Neste projeto pedagógico, os alunos do 1º ano do Ensino Médio serão imersos no universo jornalístico através da criação de um jornal escolar. Divididos em equipes, enfrentarão o desafio de cobrir acontecimentos relevantes do cotidiano escolar e eventos locais, sendo responsáveis por todas as fases da produção jornalística: desde a pesquisa inicial, passando por entrevistas, redação de artigos, revisão de textos até a diagramação do jornal. Esta atividade prática visa desenvolver competências essenciais como habilidades de escrita, capacidade de leitura crítica, trabalho em equipe e familiarização com os diversos gêneros textuais jornalísticos. Por fim, cada grupo terá a oportunidade de apresentar sua edição do jornal para a turma, momento no qual serão discutidas as dificuldades enfrentadas e os aprendizados adquiridos ao longo do projeto. Este exercício propõe uma abordagem pedagógica ativa, engajando os alunos em um processo de aprendizado significativo e contextualizado.
Este projeto tem como objetivo principal oferecer aos alunos uma experiência prática de produção jornalística, capacitando-os a compreender e aplicar os princípios básicos do jornalismo no contexto escolar. Pretende-se, assim, desenvolver habilidades de escrita criativa e crítica, fomentar a capacidade de trabalho em equipe, estimular a leitura crítica de informações e ampliar o conhecimento dos estudantes sobre os diferentes gêneros textuais jornalísticos. Além disso, busca-se promover uma maior integração entre os alunos e a comunidade escolar, incentivando-os a explorar e reportar sobre questões relevantes do seu entorno.
O conteúdo programático desta atividade engloba uma introdução ao jornalismo e aos gêneros textuais específicos desta área, tais como notícias, reportagens, entrevistas e artigos de opinião. Serão discutidos também os princípios éticos do jornalismo, a importância da verificação de fatos e as técnicas de redação e revisão textuais. Além disso, os alunos serão introduzidos às noções básicas de design gráfico e diagramação, essenciais para a composição visual do jornal escolar.
A metodologia aplicada será a Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP), que permite aos alunos aprender fazendo, um approach que promove a autoria e a criatividade. Inicialmente, serão formadas equipes, e cada uma receberá uma orientação geral sobre as etapas da produção jornalística. Ao longo do projeto, haverá momentos de pesquisa e discussão, atividades práticas de redação, revisão e diagramação, além de sessões de feedback entre as equipes e o professor. As apresentações finais dos jornais servirão como uma reflexão coletiva sobre o processo de aprendizagem.
A execução do projeto será dividida em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, focaremos na introdução ao jornalismo, formação das equipes e início da pesquisa e das entrevistas. A segunda aula será dedicada à continuação da produção dos textos, revisão, diagramação e, finalmente, às apresentações dos jornais concluídos.
A avaliação será baseada no envolvimento dos alunos em todas as etapas do projeto, considerando a qualidade editorial e visual do jornal produzido, a capacidade de trabalho em equipe e a apresentação final. Serão avaliados também o rigor na pesquisa e na verificação das informações, a criatividade nas abordagens e a aderência aos princípios éticos do jornalismo. A habilidade de refletir criticamente sobre o processo de criação e os desafios superados durante o projeto será um aspecto importante na avaliação.
Para a realização desta atividade, serão necessários recursos básicos como acesso à internet para pesquisas, computadores para a redação e diagramação dos jornais, e um espaço propício para a realização de entrevistas. Materiais de escrita e impressão serão fundamentais para as etapas iniciais e finais do projeto. Recursos visuais e de design gráfico também serão importantes para auxiliar na diagramação e no layout do jornal escolar.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula