar trechos selecionados de obras de autores brasileiros, que utilziram a metáfora para tratar da diversidade racial e questões associadas. Essa análise crítica tem o objetivo de inspirar os alunos a conceber suas próprias metáforas, refletindo suas visões sobre identidade, raça e inclusão. A culminância da atividade se dará com a apresentação dos trabalhos criados pelos grupos e um debate rico e estruturado, guiado pelo professor, acerca das reflexões emergidas durante o processo.

Objetivos de Aprendizagem

O propósito desta atividade é enriquecer a compreensão dos estudantes sobre as figuras de linguagem, particularmente as metáforas, e seu poder em expressar e provocar reflexões sobre questões sociais relevantes como a questão racial. Visa também desenvolver habilidades analíticas e críticas frente a textos literários, incentivando a leitura atenta e interpretativa. Além disso, propõe-se fomentar a criatividade e a capacidade de expressão dos alunos, permitindo-lhes traduzir suas próprias visões e entendimentos sobre identidade e raça através da construção de metáforas originais. Através do trabalho em equipe e da troca de ideias, a atividade busca promover o respeito, a empatia e o diálogo sobre diversidade e inclusão.

  • Compreender o conceito e a importância das figuras de linguagem, especialmente a metáfora, na literatura e em discussões sociais.
  • Desenvolver habilidades de análise crítica e interpretação de textos que abordam questões raciais.
  • Incentivar a criatividade e a expressão pessoal na criação de metáforas que reflitam visões sobre identidade e raça.
  • Fomentar o respeito, a empatia e o diálogo sobre diversidade e inclusão através do debate e trabalho colaborativo.

Conteúdo Programático

A atividade abordará inicialmente os conceitos básicos de figuras de linguagem, com ênfase em metáforas, como ferramentas expressivas potentes na literatura e outras formas de comunicação. Em seguida, explorará a representação de questões raciais na literatura brasileira, através da análise de trechos selecionados. Além disso, propiciará um espaço de criação onde os alunos poderão exprimir suas perspectivas e reflexões sobre a identidade e raça, utilizando as metáforas como recurso. Este conteúdo programático visa fornecer aos estudantes uma base teórica sólida, complementada por atividades práticas que estimulam a aplicação e reflexão crítica.

  • Introdução às figuras de linguagem, com foco na metáfora.
  • Análise da representação de questões raciais em trechos de obras literárias brasileiras.
  • Criação de metáforas próprias refletindo sobre identidade e raça.
  • Debate e reflexão sobre as metáforas criadas e as questões levantadas.

Metodologia

Adotando uma metodologia ativa, esta atividade promove a participação direta dos estudantes em sua própria aprendizagem. Após uma breve introdução teórica sobre figuras de linguagem, os alunos serão divididos em grupos para a análise de textos literários, incentivando a discussão e o pensamento crítico. A parte criativa da atividade, onde os alunos construirão suas próprias metáforas, permitirá que aplicem o conhecimento adquirido de maneira prática e significativa. A conclusão se dará através de apresentações e debates, estimulando a oratória, a escuta ativa e a argumentação.

  • Introdução teórica interativa sobre figuras de linguagem.
  • Análise em grupo de textos literários selecionados.
  • Criação individual ou em pequenos grupos de metáforas originais.
  • Apresentações dos trabalhos seguidas de debate guiado.

Aulas e Sequências Didáticas

Esta atividade está dividida em duas aulas de 60 minutos. Na primeira aula, haverá a introdução ao tema e a divisão dos grupos para a análise dos textos. A segunda aula será dedicada à criação das metáforas pelos alunos e à realização do debate. Esta estrutura permite um equilíbrio entre a transmissão de conhecimento, o trabalho prático e a reflexão crítica, otimizando a experiência de aprendizagem dos alunos.

  • Aula 1: Introdução às figuras de linguagem e análise de textos em grupo.
  • Aula 2: Criação de metáforas e debate.

Avaliação

A avaliação desta atividade se dará por meio da análise da participação dos alunos durante o processo de discussão e criação, considerando a profundidade de suas análises e a originalidade e relevância das metáforas criadas. Além disso, a capacidade de argumentação, cooperação no trabalho em grupo e a participação no debate serão criteriosamente observadas. Será valorizada a demonstração de compreensão das questões discutidas e a capacidade de relacioná-las com as metáforas criadas, bem como a habilidade de expressar suas ideias de forma clara e respeitosa.

Materiais e ferramentas:

Para o desenvolvimento desta atividade, serão utilizados recursos como trechos de obras literárias brasileiras que abordam questões raciais através de metáforas, projeção para apresentação dos conceitos teóricos e dos textos analisados, materiais para a anotação e elaboração das metáforas (papel, lápis, acesso a computadores) e espaços adequados para a realização do debate. Esta seleção de recursos visa facilitar a compreensão dos conceitos, a análise crítica dos textos e a expressão criativa dos alunos.

  • Trechos impressos de obras literárias brasileiras.
  • Projetor e computador para apresentações.
  • Materiais de escrita e desenho.
  • Acesso a internet e computadores para pesquisa.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo