Narrativas em Movimento: Criando a Próxima Novela

Desenvolvida por: Marli … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagens
Temática: Produção Textual e Expressão Oral

Esta atividade promove a criatividade e a habilidade de produção textual dos alunos do 1º ano do Ensino Médio, transformando a sala de aula em um estúdio de criação de novelas. Divididos em grupos, os estudantes terão o desafio de desenvolver um episódio de novela, desde a concepção da história ao roteiro final, observando os elementos narrativos essenciais e a adequação da linguagem ao gênero da novela escolhida. Além da construção textual, os alunos deverão preocupar-se com a apresentação do episódio, que inclui atuação e o uso de técnicas de expressão corporal e vocal. Esta abordagem permitirá uma análise detalhada dos aspectos relacionados à produção e análise de textos orais, focando na aplicação prática da variação linguística e na habilidade de expressão oral, fundamentais neste nível de ensino.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é desenvolver a competência dos alunos em produzir textos coesos e coerentes, com criatividade, além de aperfeiçoar a habilidade de expressão oral e corporal. Pretende-se incentivar o trabalho em equipe, estimulando a colaboração e o diálogo durante o processo de criação dos episódios. A atividade busca também promover o entendimento das estruturas narrativas e das características essenciais dos gêneros textuais, especialmente as novelas, e como estas podem ser adaptadas e transformadas em roteiros interessantes e envolventes.

  • Desenvolver a habilidade de produção textual criativa e coesa
  • Aperfeiçoar técnicas de expressão oral e corporal
  • Promover o entendimento de elementos narrativos e estrutura de gêneros textuais
  • Estimular a capacidade de trabalho em equipe
  • Aprofundar no uso e na aplicabilidade da variação linguística

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13LGG402: Empregar, nas interações sociais, a variedade e o estilo de língua adequados à situação comunicativa, ao(s) interlocutor(es) e ao gênero do discurso, respeitando os usos das línguas por esse(s) interlocutor(es) e sem preconceito linguístico.
  • EM13LP09: Comparar o tratamento dado pela gramática tradicional e pelas gramáticas de uso contemporâneas em relação a diferentes tópicos gramaticais, de forma a perceber as diferenças de abordagem e o fenômeno da variação linguística e analisar motivações que levam ao predomínio do ensino da norma-padrão na escola.
  • EM13LP16: Produzir e analisar textos orais, considerando sua adequação aos contextos de produção, à forma composicional e ao estilo do gênero em questão, à clareza, à progressão temática e à variedade linguística empregada, como também aos elementos relacionados à fala (modulação de voz, entonação, ritmo, altura e intensidade, respiração etc.) e à cinestesia (postura corporal, movimentos e gestualidade significativa, expressão facial, contato de olho com plateia etc.).

Conteúdo Programático

A atividade incorpora uma análise profunda dos elementos que compõem a narrativa de uma novela, incluindo a construção de personagens, ambientação, progressão de enredo e diálogos dinâmicos. Ademais, propõe uma reflexão sobre a variação linguística presente nos textos orais e escritos, discutindo a adequação da linguagem ao contexto e ao público-alvo. A expressão corporal e vocal será explorada como meio de enriquecer a apresentação dos episódios, oferecendo uma oportunidade para que os alunos experimentem e apliquem técnicas teatrais.

  • Elementos narrativos e estrutura de gêneros textuais
  • Variação linguística em textos orais e escritos
  • Técnicas de expressão corporal e vocal
  • Concepção e desenvolvimento de roteiros
  • Trabalho em equipe e processos colaborativos

Metodologia

Utilizando a metodologia ativa 'Atividade Mão-na-massa', os alunos trabalharão em grupos para criar seus episódios. Essa abordagem prevê a divisão de tarefas dentro de cada grupo, promovendo a investigação, discussão e aplicação prática das ideias. A interação constante entre os alunos na construção do roteiro e na preparação das apresentações estimulará o engajamento ativo com o conteúdo. As apresentações dos episódios permitirão a aplicação direta do aprendizado, em um ambiente dinâmico e criativo.

  • Divisão de grupos para desenvolvimento de episódios
  • Discussões em grupo para concepção da história e roteiro
  • Preparação e ensaio das apresentações
  • Aplicação de técnicas de expressão corporal e vocal durante os ensaios
  • Feedback coletivo após cada apresentação

Aulas e Sequências Didáticas

A carga horária total da atividade será de 4 horas, distribuídas em quatro aulas de 50 minutos. Cada aula se dedicará a uma fase específica da atividade, garantindo progressão lógica e contínua desde a concepção da ideia até a apresentação final.

  • Aula 1: Introdução ao projeto, formação dos grupos e início da brainstorm para concepção da história.
  • Aula 2: Desenvolvimento do roteiro e revisão dos elementos narrativos.
  • Aula 3: Preparação e ensaio das apresentações, foco em expressão corporal e vocal.
  • Aula 4: Apresentações finais e feedback.

Avaliação

A avaliação será contínua, considerando o envolvimento dos alunos em cada etapa da atividade, desde a concepção da história até a apresentação final. Serão avaliados aspectos como criatividade, coesão e coerência do texto, adequação da linguagem ao gênero e ao público-alvo, além da capacidade de trabalhar em equipe e de expressão oral e corporal. A participação, o esforço e a capacidade de integrar feedback ao longo do processo também serão valorizados. Exemplos de critérios específicos incluem: clareza na exposição das ideias, uso eficaz de técnicas de expressão vocal e corporal, e a habilidade de engajar a audiência.

Materiais e ferramentas:

Para a realização da atividade, serão necessários recursos básicos como acesso a salas de aula espaçosas para os ensaios, materiais de escrita para o desenvolvimento dos roteiros, e dispositivos de áudio e vídeo caso disponíveis para registrar as apresentações finais. Outros recursos incluem acesso a bibliografia sobre narrativa e gêneros textuais, além de guias de expressão corporal e vocal.

  • Salas de aula espaçosas para os ensaios
  • Materiais de escrita para o desenvolvimento dos roteiros
  • Dispositivos de áudio e vídeo para registro das apresentações
  • Bibliografia sobre narrativa e gêneros textuais
  • Guias de expressão corporal e vocal

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo