Esta atividade visa proporcionar aos alunos do 1º ano do Ensino Médio uma experiência prática com a reescrita de trechos de obras literárias brasileiras, utilizando diferentes variedades linguísticas. Ao receberem trechos específicos, os participantes serão desafiados a manter o sentido original dos textos enquanto empregam distintas estruturas gramaticais e figuras de linguagem, promovendo um mergulho na diversidade linguística da língua portuguesa. Além de fortalecer a compreensão gramatical e literária, a oficina busca estimular a criatividade, a capacidade de síntese e a habilidade de produzir resenhas críticas. A finalização do exercício se dá com uma apresentação coletiva, onde cada aluno terá a oportunidade de compartilhar seu trabalho, justificando as escolhas linguísticas realizadas. Essa discussão propiciará um debate enriquecedor sobre o impacto da linguagem na percepção dos textos, reforçando o entendimento de que distintas escolhas podem refletir diferentes interpretações e sensações no leitor.
O objetivo desta oficina é ampliar a compreensão dos alunos acerca das estruturas e variedades linguísticas presentes na língua portuguesa, assim como desenvolver a capacidade de análise literária e criativa. Pretende-se que, ao final da atividade, os estudantes sejam capazes de reconhecer a importância da diversidade linguística e seu papel na construção de significados em diferentes contextos. Será também um momento para aprimorar habilidades de resumo e resenha, importantes tanto para o âmbito acadêmico quanto para a vida cotidiana.
O foco desta oficina está na exploração das múltiplas facetas da língua portuguesa, abordando conceitos de variedades linguísticas e figuras de linguagem. Além disso, haverá um enriquecimento do vocabulário e da capacidade argumentativa dos alunos através de práticas de reescrita criativa, resumo e resenha, fundamentais para a formação integral do estudante.
Utilizando a metodologia ativa, a oficina será conduzida de maneira interativa, propiciando ampla participação dos alunos. Inicialmente, serão discutidos os conceitos teóricos; posteriormente, os alunos receberão trechos literários para reescrever, utilizando diferentes variações da língua. Cada aluno, individualmente ou em grupos pequenos, deverá analisar, resumir, resenhar e reescrever os textos, culminando em apresentações para a turma, fomentando o debate e a reflexão crítica.
A atividade será realizada em três aulas de 40 minutos, distribuídas da seguinte forma: na primeira, teremos a apresentação dos conceitos e a distribuição dos trechos literários; na segunda, os alunos trabalharão na reescrita dos textos; e, finalmente, na terceira aula, acontecerão as apresentações e debates sobre o trabalho realizado.
A avaliação considerará a capacidade do aluno em manter o sentido original do texto ao realizar a reescrita em diferentes variedades linguísticas, a criatividade na escolha das estruturas gramaticais e figuras de linguagem, além da habilidade em resumir e resenhar o texto trabalhado. A clareza na justificativa das escolhas linguísticas durante as apresentações e a participação ativa nos debates também serão critérios importantes. Exemplos de reescritas bem-sucedidas e justificativas coerentes servirão como referências para avaliar o alcance dos objetivos da atividade.
Os recursos necessários para esta oficina incluem cópias dos trechos literários selecionados dos diferentes autores brasileiros, equipamentos de projeção para as apresentações e materiais de apoio didático sobre variedades linguísticas, estruturas gramaticais e figuras de linguagem. A utilização de um ambiente virtual para compartilhamento de ideias e textos também pode enriquecer a experiência.
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