Oficina de Paráfrases Literárias

Desenvolvida por: Fernan… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa e Literatura
Temática: Variedades Linguísticas e Reescrita Literária

Esta atividade visa proporcionar aos alunos do 1º ano do Ensino Médio uma experiência prática com a reescrita de trechos de obras literárias brasileiras, utilizando diferentes variedades linguísticas. Ao receberem trechos específicos, os participantes serão desafiados a manter o sentido original dos textos enquanto empregam distintas estruturas gramaticais e figuras de linguagem, promovendo um mergulho na diversidade linguística da língua portuguesa. Além de fortalecer a compreensão gramatical e literária, a oficina busca estimular a criatividade, a capacidade de síntese e a habilidade de produzir resenhas críticas. A finalização do exercício se dá com uma apresentação coletiva, onde cada aluno terá a oportunidade de compartilhar seu trabalho, justificando as escolhas linguísticas realizadas. Essa discussão propiciará um debate enriquecedor sobre o impacto da linguagem na percepção dos textos, reforçando o entendimento de que distintas escolhas podem refletir diferentes interpretações e sensações no leitor.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta oficina é ampliar a compreensão dos alunos acerca das estruturas e variedades linguísticas presentes na língua portuguesa, assim como desenvolver a capacidade de análise literária e criativa. Pretende-se que, ao final da atividade, os estudantes sejam capazes de reconhecer a importância da diversidade linguística e seu papel na construção de significados em diferentes contextos. Será também um momento para aprimorar habilidades de resumo e resenha, importantes tanto para o âmbito acadêmico quanto para a vida cotidiana.

  • Explorar a diversidade linguística da língua portuguesa.
  • Desenvolver a habilidade de análise literária e interpretação de textos.
  • Estimular a criatividade e a capacidade de reescrita mantendo o sentido original.
  • Aprimorar as habilidades de resumo e elaboração de resenhas críticas.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13LGG204: Dialogar e produzir entendimento mútuo, nas diversas linguagens (artísticas, corporais e verbais), com vistas ao interesse comum pautado em princípios e valores de equidade assentados na democracia e nos Direitos Humanos.
  • EM13LP01: Relacionar o texto, tanto na produção como na leitura/escuta, com suas condições de produção e seu contexto sócio-histórico de circulação (leitor/audiência previstos, objetivos, pontos de vista e perspectivas, papel social do autor, época, gênero do discurso etc.), de forma a ampliar as possibilidades de construção de sentidos e de análise crítica e produzir textos adequados a diferentes situações.
  • EM13LP29: Resumir e resenhar textos, por meio do uso de paráfrases, de marcas do discurso reportado e de citações, para uso em textos de divulgação de estudos e pesquisas.

Conteúdo Programático

O foco desta oficina está na exploração das múltiplas facetas da língua portuguesa, abordando conceitos de variedades linguísticas e figuras de linguagem. Além disso, haverá um enriquecimento do vocabulário e da capacidade argumentativa dos alunos através de práticas de reescrita criativa, resumo e resenha, fundamentais para a formação integral do estudante.

  • Variedades linguísticas no Brasil.
  • Estruturas gramaticais e figuras de linguagem.
  • Técnicas de resumo e resenha.
  • Práticas de reescrita criativa.

Metodologia

Utilizando a metodologia ativa, a oficina será conduzida de maneira interativa, propiciando ampla participação dos alunos. Inicialmente, serão discutidos os conceitos teóricos; posteriormente, os alunos receberão trechos literários para reescrever, utilizando diferentes variações da língua. Cada aluno, individualmente ou em grupos pequenos, deverá analisar, resumir, resenhar e reescrever os textos, culminando em apresentações para a turma, fomentando o debate e a reflexão crítica.

  • Discussão interativa sobre variedades linguísticas e estruturas gramaticais.
  • Reescrita individual ou em pequenos grupos de trechos literários.
  • Apresentações orais dos trabalhos desenvolvidos.
  • Debate coletivo sobre as escolhas linguísticas e suas repercussões.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em três aulas de 40 minutos, distribuídas da seguinte forma: na primeira, teremos a apresentação dos conceitos e a distribuição dos trechos literários; na segunda, os alunos trabalharão na reescrita dos textos; e, finalmente, na terceira aula, acontecerão as apresentações e debates sobre o trabalho realizado.

  • Aula 1: Introdução aos conceitos e distribuição dos trechos.
  • Aula 2: Atividade de reescrita dos trechos literários.
  • Aula 3: Apresentações dos trabalhos e debate.

Avaliação

A avaliação considerará a capacidade do aluno em manter o sentido original do texto ao realizar a reescrita em diferentes variedades linguísticas, a criatividade na escolha das estruturas gramaticais e figuras de linguagem, além da habilidade em resumir e resenhar o texto trabalhado. A clareza na justificativa das escolhas linguísticas durante as apresentações e a participação ativa nos debates também serão critérios importantes. Exemplos de reescritas bem-sucedidas e justificativas coerentes servirão como referências para avaliar o alcance dos objetivos da atividade.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para esta oficina incluem cópias dos trechos literários selecionados dos diferentes autores brasileiros, equipamentos de projeção para as apresentações e materiais de apoio didático sobre variedades linguísticas, estruturas gramaticais e figuras de linguagem. A utilização de um ambiente virtual para compartilhamento de ideias e textos também pode enriquecer a experiência.

  • Cópias dos trechos literários selecionados.
  • Equipamentos de projeção para as apresentações.
  • Materiais didáticos sobre linguagem e gramática.
  • Ambiente virtual para compartilhamento de trabalhos.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo