Música e Dialeto

Desenvolvida por: Suzana… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagens
Temática: Variedades Linguísticas na Música Brasileira

Esta atividade pedagógica prática é designada para alunos do 1º ano do Ensino Médio com o objetivo de explorar as riquezas das variedades linguísticas presentes na música brasileira, evidenciando os aspectos linguísticos e culturais das diferentes regiões do país. Inicialmente, o professor apresentará uma seleção de músicas de diversas partes do Brasil, cada uma representando características linguísticas e culturais únicas da sua região. Esta introdução visa sensibilizar os alunos à diversidade presente na expressão musical brasileira e prepará-los para o exercício analítico subsequente. Após esta exposição, os alunos serão convidados a escolher uma música que considerem representativa de uma variedade linguística específica para realizar uma análise detalhada das características linguísticas presentes em sua letra. Eles discutirão o significado dessas características e como elas refletem a cultura e identidade da região em foco. Por fim, cada grupo de alunos preparará uma breve apresentação sobre sua análise, compartilhando com a classe como as variedades linguísticas são representadas e celebradas na música brasileira. Esta atividade é um convite à apreciação crítica da diversidade cultural e linguística do Brasil através de um de seus veículos mais expressivos, a música.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é proporcionar aos alunos a oportunidade de reconhecer e valorizar a diversidade linguística e cultural brasileira a partir da análise de músicas de diferentes regiões do país. Pretende-se com isso estimular a habilidade crítica de interpretação de textos não convencionais, como letras de música, e a reflexão sobre como esses textos expressam aspectos culturais e identitários das comunidades que representam. Além disso, visa-se fomentar nos alunos a capacidade de realizar apresentações orais claras e bem estruturadas, baseando-se em suas análises, a fim de compartilhar seus aprendizados e percepções com a turma.

  • Reconhecer a diversidade linguística e cultural brasileira por meio da música.
  • Analisar criticamente letras de músicas para identificar características linguísticas regionais.
  • Desenvolver habilidades de interpretação e análise crítica.
  • Promover a habilidade de expressão oral e apresentação em público.
  • Sensibilizar para a importância da preservação das variedades linguísticas como expressão da identidade cultural brasileira.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13LGG102: Analisar visões de mundo, conflitos de interesse, preconceitos e ideologias presentes nos discursos veiculados nas diferentes mídias, ampliando suas possibilidades de explicação, interpretação e intervenção crítica da/na realidade.
  • EM13LGG103: Analisar o funcionamento das linguagens, para interpretar e produzir criticamente discursos em textos de diversas semioses (visuais, verbais, sonoras, gestuais).

Conteúdo Programático

O conteúdo programático envolve a introdução ao conceito de variedade linguística, exemplificando com situações concretas retiradas de músicas em diversos dialetos e socioletos brasileiros. Serão abordados aspectos da sociolinguística que possibilitam compreender a diversidade cultural e linguística como elementos fundamentais da identidade nacional. Através de análises musicais, os alunos terão contato com a aplicação prática desses conceitos, agregando conhecimento sobre a estrutura das línguas e como elas se manifestam diferentemente conforme o contexto social e regional.

  • Conceito de variedade linguística.
  • Identificação de traços linguísticos regionais em músicas.
  • Análise sociolinguística de letras de músicas.
  • A música como manifestação da identidade cultural.
  • Preparação e execução de apresentações sobre as análises realizadas.

Metodologia

Esta atividade adota uma abordagem de metodologia ativa, onde os alunos são os protagonistas do processo de aprendizagem. Inicialmente, o professor desempenha um papel de mediador ao introduzir os conceitos e apresentar exemplos de músicas que ilustram a diversidade linguística e cultural do Brasil. Após essa introdução, os alunos, organizados em grupos, selecionarão uma música e a analisarão sob a perspectiva das características linguísticas que representam uma região específica. Este trabalho será seguido por um debate em classe sobre as descobertas de cada grupo, culminando com a elaboração e apresentação de um breve relatório por grupo sobre a música analisada, enfatizando a interpretação das variações linguísticas e sua importância cultural.

  • Apresentação de músicas brasileiras de diversas regiões pelo professor.
  • Escolha e análise de uma música representativa por grupo.
  • Debate em classe sobre as variedades linguísticas encontradas.
  • Preparação e execução de apresentações orais sobre as análises.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será dividida em duas aulas de 30 minutos. Na primeira aula, será feita a apresentação das músicas e a explicação da tarefa pelos alunos. A segunda aula será dedicada à discussão em grupo, à preparação e à apresentação dos resultados.

  • Aula 1: Apresentação do projeto e análise das músicas.
  • Aula 2: Preparação e apresentação das análises dos grupos.

Avaliação

A avaliação desta atividade será baseada na qualidade e profundidade das análises linguísticas realizadas pelos alunos em suas apresentações. Será avaliado o nível de compreensão do conceito de variedades linguísticas, bem como a habilidade de identificar e explicar essas variedades na letra de uma música. Também serão consideradas a qualidade da apresentação, incluindo clareza, estruturação do discurso e a capacidade de engajar o público. Será valorizada a originalidade na escolha das músicas e a criatividade na apresentação das análises. Feedback construtivo será fornecido após cada apresentação para incentivar o desenvolvimento contínuo dos alunos.

Materiais e ferramentas:

Para a execução desta atividade, serão necessários recursos como acesso à internet para pesquisa e seleção das músicas, sistema de som para a reprodução das músicas em sala de aula, e material para as apresentações dos alunos (computador com PowerPoint, quadro branco, ou qualquer outro material que preferirem utilizar). A utilização desses recursos permitirá que os alunos realizem suas análises de forma mais abrangente e preparem apresentações dinâmicas e informativas.

  • Acesso à Internet.
  • Sistema de som para reprodução de músicas.
  • Computador com PowerPoint para apresentações.
  • Quadro branco e marcadores.
  • Cópias de letras de músicas selecionadas.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo