Podcast em Sala: Vozes do Futuro

Desenvolvida por: Michel… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa e Tecnologia da Informação
Temática: Sonhos, Metas e Tecnologia

Esta atividade, intitulada 'Podcast em Sala: Vozes do Futuro', envolverá os alunos do 1º ano do Ensino Médio em um projeto prático e criativo onde eles trabalharão em grupos para produzir episódios de podcast. Os podcasts abordarão temas relacionados aos sonhos e metas dos estudantes e explorarão como a tecnologia pode ser uma ferramenta valiosa para alcançá-los. A atividade compreenderá várias fases: pesquisa sobre o tema, elaboração de roteiros, gravação dos episódios, e por último, a edição, onde os alunos aplicarão técnicas que garantam a clareza, entonação, ritmo e outros elementos cruciais da comunicação oral. O objetivo é desenvolver habilidades técnicas e criativas, bem como fomentar a capacidade de planejamento dos alunos. Além disso, busca-se incentivar uma reflexão crítica sobre o uso consciente e ético das tecnologias digitais. Ao final do projeto, os podcasts serão compartilhados com a turma, proporcionando uma oportunidade para que os alunos compartilhem suas experiências, aprendizados e objetivos, fortalecendo a comunidade escolar através da troca de ideias.

Objetivos de Aprendizagem

O projeto 'Podcast em Sala: Vozes do Futuro' almeja engajar alunos do 1º ano do Ensino Médio no desenvolvimento e aprimoramento de uma série de competências e habilidades, tanto no âmbito tecnológico como no linguístico. Os estudantes irão explorar e aplicar o uso consciente das tecnologias digitais, fomentando a sua competência crítica sobre o impacto destas na sociedade e em suas próprias vidas. A produção dos episódios de podcast permitirá aos alunos desenvolver habilidades de pesquisa, roteirização, gravação e edição, enfatizando a importância da clareza, entonação, e dos elementos essenciais da oralidade. Ademais, por meio desta atividade prática, espera-se promover o trabalho em equipe, a criatividade e a capacidade de planejamento, enquanto os alunos se projetam em seus sonhos e metas futuras, refletindo sobre como a tecnologia pode ser uma aliada para alcançá-los.

  • Desenvolver competências tecnológicas através do uso ético e crítico das TDIC.
  • Aprimorar habilidades de comunicação oral, focando em clareza, entonação e ritmo.
  • Estimular a capacidade de pesquisa, roteirização e produção de conteúdo audiovisual.
  • Fomentar o trabalho em equipe, planejamento e execução de projetos criativos.
  • Promover a reflexão sobre metas pessoais e o papel da tecnologia na realização destas.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13LGG701: Explorar tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC), compreendendo seus princípios e funcionalidades, e utilizá-las de modo ético, criativo, responsável e adequado a práticas de linguagem em diferentes contextos.
  • EM13LGG702: Avaliar o impacto das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC) na formação do sujeito e em suas práticas sociais, para fazer uso crítico dessa mídia em práticas de seleção, compreensão e produção de discursos em ambiente digital.
  • EM13LP16: Produzir e analisar textos orais, considerando sua adequação aos contextos de produção, à forma composicional e ao estilo do gênero em questão, à clareza, à progressão temática e à variedade linguística empregada, como também aos elementos relacionados à fala (modulação de voz, entonação, ritmo, altura e intensidade, respiração etc.) e à cinestesia (postura corporal, movimentos e gestualidade significativa, expressão facial, contato de olho com plateia etc.).

Conteúdo Programático

Na condução do projeto 'Podcast em Sala: Vozes do Futuro', abordaremos conteúdos significativos que englobam desde o uso ético e crítico das tecnologias digitais até a produção de textos orais, passando por técnicas de gravação e edição de áudio. Os alunos serão introduzidos a conceitos fundamentais sobre as TDIC, permitindo-lhes explorar diferentes ferramentas e plataformas digitais para a criação de seu conteúdo. Além disso, haverá um enfoque na linguagem oral, com objetivo de aprimorar elementos como clareza, entonação e ritmo, cruciais para a transmissão eficaz das mensagens através dos podcasts.

  • Uso ético e crítico das tecnologias digitais de informação e comunicação.
  • Princípios básicos da produção de texto oral: clareza, entonação e ritmo.
  • Técnicas de gravação e edição de áudio.
  • Planejamento e criação de roteiros para podcasts.
  • Reflexão sobre os sonhos e metas pessoais, e o papel da tecnologia em sua realização.

Metodologia

A abordagem metodológica para 'Podcast em Sala: Vozes do Futuro' combina uma série de práticas pedagógicas centradas no aluno, utilizando a Aprendizagem Baseada em Jogos para engajar os alunos de maneira lúdica e significativa. Grupos de alunos irão trabalhar juntos em todas as etapas do projeto, desde a concepção inicial até a gravação e edição final dos podcasts, fomentando um ambiente colaborativo. A reflexão e discussão em sala sobre os temas abordados e os processos de trabalho constituirão parte essencial da metodologia, incentivando o desenvolvimento crítico e criativo.

  • Formação de pequenos grupos para incentivar a colaboração e o compartilhamento de ideias.
  • Utilização de ferramentas digitais para pesquisa, gravação e edição dos podcasts.
  • Atividades práticas de planejamento e roteirização.
  • Sessões de escuta crítica e feedback entre os grupos.
  • Reflexões guiadas sobre o uso responsável da tecnologia.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade 'Podcast em Sala: Vozes do Futuro' será distribuída em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, dedicaremos tempo à introdução do projeto, formação dos grupos, escolha dos temas e início do planejamento e pesquisa. A segunda aula será focada na produção, gravação e edição final dos podcasts, seguida da apresentação dos trabalhos ao final da aula.

  • Aula 1: Introdução ao projeto, formação de grupos, escolha dos temas, início da pesquisa e planejamento.
  • Aula 2: Produção, gravação, edição dos podcasts e apresentação dos trabalhos.

Avaliação

A avaliação da atividade 'Podcast em Sala: Vozes do Futuro' será baseada em critérios claros e objetivos centrados no processo de aprendizagem e na qualidade final dos produtos. Serão considerados: aderência ao tema escolhido, qualidade do conteúdo informativo, criatividade na apresentação, clareza e entonação na oralidade, além do envolvimento do grupo durante todas as fases do projeto. A participação ativa no processo de feedback também será valorizada, assim como a reflexão sobre o uso da tecnologia de forma ética e consciente. Exemplos de excelentes trabalhos serão discutidos em classe como modelo de boas práticas.

Materiais e ferramentas:

Para a realização da atividade 'Podcast em Sala: Vozes do Futuro', diversos recursos serão necessários. Desde ferramentas digitais para a pesquisa, gravação e edição dos podcasts, até materiais de apoio para a concepção e planejamento dos roteiros. O acesso aos computadores com software de edição de áudio será fundamental, assim como uma conexão estável com a internet para pesquisa e acesso a tutoriais e recursos digitais que possam enriquecer o projeto dos alunos.

  • Computadores com acesso à internet.
  • Software de gravação e edição de áudio (ex.: Audacity, GarageBand).
  • Fones de ouvido para edição e avaliação dos podcasts.
  • Materiais para roteirização (papel, canetas, quadros).
  • Plataformas online para pesquisa e inspiração.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo