Esta atividade é desenhada para que os alunos do 1º ano do Ensino Médio mergulhem no mundo das mídias sociais, com foco na análise das questões raciais como são abordadas e representadas. A partir da seleção de diversos tipos de conteúdos digitais, como posts, vídeos e memes, os alunos irão investigar as representações positivas e negativas das questões raciais. Em grupos, eles discutirão sobre os conteúdos escolhidos, refletindo sobre as visões de mundo e como os preconceitos são perpetuados ou combatidos através destas plataformas. O objetivo é promover uma compreensão aprofundada e crítica do impacto das mídias sociais em questões socio-raciais. Posteriormente, cada grupo criará um conteúdo de mídia social voltado para uma intervenção crítica e construtiva sobre o tema racial, fazendo uso das linguagens digitais mais adequadas. Este projeto almeja desenvolver o discernimento crítico dos estudantes em relação ao conteúdo consumido e produzido nas mídias digitais, além de ampliar sua percepção das dinâmicas sociais contemporâneas.
O propósito desta atividade é capacitar os alunos a compreender e analisar como as questões raciais são discutidas e retratadas nas mídias sociais, fomentando uma postura crítica diante dos conteúdos consumidos e produzidos. Os alunos irão desenvolver habilidades de pesquisa, análise de discurso e produção de conteúdo digital. Além disso, irão aprender a trabalhar em grupo, promover debates construtivos e desenvolver intervenções críticas sobre temáticas sociais importantes utilizando as ferramentas digitais.
Nesta atividade, os alunos irão explorar como as questões raciais são representadas nas mídias sociais, aprendendo a identificar, analisar e debater sobre as diversas abordagens encontradas. Eles irão aplicar métodos de análise de discurso para decompor como as narrativas raciais são construídas e quais suas implicações. Este trabalho desenvolverá o entendimento sobre a influência das mídias na formação de opiniões e preconceitos, promovendo uma intervenção consciente na criação de conteúdo digital.
Utilizando a Aprendizagem Baseada em Projetos, esta atividade incitará os alunos a serem agentes ativos no seu processo de aprendizagem. Através do trabalho em grupo, pesquisa e análise de conteúdos digitais, seguida pela criação de intervenções próprias nas mídias sociais, eles irão aplicar conceitos teóricos na prática, reforçando o aprendizado e fomentando a colaboração e criatividade.
A atividade será desenvolvida em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, os alunos farão a pesquisa e análise dos conteúdos digitais em grupos. Na segunda aula, irão discutir suas descobertas, elaborar e finalmente criar seu próprio conteúdo digital sobre o tema.
A avaliação será baseada na participação ativa dos alunos durante as discussões em grupo, na profundidade de sua análise dos conteúdos digitais e na originalidade e relevância do conteúdo digital criado pelos grupos. A capacidade dos alunos de trabalhar em equipe, sua participação nas discussões e o entendimento demonstrado sobre as temáticas abordadas serão essenciais. Cada grupo apresentará seu trabalho, explicando o processo de criação e a mensagem que desejam transmitir, permitindo a avaliação por parte dos professores e colegas.
Para a execução desta atividade serão necessários acesso à internet, computadores ou dispositivos móveis que permitam a pesquisa em mídias sociais e a criação de conteúdos digitais. Além disso, utilizaremos softwares de edição de texto e imagem, plataformas de colaboração online e recursos multimídia para a produção e compartilhamento do conteúdo.
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