Esta atividade visa proporcionar aos alunos do 1º ano do Ensino Médio a oportunidade de explorar a riqueza da poesia brasileira, percorrendo suas diversas fases, do romantismo até os dias atuais. Os estudantes serão divididos em grupos, e cada um será responsável por selecionar, analisar e realizar a performance de poemas que representem diferentes períodos literários. Esta tarefa não só incentivará a apreciação artística, mas também desenvolverá habilidades críticas, criativas e de oratória. Após as performances, uma roda de debate permitirá a discussão das escolhas artísticas e temáticas, bem como a relevância dos poemas para a compreensão da sociedade contemporânea. Através deste diálogo, os alunos poderão refletir sobre a influência da poesia na formação cultural e social, e como seus temas e estilos refletem questões universais da condição humana.
Os objetivos desta atividade consistem em promover o conhecimento e a apreciação da literatura poética brasileira entre os alunos, desenvolver habilidades de análise literária e crítica, além de fomentar a criatividade e capacidade de expressão. A metodologia proposta visa incentivar uma aprendizagem ativa, na qual os alunos se tornam protagonistas de seu processo educativo, não apenas consumidores passivos de informações. Este processo inclui a capacidade de trabalhar em equipe, desenvolver habilidades de oratória e apresentação pública, e engajar-se em debates construtivos sobre as obras estudadas.
O conteúdo programático abrange o estudo da poesia brasileira em suas diversas fases históricas e estilísticas. A partir do romantismo, passando pelo parnasianismo, simbolismo, modernismo e chegando até a contemporaneidade, os alunos explorarão diferentes poèmes que marcam a literatura nacional. Esta jornada pela poesia visa não apenas proporcionar uma visão panorâmica da evolução literária, mas também instigar a análise das formas, temas e contextos que moldam a expressão poética ao longo do tempo.
A atividade será estruturada em torno da metodologia de aprendizagem baseada em projetos e da técnica da roda de debate. Os alunos, organizados em grupos, selecionarão os poemas e criarão suas performances, combinando elementos visuais, sonoros e de interpretação para enriquecer a apresentação. Após as performances, será realizada uma roda de debate onde os grupos discutirão as escolhas criativas, interpretações e a relevância dos temas dos poemas. Esta abordagem visa proporcionar um ambiente colaborativo de aprendizagem, estimulando a participação ativa dos alunos em todas as etapas do processo.
A atividade será realizada ao longo de 10 aulas de 60 minutos cada, distribuídas igualmente em duas semanas. Iniciaremos com a introdução ao projeto e divisão dos grupos, seguida pela seleção dos poemas e preparação das performances. As apresentações ocorrerão na penúltima aula, com a roda de debate sendo realizada na aula conclusiva.
A avaliação será baseada tanto no processo criativo e colaborativo quanto nas performances e participação na roda de debate. Cada grupo será avaliado pela originalidade e profundidade da análise literária demonstradas, pela criatividade e comunicação efetiva em suas performances, e pela contribuição construtiva durante o debate. Serão considerados também os aspectos de trabalho em equipe, respeito aos colegas e engajamento com o projeto. Exemplos de critérios incluem clareza na exposição de ideias, uso criativo de recursos na performance, e capacidade de articular conexões entre os poemas e questões atuais.
Os recursos necessários para a realização desta atividade incluem acesso a bibliotecas ou bases de dados online para a pesquisa de poemas, materiais para a criação de elementos visuais ou cênicos para as performances (como cartolina, tecidos, música), além de um espaço apropriado para as apresentações e debates. Tecnologias digitais, como gravadores de áudio ou vídeo, podem ser utilizados para gravar as performances e facilitar a análise e discussão posterior.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula