A atividade 'O Julgamento das Mídias Sociais' propõe um cenário de aprendizagem dinâmico, onde os alunos do 1º ano do Ensino Médio serão introduzidos ao conceito de 'Sala de Aula Invertida' para explorar o impacto das mídias sociais na sociedade e no comportamento individual. Antes de vir à aula, os alunos deverão pesquisar sobre as diversas facetas deste tópico - tanto positivas quanto negativas. Usando essa pesquisa como base, a sala de aula será transformada em um espaço colaborativo de debate, onde os estudantes, organizados em círculo, discutirão seus pontos de vista e argumentos. Esta metodologia não apenas promove um ambiente de aprendizagem ativa, mas também encoraja os alunos a desenvolver uma compreensão crítica sobre o papel significativo que as mídias sociais desempenham em suas vidas. A culminância da discussão será a produção de um texto crítico, permitindo que os alunos consolidem seu pensamento reflexivo e crítico sobre o tema.
O principal objetivo desta atividade é capacitar os estudantes do 1º ano do Ensino Médio a compreender, analisar e avaliar criticamente o impacto das mídias sociais em diversas esferas da sociedade e das relações humanas. Espera-se que os alunos sejam capazes de discernir entre as influências positivas e negativas dessas plataformas, promovendo uma abordagem consciente e responsável ao interagir com elas. Além disso, a atividade objetiva desenvolver competências de argumentação, debate e produção textual, fomentando o pensamento crítico e a capacidade de expressar ideias de maneira coesa e fundamentada.
Os conteúdos abordados nesta atividade englobam desde o entendimento básico do que são as mídias sociais e suas funções em nossa sociedade até as implicações éticas e sociais de seu uso. Por meio da Sala de Aula Invertida e de debates estruturados, os alunos estarão engajados em um processo de aprendizagem que os leva a questionar a influência das TDIC nas relações humanas, saúde mental, disseminação de informações e formação de identidade. Além disso, a atividade é projetada para incentivar o desenvolvimento de habilidades de comunicação, pesquisa e escrita crítica.
Esta atividade é orientada pelas metodologias ativas de Sala de Aula Invertida, onde o estudo prévio dos alunos sobre o tema serve como base para o aprendizado em sala de aula, e Roda de Debate, proporcionando um espaço dinâmico e participativo de discussão. A abordagem busca não só transmitir conhecimento, mas também desenvolver habilidades sociais, críticas e de argumentação. A Aprendizagem Baseada em Jogos será incorporada como uma técnica de engajamento e reflexão. Esta combinação de metodologias ativas é essencial para uma imersão completa dos alunos no tema, incentivando a participação ativa e a construção conjunta do conhecimento.
A atividade será realizada em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, os alunos participarão de uma Roda de Debate, onde discutirão as informações pesquisadas sobre o impacto das mídias sociais. A segunda aula será dedicada à escrita e revisão do texto crítico sobre o tema, orientada pelo professor.
A avaliação será baseada na qualidade e profundidade da participação dos alunos no debate, bem como na clareza, coerência e argumentação apresentada nos textos críticos produzidos. Será valorizado o uso de evidências e exemplos específicos para apoiar os argumentos. Os critérios de avaliação incluirão a capacidade de expressar ideias de forma clara e lógica, o engajamento com as ideias dos colegas durante os debates, e a habilidade de integrar pesquisa e opinião própria na produção textual. É importante que o professor forneça feedback construtivo para guiar os estudantes em seu processo de aprendizagem.
Para a realização desta atividade, serão necessários recursos como artigos, vídeos e outras mídias que explorem os efeitos das mídias sociais na sociedade, assim como acesso à internet para pesquisa. O professor deve fornecer uma lista de referências confiáveis para orientar a investigação dos alunos. Além disso, será útil contar com um ambiente virtual de aprendizagem (AVA) para compartilhar materiais e promover discussões preparatórias.
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