Newsroom Challenge: Virando Jornalistas por um Dia

Desenvolvida por: Harlle (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagens
Temática: Produção de Jornal Escolar

Neste projeto pedagógico, os alunos do 1º ano do Ensino Médio serão imersos no universo jornalístico através da criação de um jornal escolar. Divididos em equipes, enfrentarão o desafio de cobrir acontecimentos relevantes do cotidiano escolar e eventos locais, sendo responsáveis por todas as fases da produção jornalística: desde a pesquisa inicial, passando por entrevistas, redação de artigos, revisão de textos até a diagramação do jornal. Esta atividade prática visa desenvolver competências essenciais como habilidades de escrita, capacidade de leitura crítica, trabalho em equipe e familiarização com os diversos gêneros textuais jornalísticos. Por fim, cada grupo terá a oportunidade de apresentar sua edição do jornal para a turma, momento no qual serão discutidas as dificuldades enfrentadas e os aprendizados adquiridos ao longo do projeto. Este exercício propõe uma abordagem pedagógica ativa, engajando os alunos em um processo de aprendizado significativo e contextualizado.

Objetivos de Aprendizagem

Este projeto tem como objetivo principal oferecer aos alunos uma experiência prática de produção jornalística, capacitando-os a compreender e aplicar os princípios básicos do jornalismo no contexto escolar. Pretende-se, assim, desenvolver habilidades de escrita criativa e crítica, fomentar a capacidade de trabalho em equipe, estimular a leitura crítica de informações e ampliar o conhecimento dos estudantes sobre os diferentes gêneros textuais jornalísticos. Além disso, busca-se promover uma maior integração entre os alunos e a comunidade escolar, incentivando-os a explorar e reportar sobre questões relevantes do seu entorno.

  • Desenvolver habilidades de escrita jornalística centradas na clareza, concisão e objetividade.
  • Estimular o trabalho em equipe e a divisão de tarefas na gestão do projeto.
  • Fomentar a capacidade de leitura crítica e discernimento na seleção de fontes.
  • Ampliar o conhecimento sobre os diversos gêneros textuais jornalísticos e suas funcionalidades.
  • Promover o engajamento com a comunidade escolar através do relato de eventos e histórias relevantes.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade engloba uma introdução ao jornalismo e aos gêneros textuais específicos desta área, tais como notícias, reportagens, entrevistas e artigos de opinião. Serão discutidos também os princípios éticos do jornalismo, a importância da verificação de fatos e as técnicas de redação e revisão textuais. Além disso, os alunos serão introduzidos às noções básicas de design gráfico e diagramação, essenciais para a composição visual do jornal escolar.

  • Introdução ao jornalismo e aos gêneros textuais jornalísticos
  • Ética jornalística e verificação de fatos
  • Técnicas de redação e revisão para jornalismo
  • Princípios básicos de design gráfico e diagramação
  • Trabalho em equipe e gerenciamento de projetos jornalísticos

Metodologia

A metodologia aplicada será a Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP), que permite aos alunos aprender fazendo, um approach que promove a autoria e a criatividade. Inicialmente, serão formadas equipes, e cada uma receberá uma orientação geral sobre as etapas da produção jornalística. Ao longo do projeto, haverá momentos de pesquisa e discussão, atividades práticas de redação, revisão e diagramação, além de sessões de feedback entre as equipes e o professor. As apresentações finais dos jornais servirão como uma reflexão coletiva sobre o processo de aprendizagem.

  • Formação de equipes e distribuição de funções
  • Sessões de orientação sobre as etapas da produção jornalística
  • Pesquisa de campo e entrevistas
  • Atividades práticas de redação, revisão e diagramação
  • Apresentações dos jornais e sessões de feedback

Aulas e Sequências Didáticas

A execução do projeto será dividida em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, focaremos na introdução ao jornalismo, formação das equipes e início da pesquisa e das entrevistas. A segunda aula será dedicada à continuação da produção dos textos, revisão, diagramação e, finalmente, às apresentações dos jornais concluídos.

  • Aula 1: Introdução ao jornalismo, formação das equipes e início da pesquisa
  • Aula 2: Continuação da produção, revisão, diagramação e apresentações

Avaliação

A avaliação será baseada no envolvimento dos alunos em todas as etapas do projeto, considerando a qualidade editorial e visual do jornal produzido, a capacidade de trabalho em equipe e a apresentação final. Serão avaliados também o rigor na pesquisa e na verificação das informações, a criatividade nas abordagens e a aderência aos princípios éticos do jornalismo. A habilidade de refletir criticamente sobre o processo de criação e os desafios superados durante o projeto será um aspecto importante na avaliação.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários recursos básicos como acesso à internet para pesquisas, computadores para a redação e diagramação dos jornais, e um espaço propício para a realização de entrevistas. Materiais de escrita e impressão serão fundamentais para as etapas iniciais e finais do projeto. Recursos visuais e de design gráfico também serão importantes para auxiliar na diagramação e no layout do jornal escolar.

  • Acesso à internet para pesquisa
  • Computadores com softwares de texto e design gráfico
  • Materiais de escrita e papel
  • Câmera fotográfica ou smartphones para registros visuais
  • Espaço para realização de entrevistas

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo