Nesta atividade interativa, alunos do 1º ano do Ensino Médio serão estimulados a explorar e refletir sobre questões raciais através do uso e compreensão de figuras de linguagem, com um foco particular nas metáforas. Iniciar-se-á com uma introdução ao conceito de figuras de linguagem, destacando a metáfora como um recurso expressivo que permite visualizar a identidade e questões raciais sob uma nova perspectiva. Com base nesta compreensão, os estudantes serão divididos em pequenos grupos para analisar trechos selecionados de obras de autores brasileiros, que utilziram a metáfora para tratar da diversidade racial e questões associadas. Essa análise crítica tem o objetivo de inspirar os alunos a conceber suas próprias metáforas, refletindo suas visões sobre identidade, raça e inclusão. A culminância da atividade se dará com a apresentação dos trabalhos criados pelos grupos e um debate rico e estruturado, guiado pelo professor, acerca das reflexões emergidas durante o processo.
O propósito desta atividade é enriquecer a compreensão dos estudantes sobre as figuras de linguagem, particularmente as metáforas, e seu poder em expressar e provocar reflexões sobre questões sociais relevantes como a questão racial. Visa também desenvolver habilidades analíticas e críticas frente a textos literários, incentivando a leitura atenta e interpretativa. Além disso, propõe-se fomentar a criatividade e a capacidade de expressão dos alunos, permitindo-lhes traduzir suas próprias visões e entendimentos sobre identidade e raça através da construção de metáforas originais. Através do trabalho em equipe e da troca de ideias, a atividade busca promover o respeito, a empatia e o diálogo sobre diversidade e inclusão.
A atividade abordará inicialmente os conceitos básicos de figuras de linguagem, com ênfase em metáforas, como ferramentas expressivas potentes na literatura e outras formas de comunicação. Em seguida, explorará a representação de questões raciais na literatura brasileira, através da análise de trechos selecionados. Além disso, propiciará um espaço de criação onde os alunos poderão exprimir suas perspectivas e reflexões sobre a identidade e raça, utilizando as metáforas como recurso. Este conteúdo programático visa fornecer aos estudantes uma base teórica sólida, complementada por atividades práticas que estimulam a aplicação e reflexão crítica.
Adotando uma metodologia ativa, esta atividade promove a participação direta dos estudantes em sua própria aprendizagem. Após uma breve introdução teórica sobre figuras de linguagem, os alunos serão divididos em grupos para a análise de textos literários, incentivando a discussão e o pensamento crítico. A parte criativa da atividade, onde os alunos construirão suas próprias metáforas, permitirá que aplicem o conhecimento adquirido de maneira prática e significativa. A conclusão se dará através de apresentações e debates, estimulando a oratória, a escuta ativa e a argumentação.
Esta atividade está dividida em duas aulas de 60 minutos. Na primeira aula, haverá a introdução ao tema e a divisão dos grupos para a análise dos textos. A segunda aula será dedicada à criação das metáforas pelos alunos e à realização do debate. Esta estrutura permite um equilíbrio entre a transmissão de conhecimento, o trabalho prático e a reflexão crítica, otimizando a experiência de aprendizagem dos alunos.
A avaliação desta atividade se dará por meio da análise da participação dos alunos durante o processo de discussão e criação, considerando a profundidade de suas análises e a originalidade e relevância das metáforas criadas. Além disso, a capacidade de argumentação, cooperação no trabalho em grupo e a participação no debate serão criteriosamente observadas. Será valorizada a demonstração de compreensão das questões discutidas e a capacidade de relacioná-las com as metáforas criadas, bem como a habilidade de expressar suas ideias de forma clara e respeitosa.
Para o desenvolvimento desta atividade, serão utilizados recursos como trechos de obras literárias brasileiras que abordam questões raciais através de metáforas, projeção para apresentação dos conceitos teóricos e dos textos analisados, materiais para a anotação e elaboração das metáforas (papel, lápis, acesso a computadores) e espaços adequados para a realização do debate. Esta seleção de recursos visa facilitar a compreensão dos conceitos, a análise crítica dos textos e a expressão criativa dos alunos.
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