Mídias Sociais como Espelhos Sociais

Desenvolvida por: Rita F… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagens e suas tecnologias
Temática: Questões raciais nas mídias sociais

Esta atividade é desenhada para que os alunos do 1º ano do Ensino Médio mergulhem no mundo das mídias sociais, com foco na análise das questões raciais como são abordadas e representadas. A partir da seleção de diversos tipos de conteúdos digitais, como posts, vídeos e memes, os alunos irão investigar as representações positivas e negativas das questões raciais. Em grupos, eles discutirão sobre os conteúdos escolhidos, refletindo sobre as visões de mundo e como os preconceitos são perpetuados ou combatidos através destas plataformas. O objetivo é promover uma compreensão aprofundada e crítica do impacto das mídias sociais em questões socio-raciais. Posteriormente, cada grupo criará um conteúdo de mídia social voltado para uma intervenção crítica e construtiva sobre o tema racial, fazendo uso das linguagens digitais mais adequadas. Este projeto almeja desenvolver o discernimento crítico dos estudantes em relação ao conteúdo consumido e produzido nas mídias digitais, além de ampliar sua percepção das dinâmicas sociais contemporâneas.

Objetivos de Aprendizagem

O propósito desta atividade é capacitar os alunos a compreender e analisar como as questões raciais são discutidas e retratadas nas mídias sociais, fomentando uma postura crítica diante dos conteúdos consumidos e produzidos. Os alunos irão desenvolver habilidades de pesquisa, análise de discurso e produção de conteúdo digital. Além disso, irão aprender a trabalhar em grupo, promover debates construtivos e desenvolver intervenções críticas sobre temáticas sociais importantes utilizando as ferramentas digitais.

  • Analisar representações raciais nas mídias sociais.
  • Desenvolver pensamento crítico sobre conteúdos digitais.
  • Promover habilidades de comunicação e trabalho em equipe.
  • Produzir conteúdos digitais com intervenções sociais críticas.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13LGG101: Compreender e analisar processos de produção e circulação de discursos, nas diferentes linguagens, para fazer escolhas fundamentadas em função de interesses pessoais e coletivos.
  • EM13LGG102: Analisar visões de mundo, conflitos de interesse, preconceitos e ideologias presentes nos discursos veiculados nas diferentes mídias, ampliando suas possibilidades de explicação, interpretação e intervenção crítica da/na realidade.
  • EM13LGG104: Utilizar as diferentes linguagens, levando em conta seus funcionamentos, para a compreensão e produção de textos e discursos em diversos campos de atuação social.

Conteúdo Programático

Nesta atividade, os alunos irão explorar como as questões raciais são representadas nas mídias sociais, aprendendo a identificar, analisar e debater sobre as diversas abordagens encontradas. Eles irão aplicar métodos de análise de discurso para decompor como as narrativas raciais são construídas e quais suas implicações. Este trabalho desenvolverá o entendimento sobre a influência das mídias na formação de opiniões e preconceitos, promovendo uma intervenção consciente na criação de conteúdo digital.

  • Análise de representações raciais em diferentes tipos de mídias sociais.
  • Reflexão sobre o impacto das mídias na perpetuação ou combate de preconceitos.
  • Criação de conteúdos digitais com foco na intervenção social.

Metodologia

Utilizando a Aprendizagem Baseada em Projetos, esta atividade incitará os alunos a serem agentes ativos no seu processo de aprendizagem. Através do trabalho em grupo, pesquisa e análise de conteúdos digitais, seguida pela criação de intervenções próprias nas mídias sociais, eles irão aplicar conceitos teóricos na prática, reforçando o aprendizado e fomentando a colaboração e criatividade.

  • Pesquisa em grupos sobre conteúdos digitais que envolvam questões raciais.
  • Discussão em grupo e análise crítica dos conteúdos encontrados.
  • Criação e compartilhamento de um novo conteúdo de mídia social que aborde as questões raciais de maneira crítica e construtiva.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será desenvolvida em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, os alunos farão a pesquisa e análise dos conteúdos digitais em grupos. Na segunda aula, irão discutir suas descobertas, elaborar e finalmente criar seu próprio conteúdo digital sobre o tema.

  • Aula 1: Pesquisa e análise dos conteúdos digitais sobre questões raciais.
  • Aula 2: Discussão, elaboração e criação do conteúdo digital pelos grupos.

Avaliação

A avaliação será baseada na participação ativa dos alunos durante as discussões em grupo, na profundidade de sua análise dos conteúdos digitais e na originalidade e relevância do conteúdo digital criado pelos grupos. A capacidade dos alunos de trabalhar em equipe, sua participação nas discussões e o entendimento demonstrado sobre as temáticas abordadas serão essenciais. Cada grupo apresentará seu trabalho, explicando o processo de criação e a mensagem que desejam transmitir, permitindo a avaliação por parte dos professores e colegas.

Materiais e ferramentas:

Para a execução desta atividade serão necessários acesso à internet, computadores ou dispositivos móveis que permitam a pesquisa em mídias sociais e a criação de conteúdos digitais. Além disso, utilizaremos softwares de edição de texto e imagem, plataformas de colaboração online e recursos multimídia para a produção e compartilhamento do conteúdo.

  • Computadores ou dispositivos móveis com acesso à internet.
  • Softwares de edição de texto e imagem.
  • Plataformas de colaboração online.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo