O Julgamento das Mídias Sociais

Desenvolvida por: Eugêni… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagens e suas Tecnologias
Temática: Impacto das mídias sociais no comportamento e na sociedade

A atividade 'O Julgamento das Mídias Sociais' propõe um cenário de aprendizagem dinâmico, onde os alunos do 1º ano do Ensino Médio serão introduzidos ao conceito de 'Sala de Aula Invertida' para explorar o impacto das mídias sociais na sociedade e no comportamento individual. Antes de vir à aula, os alunos deverão pesquisar sobre as diversas facetas deste tópico - tanto positivas quanto negativas. Usando essa pesquisa como base, a sala de aula será transformada em um espaço colaborativo de debate, onde os estudantes, organizados em círculo, discutirão seus pontos de vista e argumentos. Esta metodologia não apenas promove um ambiente de aprendizagem ativa, mas também encoraja os alunos a desenvolver uma compreensão crítica sobre o papel significativo que as mídias sociais desempenham em suas vidas. A culminância da discussão será a produção de um texto crítico, permitindo que os alunos consolidem seu pensamento reflexivo e crítico sobre o tema.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo desta atividade é capacitar os estudantes do 1º ano do Ensino Médio a compreender, analisar e avaliar criticamente o impacto das mídias sociais em diversas esferas da sociedade e das relações humanas. Espera-se que os alunos sejam capazes de discernir entre as influências positivas e negativas dessas plataformas, promovendo uma abordagem consciente e responsável ao interagir com elas. Além disso, a atividade objetiva desenvolver competências de argumentação, debate e produção textual, fomentando o pensamento crítico e a capacidade de expressar ideias de maneira coesa e fundamentada.

  • Compreender o conceito de Sala de Aula Invertida como metodologia de aprendizagem.
  • Analisar criticamente os efeitos das mídias sociais no comportamento e na sociedade.
  • Desenvolver habilidades de argumentação e debate em um ambiente colaborativo.
  • Produzir um texto crítico refletindo sobre o impacto das mídias sociais.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13LGG701: Explorar tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC), compreendendo seus princípios e funcionalidades, e utilizá-las de modo ético, criativo, responsável e adequado a práticas de linguagem em diferentes contextos.
  • EM13LGG702: Avaliar o impacto das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC) na formação do sujeito e em suas práticas sociais, para fazer uso crítico dessa mídia em práticas de seleção, compreensão e produção de discursos em ambiente digital.
  • EM13LP18: Utilizar softwares de edição de textos, fotos, vídeos e áudio, além de ferramentas e ambientes colaborativos para criar textos e produções multissemióticas com finalidades diversas, explorando os recursos e efeitos disponíveis e apropriando-se de práticas colaborativas de escrita, de construção coletiva do conhecimento e de desenvolvimento de projetos.

Conteúdo Programático

Os conteúdos abordados nesta atividade englobam desde o entendimento básico do que são as mídias sociais e suas funções em nossa sociedade até as implicações éticas e sociais de seu uso. Por meio da Sala de Aula Invertida e de debates estruturados, os alunos estarão engajados em um processo de aprendizagem que os leva a questionar a influência das TDIC nas relações humanas, saúde mental, disseminação de informações e formação de identidade. Além disso, a atividade é projetada para incentivar o desenvolvimento de habilidades de comunicação, pesquisa e escrita crítica.

  • Definição e funções das mídias sociais
  • Impacto das mídias sociais na saúde mental
  • As mídias sociais como ferramentas de disseminação de informação
  • O papel das mídias sociais na formação de identidade e nas relações sociais
  • Aspectos éticos do uso das mídias sociais

Metodologia

Esta atividade é orientada pelas metodologias ativas de Sala de Aula Invertida, onde o estudo prévio dos alunos sobre o tema serve como base para o aprendizado em sala de aula, e Roda de Debate, proporcionando um espaço dinâmico e participativo de discussão. A abordagem busca não só transmitir conhecimento, mas também desenvolver habilidades sociais, críticas e de argumentação. A Aprendizagem Baseada em Jogos será incorporada como uma técnica de engajamento e reflexão. Esta combinação de metodologias ativas é essencial para uma imersão completa dos alunos no tema, incentivando a participação ativa e a construção conjunta do conhecimento.

  • Sala de Aula Invertida
  • Roda de Debate
  • Aprendizagem Baseada em Jogos
  • Produção Textual Crítica

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, os alunos participarão de uma Roda de Debate, onde discutirão as informações pesquisadas sobre o impacto das mídias sociais. A segunda aula será dedicada à escrita e revisão do texto crítico sobre o tema, orientada pelo professor.

  • Aula 1: Roda de Debate sobre o impacto das mídias sociais.
  • Aula 2: Produção e revisão do texto crítico.

Avaliação

A avaliação será baseada na qualidade e profundidade da participação dos alunos no debate, bem como na clareza, coerência e argumentação apresentada nos textos críticos produzidos. Será valorizado o uso de evidências e exemplos específicos para apoiar os argumentos. Os critérios de avaliação incluirão a capacidade de expressar ideias de forma clara e lógica, o engajamento com as ideias dos colegas durante os debates, e a habilidade de integrar pesquisa e opinião própria na produção textual. É importante que o professor forneça feedback construtivo para guiar os estudantes em seu processo de aprendizagem.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários recursos como artigos, vídeos e outras mídias que explorem os efeitos das mídias sociais na sociedade, assim como acesso à internet para pesquisa. O professor deve fornecer uma lista de referências confiáveis para orientar a investigação dos alunos. Além disso, será útil contar com um ambiente virtual de aprendizagem (AVA) para compartilhar materiais e promover discussões preparatórias.

  • Lista de referências para pesquisa prévia
  • Ambiente virtual de aprendizagem (AVA)
  • Materiais para registro das discussões (papel, canetas, quadro)
  • Critérios de avaliação claros e específicos

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