Pesquisa e Produção: Painel de Opiniões

Desenvolvida por: Lariss… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ciências Humanas e suas Tecnologias
Temática: Pesquisa de Campo sobre Temas Polêmicos Atuais

Esta atividade propõe que os alunos do 1º ano do Ensino Médio realizem uma pesquisa de campo dentro da escola ou comunidade sobre um tema polêmico atual. Eles deverão elaborar questionários como ferramenta de coleta de dados, promovendo a investigação direta de opiniões e perspectivas variadas. Após a coleta de dados, os estudantes analisarão os resultados obtidos, organizando-os em gráficos e destacando citações significativas das opiniões coletadas. A partir disso, será produzido um painel que incluirá, além dos gráficos e citações, uma análise escrita resumida sobre os principais insights adquiridos na pesquisa. O painel será apresentado para a turma, incentivando um espaço de discussão e reflexão sobre as diferentes visões relacionadas ao tema investigado. Este exercício estimula competências essenciais nos alunos, tais como a habilidade de pesquisa, análise crítica de informações e a capacidade de apresentar e discutir publicamente argumentos de forma respeitosa e fundamentada.

Objetivos de Aprendizagem

Os principais objetivos desta atividade incluem o desenvolvimento das habilidades de pesquisa e análise crítica, capacidade de elaborar instrumentos de coleta de dados, como questionários, além de estimular a interpretação gráfica de informações e a síntese de opiniões diversificadas. A atividade visa também aprimorar competências de apresentação oral dos alunos e promover um ambiente de respeito às diferenças, atuando diretamente na capacidade de ouvir, debater e reconsiderar posições frente a novos argumentos.

  • Elaborar e aplicar questionários como instrumento de pesquisa.
  • Analisar e interpretar dados de pesquisa.
  • Produzir painéis informativos com gráficos e análises escritas.
  • Desenvolver habilidades de apresentação e debate de ideias.
  • Fomentar o exercício da empatia e do respeito às diferentes perspectivas e opiniões.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13LGG303: Debater questões polêmicas de relevância social, analisando diferentes argumentos e opiniões, para formular, negociar e sustentar posições, frente à análise de perspectivas distintas.
  • EM13LP28: Organizar situações de estudo e utilizar procedimentos e estratégias de leitura adequados aos objetivos e à natureza do conhecimento em questão.
  • EM13LP33: Selecionar, elaborar e utilizar instrumentos de coleta de dados e informações (questionários, enquetes, mapeamentos, opinários) e de tratamento e análise dos conteúdos obtidos, que atendam adequadamente a diferentes objetivos de pesquisa.

Conteúdo Programático

A atividade envolverá fundamentos de metodologia de pesquisa, incluindo planejamento, elaboração de questionários, técnicas de coleta de dados e análise. Estudaremos a representação de dados em diferentes formatos gráficos, e como interpretar e tirar conclusões a partir destes. Será também explorado como formatar e apresentar informações de maneira clara e objetiva, além de trabalhar habilidades de comunicação ao discutir e debater as descobertas da pesquisa.

  • Metodologia de pesquisa social
  • Elaboração e aplicação de questionários
  • Análise e interpretação de dados
  • Produção e apresentação de painéis informativos
  • Discussão e debate de ideias

Metodologia

A abordagem metodológica será ativa, com a atividade 'Mão-na-massa', onde os alunos estarão diretamente envolvidos na concepção, execução e análise de sua pesquisa. O trabalho será realizado em equipes, fomentando a colaboração e a partilha de responsabilidades. Serão utilizados recursos digitais para a criação dos questionários, coleta e análise de dados, além da elaboração dos painéis. As apresentações finais promoverão um espaço interativo, permitindo o debate e a troca de ideias entre os alunos.

  • Trabalho em equipe
  • Uso de ferramentas digitais para pesquisa
  • Atividade prática 'Mão-na-massa'
  • Discussão guiada para reflexão e debate

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade totalizará 3 horas, divididas em aproximadamente 3.6 aulas de 50 minutos, distribuídas da seguinte forma: Aula 1 para introdução ao projeto e planejamento da pesquisa; Aulas 2 e 3 destinadas à coleta de dados e início da análise; Aula 4 para a finalização da análise, preparação dos painéis e planejamento das apresentações.

  • Aula 1: Introdução e planejamento da pesquisa.
  • Aulas 2 e 3: Coleta e análise inicial dos dados.
  • Aula 4: Finalização da análise, produção dos painéis e preparação das apresentações.

Avaliação

A avaliação será baseada na qualidade e integralidade dos questionários elaborados, eficácia na coleta e análise dos dados, criatividade e clareza na produção do painel, além da capacidade de apresentar e debater as informações de forma construtiva. A participação individual e em grupo durante todas as fases do projeto será considerada, assim como a capacidade de reflexão crítica e respeito às diferentes opiniões apresentadas durante as discussões.

Materiais e ferramentas:

Serão utilizados recursos digitais para a elaboração dos questionários e análise de dados, como plataformas online de pesquisa e ferramentas de criação de gráficos. Materiais para a confecção dos painéis, incluindo papel, canetas e materiais de colagem, também serão necessários. Além disso, será essencial o acesso a um espaço onde as apresentações possam ser realizadas, permitindo a interação e o debate entre os alunos.

  • Computadores ou tablets com acesso à internet
  • Plataformas online de criação de questionários e análise de dados
  • Materiais de papelaria para produção dos painéis
  • Espaço adequado para apresentações e debates

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo