Esta atividade promove a criatividade e a habilidade de produção textual dos alunos do 1º ano do Ensino Médio, transformando a sala de aula em um estúdio de criação de novelas. Divididos em grupos, os estudantes terão o desafio de desenvolver um episódio de novela, desde a concepção da história ao roteiro final, observando os elementos narrativos essenciais e a adequação da linguagem ao gênero da novela escolhida. Além da construção textual, os alunos deverão preocupar-se com a apresentação do episódio, que inclui atuação e o uso de técnicas de expressão corporal e vocal. Esta abordagem permitirá uma análise detalhada dos aspectos relacionados à produção e análise de textos orais, focando na aplicação prática da variação linguística e na habilidade de expressão oral, fundamentais neste nível de ensino.
O objetivo desta atividade é desenvolver a competência dos alunos em produzir textos coesos e coerentes, com criatividade, além de aperfeiçoar a habilidade de expressão oral e corporal. Pretende-se incentivar o trabalho em equipe, estimulando a colaboração e o diálogo durante o processo de criação dos episódios. A atividade busca também promover o entendimento das estruturas narrativas e das características essenciais dos gêneros textuais, especialmente as novelas, e como estas podem ser adaptadas e transformadas em roteiros interessantes e envolventes.
A atividade incorpora uma análise profunda dos elementos que compõem a narrativa de uma novela, incluindo a construção de personagens, ambientação, progressão de enredo e diálogos dinâmicos. Ademais, propõe uma reflexão sobre a variação linguística presente nos textos orais e escritos, discutindo a adequação da linguagem ao contexto e ao público-alvo. A expressão corporal e vocal será explorada como meio de enriquecer a apresentação dos episódios, oferecendo uma oportunidade para que os alunos experimentem e apliquem técnicas teatrais.
Utilizando a metodologia ativa 'Atividade Mão-na-massa', os alunos trabalharão em grupos para criar seus episódios. Essa abordagem prevê a divisão de tarefas dentro de cada grupo, promovendo a investigação, discussão e aplicação prática das ideias. A interação constante entre os alunos na construção do roteiro e na preparação das apresentações estimulará o engajamento ativo com o conteúdo. As apresentações dos episódios permitirão a aplicação direta do aprendizado, em um ambiente dinâmico e criativo.
A carga horária total da atividade será de 4 horas, distribuídas em quatro aulas de 50 minutos. Cada aula se dedicará a uma fase específica da atividade, garantindo progressão lógica e contínua desde a concepção da ideia até a apresentação final.
A avaliação será contínua, considerando o envolvimento dos alunos em cada etapa da atividade, desde a concepção da história até a apresentação final. Serão avaliados aspectos como criatividade, coesão e coerência do texto, adequação da linguagem ao gênero e ao público-alvo, além da capacidade de trabalhar em equipe e de expressão oral e corporal. A participação, o esforço e a capacidade de integrar feedback ao longo do processo também serão valorizados. Exemplos de critérios específicos incluem: clareza na exposição das ideias, uso eficaz de técnicas de expressão vocal e corporal, e a habilidade de engajar a audiência.
Para a realização da atividade, serão necessários recursos básicos como acesso a salas de aula espaçosas para os ensaios, materiais de escrita para o desenvolvimento dos roteiros, e dispositivos de áudio e vídeo caso disponíveis para registrar as apresentações finais. Outros recursos incluem acesso a bibliografia sobre narrativa e gêneros textuais, além de guias de expressão corporal e vocal.
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