Esta atividade incentiva os alunos do 1º ano do Ensino Médio a desenvolverem narrativas multimídia que reflitam sobre temas contemporâneos relevantes, como pandemia, questões ambientais e transformações digitais na sociedade. Através da formação de grupos, os estudantes selecionarão um tema de interesse e criarão uma narrativa expressa por meio de vídeo, áudio, texto, ou uma combinação destes formatos. O objetivo é não só promover a conexão entre as produções textuais e seus contextos de produção, mas também enfatizar o papel social do autor e a diversidade de vozes e perspectivas. Através desta abordagem, busca-se estimular a criatividade e o pensamento crítico dos alunos, tanto na interpretação quanto na produção de textos, considerando as diversas linguagens e discursos presentes em suas práticas. Ao longo do projeto, os alunos serão guiados na análise crítica dos discursos escolhidos, compreendendo os interesses, relações de poder e perspectivas de mundo que permeiam essas narrativas, valorizando a pluralidade e a construção de significados de maneira coletiva e colaborativa.
O projeto Narrativas do Nosso Tempo almeja desenvolver habilidades críticas e criativas nos alunos, permitindo-lhes analisar sua realidade através de várias lentes e perspectivas. Ao trabalhar com temas contemporâneos e expressá-los por meio de narrativas multimídia, os estudantes aprofundarão tanto sua compreensão crítica sobre os conteúdos abordados quanto suas habilidades técnicas em diferentes formatos de mídia. Espera-se que os alunos aprendam a valorizar as diversas linguagens como fenômenos sociais, culturais, históricos e variáveis, reconhecendo suas capacidades de expressão e comunicação em diferentes contextos.
O conteúdo programático estrutura-se no desenvolvimento de narrativas multimídia, englobando técnicas de produção em vídeo, áudio e texto, análise crítica dos contextos sócio-históricos relacionados aos temas escolhidos, e a compreensão dos diversos papéis sociais dos autores. Ao longo da atividade, será enfatizada a importância das diferentes linguagens e formatos de mídia como ferramentas de expressão e comunicação, além do estudo dos fenômenos culturais, sociais e históricos que influenciam estas narrativas.
Adotaremos a metodologia ativa de Aprendizagem Baseada em Projetos, onde os alunos trabalharão em grupos para escolher um tema, pesquisar, e então desenvolver uma narrativa multimídia. Esta abordagem estimula a autonomia dos alunos e o trabalho colaborativo, essencial para a reflexão crítica e a construção de conhecimentos significativos. As aulas serão divididas em momentos de orientação teórica, trabalho em grupo, produção das narrativas, e análise crítica, permitindo assim uma aplicação prática e reflexiva dos conceitos aprendidos.
A atividade totalizará 2 horas, distribuídas em 2 aulas de 50 minutos. Na primeira aula, será feita a introdução ao projeto, escolha dos temas e início das pesquisas. A segunda aula será dedicada à produção das narrativas multimídia e suas apresentações finais.
A avaliação será baseada na qualidade e profundidade da análise crítica dos temas escolhidos, na criatividade e originalidade das narrativas multimídia produzidas, e na eficácia da comunicação e expressão dos grupos. Serão considerados também o esforço colaborativo dentro dos grupos e a capacidade de articulação e reflexão sobre as escolhas realizadas durante o projeto. Exemplos de critérios específicos incluem a coesão e coerência das narrativas, adequação ao tema, uso eficaz de diferentes linguagens e mídias, entre outros.
Para a realização deste projeto, serão necessários recursos como acesso a computadores, softwares de edição de vídeo e áudio, internet para pesquisas, além de materiais de apoio para a produção de textos. A escola deverá disponibilizar estes recursos, assim como orientar os alunos na utilização das tecnologias disponíveis.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula