Poesia em Cena: Performances Literárias

Desenvolvida por: Luany … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa e Literatura
Temática: Poesia Brasileira: do Romantismo à Contemporaneidade

Esta atividade visa proporcionar aos alunos do 1º ano do Ensino Médio a oportunidade de explorar a riqueza da poesia brasileira, percorrendo suas diversas fases, do romantismo até os dias atuais. Os estudantes serão divididos em grupos, e cada um será responsável por selecionar, analisar e realizar a performance de poemas que representem diferentes períodos literários. Esta tarefa não só incentivará a apreciação artística, mas também desenvolverá habilidades críticas, criativas e de oratória. Após as performances, uma roda de debate permitirá a discussão das escolhas artísticas e temáticas, bem como a relevância dos poemas para a compreensão da sociedade contemporânea. Através deste diálogo, os alunos poderão refletir sobre a influência da poesia na formação cultural e social, e como seus temas e estilos refletem questões universais da condição humana.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos desta atividade consistem em promover o conhecimento e a apreciação da literatura poética brasileira entre os alunos, desenvolver habilidades de análise literária e crítica, além de fomentar a criatividade e capacidade de expressão. A metodologia proposta visa incentivar uma aprendizagem ativa, na qual os alunos se tornam protagonistas de seu processo educativo, não apenas consumidores passivos de informações. Este processo inclui a capacidade de trabalhar em equipe, desenvolver habilidades de oratória e apresentação pública, e engajar-se em debates construtivos sobre as obras estudadas.

  • Conhecer a evolução da poesia brasileira desde o romantismo até a contemporaneidade.
  • Desenvolver habilidades analíticas e de interpretação textual.
  • Fomentar a criatividade na expressão artística e literária.
  • Praticar habilidades de oratória e apresentação em público.
  • Engajar em discussões críticas sobre temas e estilos poéticos.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático abrange o estudo da poesia brasileira em suas diversas fases históricas e estilísticas. A partir do romantismo, passando pelo parnasianismo, simbolismo, modernismo e chegando até a contemporaneidade, os alunos explorarão diferentes poèmes que marcam a literatura nacional. Esta jornada pela poesia visa não apenas proporcionar uma visão panorâmica da evolução literária, mas também instigar a análise das formas, temas e contextos que moldam a expressão poética ao longo do tempo.

  • Romantismo
  • Parnasianismo e Simbolismo
  • Modernismo
  • Poesia Contemporânea

Metodologia

A atividade será estruturada em torno da metodologia de aprendizagem baseada em projetos e da técnica da roda de debate. Os alunos, organizados em grupos, selecionarão os poemas e criarão suas performances, combinando elementos visuais, sonoros e de interpretação para enriquecer a apresentação. Após as performances, será realizada uma roda de debate onde os grupos discutirão as escolhas criativas, interpretações e a relevância dos temas dos poemas. Esta abordagem visa proporcionar um ambiente colaborativo de aprendizagem, estimulando a participação ativa dos alunos em todas as etapas do processo.

  • Divisão dos alunos em grupos
  • Seleção e análise de poemas
  • Preparação das performances
  • Apresentações dos grupos
  • Roda de debate

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada ao longo de 10 aulas de 60 minutos cada, distribuídas igualmente em duas semanas. Iniciaremos com a introdução ao projeto e divisão dos grupos, seguida pela seleção dos poemas e preparação das performances. As apresentações ocorrerão na penúltima aula, com a roda de debate sendo realizada na aula conclusiva.

  • Aula 1: Introdução ao projeto e formação dos grupos
  • Aulas 2-4: Seleção e análise dos poemas
  • Aulas 5-8: Preparação das performances
  • Aula 9: Apresentações dos grupos
  • Aula 10: Roda de debate e conclusão

Avaliação

A avaliação será baseada tanto no processo criativo e colaborativo quanto nas performances e participação na roda de debate. Cada grupo será avaliado pela originalidade e profundidade da análise literária demonstradas, pela criatividade e comunicação efetiva em suas performances, e pela contribuição construtiva durante o debate. Serão considerados também os aspectos de trabalho em equipe, respeito aos colegas e engajamento com o projeto. Exemplos de critérios incluem clareza na exposição de ideias, uso criativo de recursos na performance, e capacidade de articular conexões entre os poemas e questões atuais.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para a realização desta atividade incluem acesso a bibliotecas ou bases de dados online para a pesquisa de poemas, materiais para a criação de elementos visuais ou cênicos para as performances (como cartolina, tecidos, música), além de um espaço apropriado para as apresentações e debates. Tecnologias digitais, como gravadores de áudio ou vídeo, podem ser utilizados para gravar as performances e facilitar a análise e discussão posterior.

  • Acesso à biblioteca ou base de dados online
  • Materiais para criação de cenário e figurino
  • Equipamentos de áudio/vídeo para gravação das apresentações
  • Espaço adequado para apresentações e debates

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo