Na atividade 'Podcast Literário', os alunos do 1º ano do Ensino Médio irão se envolver em um processo colaborativo e criativo, onde produzirão um podcast sobre literatura. Divididos em pares ou trios, eles escolherão uma obra literária ou tema específico para discutir, incentivando a pesquisa aprofundada e a compreensão crítica do material literário escolhido. Durante todo o processo, os alunos serão responsáveis por pesquisar, escrever o roteiro e gravar o podcast, aproveitando as habilidades individuais de cada participante do grupo. Essa atividade foi desenhada para ser inclusiva, com planejamento para engajar alunos autistas no processo criativo, assegurando que todos tenham oportunidades iguais de participar e contribuir com suas perspectivas únicas. Seguindo a gravação, haverá um espaço para a apresentação e escuta compartilhada dos podcasts na turma, propiciando um ambiente de diálogo, onde o respeito às diferenças cognitivas é valorizado. Essa prática educativa visa integrar o uso da tecnologia com a literatura e as habilidades de comunicação, oferecendo uma experiência de aprendizagem rica e significativa para todos os alunos.
Os objetivos de aprendizagem para esta atividade buscam promover o desenvolvimento das competências leitoras e comunicativas dos estudantes, incentivando a capacidade de análise, síntese e apresentação oral de informações literárias. Ao participar do processo de criação de um podcast, os alunos são desafiados a pesquisar e interpretar criticamente obras literárias, a escrever de forma coesa e coerente, e a comunicar suas ideias de forma eficaz usando tecnologia de áudio.
O conteúdo programático desta atividade abrange a pesquisa e análise literária, a escrita de roteiro para mídias digitais e o desenvolvimento das habilidades de comunicação oral através de um formato de podcast. Cada etapa do processo é desenhada para facilitar o entendimento dos conceitos literários e das competências tecnológicas necessárias para a produção de um podcast eficaz.
A metodologia para esta atividade é essencialmente prática e colaborativa, envolvendo pesquisa, discussão, escrita, gravação e apresentação. Incentiva-se o trabalho em equipe, onde cada estudante contribui com suas habilidades únicas, especialmente promovendo a inclusão de alunos autistas no processo. O uso de tecnologias digitais não só motiva os alunos, como também os prepara para competências do século XXI.
O cronograma desta atividade está planejado em seis aulas de 60 minutos cada, permitindo que os alunos progridam de forma organizada e produtiva através de cada etapa, começando com a introdução e pesquisa, passando pela roteirização e gravação, culminando na apresentação dos podcasts.
A avaliação será realizada através de critérios específicos que incluem a qualidade da pesquisa e análise literária realizada, a clareza e criatividade na escrita do roteiro, a eficiência e originalidade na gravação do podcast, e a participação e colaboração dentro do grupo. Serão utilizados rubricas que permitem identificar o nível de proficiência em cada item avaliado. Por exemplo, na análise literária, espera-se que o aluno demonstre compreensão profunda do texto, enquanto no roteiro, busca-se coesão e originalidade. No produto final, avaliam-se clareza na comunicação e uso adequado dos recursos tecnológicos.
Para facilitar a produção do podcast, será necessário o acesso a uma variedade de ferramentas e materiais, incluindo tecnologia de gravação e edição, além de recursos literários para pesquisa. Todo o equipamento e materiais devem estar acessíveis a todos os alunos, assegurando equidade no acesso à aprendizagem.
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