Nesta atividade inovadora, os alunos do 1º ano do Ensino Médio serão convidados a se engajar na criação de um 'Mural da Realidade', uma exposição coletiva na escola que incorpora fotografias, desenhos, colagens, charges, cartuns e pequenos textos. Cada aluno será incentivado a selecionar um tema que considere significativo dentro do contexto da realidade contemporânea para ser explorado tanto artisticamente quanto por meio de textos críticos. Através desta abordagem multimodal, os estudantes terão a oportunidade de expressar suas visões de mundo, analisar conflitos de interesse e debater ideologias presentes na sociedade. O mural se transformará em uma plataforma dinâmica para reflexão e diálogo, estimulando a análise crítica do entorno social e a produção de discursos significativos sobre questões contemporâneas.
O principal objetivo desta atividade é desenvolver nos alunos a capacidade de analisar criticamente variadas formas de discursos presentes na sociedade, utilizando-se de expressões artísticas e textuais. Por meio desta análise, espera-se fomentar um pensamento reflexivo sobre visões de mundo, conflitos de interesse e ideologias, incentivando os estudantes a expressarem suas próprias perspectivas de forma criativa e fundamentada. Além disso, a atividade visa ampliar as habilidades dos alunos na interpretação e produção de textos críticos, capacitando-os a intervir na realidade de maneira mais consciente e crítica.
Este plano de aula engloba a análise de discursos em diferentes mídias, a produção textual crítica e a expressão artística como meios de investigação e compreensão da sociedade. Os alunos aprenderão a desvendar as camadas de significado por trás de diversas formas de comunicação, reconhecendo suas influências e implicações. Através da criação do 'Mural da Realidade', os estudantes aplicarão na prática conceitos como visão de mundo, conflitos de interesse e ideologias, culminando em um projeto coletivo de reflexão e crítica social.
A metodologia ativa será a base deste plano de aula, centrando o processo de aprendizado na participação ativa dos alunos. Inicialmente, haverá uma fase de imersão e pesquisa, onde os estudantes escolherão os temas de interesse. Seguir-se-á a fase de criação, com a produção de expressões artísticas e textos críticos. Por fim, haverá a montagem do mural e a apresentação dos trabalhos, oportunidades para discussões em grupo e reflexões. Esta abordagem promove a autonomia do estudante e um aprendizado mais significativo ao permitir que explorem suas próprias questões e expressões.
A atividade será realizada em duas aulas de 60 minutos cada, abrangendo todas as fases projetuais desde a escolha do tema até a montagem final do mural.
A avaliação desta atividade será formativa e contínua, observando o engajamento dos alunos em todas as fases da proposta. Será avaliada a pesquisa e seleção de temas de relevância, a qualidade e profundidade da análise crítica manifestada nas produções artísticas e textuais, bem como a participação e contribuição para o debate e reflexão coletiva. Exemplos de critérios incluem criatividade nas expressões artísticas, clareza e fundamentação nos textos, e habilidade de engajar em discussões construtivas.
Para a realização desta atividade, serão necessários materiais diversos de artes, como papel, canetas, tintas e colas, além de recursos digitais para pesquisa e produção textual. O acesso a jornais, revistas e internet apoiará a fase de pesquisa, enquanto o espaço físico da escola será utilizado para a montagem do mural. Esta combinação de recursos físicos e digitais proporcionará uma ampla gama de possibilidades expressivas aos alunos.
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