Montando Histórias

Desenvolvida por: Suelen… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Construção de frases e pequenas histórias

A atividade Montando Histórias busca envolver os alunos do 1º ano do Ensino Médio em uma prática de escrita criativa e análise linguística, aproveitando a metodologia mão-na-massa. Cada aluno, ou par de alunos, receberá conjuntos aleatórios de palavras, incluindo tanto artigos quanto substantivos, com o objetivo de construirem pequenas histórias ou frases coerentes que façam uso de todas as palavras fornecidas. Essa atividade não apenas desafia a criatividade dos alunos, mas também promove uma profunda reflexão sobre a função e importância dos artigos e substantivos, fundamentais para a estruturação de frases dentro de contextos específicos. Posteriormente, haverá uma apresentação das criações para toda a classe, seguida de uma sessão de feedback em grupo. Essa dinâmica permite que os alunos expressem suas ideias enquanto praticam a escuta ativa, a crítica construtiva e a análise literária de maneira colaborativa.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo desta atividade é estimular nos alunos o desenvolvimento de habilidades de escrita criativa, compreensão linguística e análise crítica através da prática. Pretende-se também fomentar a capacidade dos alunos de reconhecer e aplicar corretamente os artigos e substantivos, além de promover a habilidade de organização de ideias e desenvolvimento de narrativas coerentes e criativas. Nesse sentido, a atividade visa não apenas aprimorar as competências linguísticas dos estudantes, mas também suas habilidades comunicativas, criativas e analíticas, essenciais para a vida acadêmica e cotidiana.

  • Estimular a escrita criativa e a organização de ideias.
  • Aprofundar o conhecimento sobre a funcionalidade dos artigos e substantivos na construção de frases.
  • Desenvolver a capacidade de análise e crítica literária.
  • Fomentar o trabalho em equipe e a habilidade de dar e receber feedback construtivo.

Conteúdo Programático

Esta atividade interativa se situa no estudo da gramática da língua portuguesa, enfocando a morfologia - especialmente os artigos e substantivos. Constitui uma abordagem prática que incentiva os alunos a explorar a estrutura frasal de maneira dinâmica e inventiva, contribuindo assim para o entendimento mais profundo de como elementos linguísticos operam em contexto e como essenciais para a construção de significado em textos narrativos, descritivos ou até poéticos.

  • Estrutura de frases: artigos e substantivos
  • Técnicas de escrita criativa
  • Análise literária e crítica construtiva em sala de aula

Metodologia

A metodologia ativa mão-na-massa será o eixo central desta atividade, estimulando os alunos a 'aprender fazendo'. Iniciará com a distribuição de conjuntos de palavras aleatórias a cada aluno ou dupla, prosseguindo com a etapa de construção de frases ou histórias. Posteriormente, haverá momentos de partilha das criações e discussão coletiva, facilitando assim a análise crítica e o feedback entre os estudantes. Esta estratégia busca não apenas envolver os alunos de maneira ativa em seu processo de aprendizagem, mas também promover um ambiente de colaboração e apoio mútuo.

  • Distribuição aleatória de palavras-chave
  • Construção individual ou em grupo de frases e pequenas histórias
  • Apresentação e compartilhamento das criações com a classe
  • Sessão de análise e feedback em grupo

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em uma aula de 80 minutos. Iniciará com 10 minutos para explicação e distribuição dos conjuntos de palavras, seguidos por 35 minutos dedicados à construção das histórias. Após isso, 25 minutos serão destinados para as apresentações e discussões finais, reservando os últimos 10 minutos para uma conclusão e reflexão coletiva sobre a atividade.

  • Aula 1: Explicação, desenvolvimento da atividade e compartilhamento

Avaliação

A avaliação se dará pela habilidade de utilizar todas as palavras fornecidas de forma criativa e coerente na construção de frases ou histórias. Também será avaliada a capacidade de colaboração durante a sessão de feedback, bem como a habilidade de construir análises construtivas sobre as criações dos colegas. A participação ativa e o empenho na tarefa servirão como critérios adicionais de avaliação. Feedbacks qualitativos serão fornecidos em lugar de notas quantitativas, visando promover o desenvolvimento contínuo ao invés da competição.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários materiais simples como folhas de papel, canetas ou lápis. Adicionalmente, será preparado um conjunto variado de palavras impressas em pedaços de papel ou cartões, contendo artigos e substantivos. A utilização de um quadro branco ou flipchart pode ser útil para a parte de compartilhamento das histórias e feedback nas discussões finais. O ambiente deve ser preparado de forma a facilitar a interação entre os alunos, seja em duplas ou pequenos grupos.

  • Conjuntos de palavras impressas (artigos e substantivos)
  • Folhas de papel e canetas/lápis
  • Quadro branco ou flipchart
  • Ambiente preparado para trabalho em grupo

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo