A Oficina de Criação de Fábulas tem como propósito proporcionar aos alunos uma experiência colaborativa e criativa que desenvolva suas habilidades em narrativa literária. A atividade dará ênfase ao uso de figuras de pensamento, tais como alegoria e prosopopeia, elementos fundamentais na construção de fábulas que transmitem uma moral ou ensinamento. Trabalhando em grupos, os alunos terão a oportunidade de explorar a criatividade ao criar personagens e enredos, enquanto aplicam as figuras de linguagem para enriquecer a narrativa. Ao final, haverá uma apresentação das fábulas desenvolvidas, seguida de uma discussão crítica e analítica sobre as figuras utilizadas e seu impacto na história. Esse formato busca não só despertar o interesse pela literatura, mas também desenvolver habilidades críticas, analíticas e de trabalho em grupo, essenciais para o desenvolvimento no Ensino Médio.
O principal objetivo de aprendizagem desta atividade é incentivar os alunos a explorar e aplicar figuras de pensamento na criação literária, desenvolvendo suas habilidades de escrita e interpretação textual. A interação em grupos visa fortalecer a habilidade de colaboração e comunicação, ao mesmo tempo em que cada estudante contribui com sua perspectiva única na construção da narrativa. Ademais, ao identificar e discutir o uso dessas figuras na apresentação final, os alunos aprimoram suas capacidades críticas e reflexivas, essenciais para a análise literária.
O conteúdo programático desta atividade foca na imersão dos alunos nas figuras de linguagem alegoria e prosopopeia, fundamentais para a construção de fábulas. Por meio da criação de personagens, enredos e narrativas, os estudantes aplicam esses conceitos na prática. A atividade também promove uma melhor compreensão das características principais das fábulas, permitindo aos alunos elaborar narrativas com intencionalidade e significado literário.
A metodologia utilizada na Oficina de Criação de Fábulas baseia-se em abordagens colaborativas e participativas. Ao trabalhar em grupos, os alunos desenvolvem habilidades de comunicação e colaboração que são essenciais para o aprendizado efetivo. A atividade prática de criação das fábulas promove o engajamento ao oferecer uma oportunidade de experimentação e aplicação dos conceitos teóricos vistos. A apresentação final, seguida de discussão em sala, fortalece a habilidade de análise crítica e reflexão, permitindo que os estudantes recebam feedback e reconheçam a eficácia das figuras de linguagem utilizadas.
O cronograma da atividade consiste em duas aulas de 60 minutos cada, totalizando um tempo de 2 horas. Na primeira aula, os alunos serão introduzidos às características das fábulas e às figuras de pensamento, que servirão de base para a atividade prática. Eles iniciarão o trabalho em grupos para a criação de suas fábulas. Na segunda aula, os grupos finalizarão suas narrativas e se prepararão para realizar as apresentações. Após as apresentações, haverá uma discussão em sala para analisar as diferentes aplicações das figuras de linguagem e refletir sobre o impacto delas nas histórias.
A avaliação dos alunos será baseada em três critérios principais: criatividade e originalidade da fábula, uso eficaz das figuras de linguagem e participação nas atividades em grupo. Durante a apresentação, observaremos como os alunos incorporaram as figuras de pensamento na narrativa e se estas contribuíram para o desenvolvimento da moral da fábula. A discussão pós-apresentação servirá para avaliar a capacidade dos alunos em analisar criticamente as fábulas dos colegas, reconhecendo a aplicação das figuras de linguagem. Exemplos de avaliação incluem rubricas para a originalidade da história, nota sobre a clareza de uso das figuras de linguagem e feedback dos pares sobre a colaboração no grupo.
Os recursos necessários para a concretização desta atividade incluem materiais que facilitem tanto o processo criativo quanto a apresentação das fábulas pelos grupos. A sala de aula estará equipada para permitir que os alunos utilizem diferentes formatos de apresentação, se necessário. Além disso, os alunos terão acesso a materiais de apoio que auxiliem no uso de figuras de linguagem e na construção de narrativas.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula