Oficina de Criação: O Poder das Palavras

Desenvolvida por: Michel… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagens
Temática: Funções da Linguagem, Variedades Linguísticas e Figuras de Linguagem

A oficina 'Oficina de Criação: O Poder das Palavras' propõe uma imersão prática em funções da linguagem, variedades linguísticas e figuras de linguagem através da elaboração de curta-metragens ou podcasts. Utilizando a metodologia de Aprendizagem Baseada em Projetos, os alunos atuarão em grupos colaborativos, estimulando não apenas a aprendizagem dos conceitos teóricos, mas também o desenvolvimento de habilidades como criatividade, trabalho em equipe e comunicação. O projeto será adaptado para incluir alunos autistas e com TDH, oferecendo instruções claras, apoio visual e tempos de descanso ao longo das atividades, garantindo um ambiente inclusivo. A atividade incentiva os estudantes a explorarem as diferentes dimensões das linguagens oral e audiovisual, potencializando o entendimento e a aplicação prática dos conhecimentos linguísticos em formatos contemporâneos e criativos.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem focam no desenvolvimento da compreensão das funções da linguagem, da distinção entre variedades linguísticas e da aplicação das figuras de linguagem em contextos práticos. A proposta visa ampliar a capacidade dos alunos de expressar-se de forma criativa e coesa, enquanto coordenam esforços para transmitir mensagens claras e adequadas aos públicos-alvo específicos. Além disso, busca-se despertar o interesse pela investigação dos diversos aspectos da linguagem e como estes se manifestam em diferentes meios.

  • Desenvolver compreensão sobre funções da linguagem.
  • Distinguir variedades linguísticas em diferentes contextos.
  • Aplicar figuras de linguagem em projetos práticos.
  • Estimular a criatividade e colaboração em equipe.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13LP34: Analisar, interpretar e criticar textos orais, escritos e multissemióticos em diferentes mídias e contextos.
  • EM13LP42: Avaliar os efeitos de sentido produzidos por elementos linguísticos e suas diferentes formas de apresentação estética.
  • EM13LGG103: Compreender e usar os recursos gramaticais da língua em situações comunicativas variadas.
  • EM13LP45: Produzir textos orais, escritos e multissemióticos, considerando seus contextos e condições de produção.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático abordará de maneira integrada e contextualizada três grandes áreas: funções da linguagem, variedades linguísticas e figuras de linguagem. Os estudantes serão motivados a explorar as funções da linguagem em situações práticas, distinguindo as diversidades linguísticas presentes em diferentes contextos socioculturais. A análise e aplicação das figuras de linguagem serão fundamentais para aprimorar a expressividade e riqueza dos projetos criativos que serão desenvolvidos.

  • Estudo das funções da linguagem.
  • Exploração de variedades linguísticas.
  • Análise e aplicação das figuras de linguagem.

Metodologia

A metodologia da atividade baseia-se na Aprendizagem Baseada em Projetos, promovendo um ambiente de aprendizagem ativa e colaborativa. Ao dividir os estudantes em grupos, a atividade permite a troca de ideias e estímulo à criatividade, enquanto cada equipe trabalha para desenvolver um curta-metragem ou podcast. A inclusão de metodologias específicas para alunos com autismo e TDH, como instruções claras e apoio visual, garante um ambiente de ensino adaptado às suas necessidades, promovendo uma aprendizagem significativa e inclusiva.

  • Divisão dos alunos em grupos.
  • Desenvolvimento de curta-metragens ou podcasts.
  • Utilização de apoio visual e instruções claras para alunos com necessidades específicas.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade foi planejado para se adequar de forma eficaz ao tempo disponível, totalizando quatro horas divididas em quatro aulas de uma hora cada. Esta divisão permite uma progressão gradual através das fases de introdução teórica, planejamento, execução e apresentações, possibilitando momentos regulares de descanso e revisão para adequar-se às necessidades de todos os alunos, especialmente daqueles com TDH e autismo.

  • Aula 1: Introdução teórica aos conceitos de linguagem.
  • Aula 2: Planejamento dos projetos em grupos.
  • Aula 3: Execução prática dos projetos.
  • Aula 4: Apresentações e feedback.

Avaliação

A avaliação dos alunos será contínua e formativa ao longo de toda a oficina. Os critérios incluirão a participação e colaboração em grupo, a aplicação adequada dos conceitos trabalhados (funções da linguagem, variedades e figuras de linguagem) nos projetos e a capacidade de refletir sobre o processo de criação. Exemplos de critérios específicos são a clareza e criatividade na comunicação, a coerência dos conteúdos apresentados e a capacidade de adaptar-se às diferentes funções da linguagem. Haverá também momentos de autoavaliação e avaliação por pares, incentivando a reflexão crítica e o feedback construtivo, que são fundamentais para o processo de aprendizagem autônoma.

Materiais e ferramentas:

Os recursos para a atividade vão desde materiais convencionais, como apostilas e quadros, até tecnologias atuais, como computadores e softwares de edição de vídeo e áudio. A ênfase em recursos audiovisuais é estratégica para permitir uma experiência prática abrangente na produção de mídias. Ferramentas de apoio visual para alunos autistas e com TDH também são essenciais, promovendo um ambiente de aprendizado acessível e inclusivo.

  • Apostilas e materiais de leitura suplementar.
  • Quadro branco e marcadores.
  • Computadores com acesso à internet.
  • Softwares de edição de vídeo e áudio.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo