Revivendo o Classicismo

Desenvolvida por: Carlos… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagens e suas Tecnologias
Temática: Classicismo e sua adaptação para o contexto atual

Nesta atividade de Aprendizagem Baseada em Projetos, os alunos do 1º ano do Ensino Médio serão desafiados a mergulhar no universo do Classicismo, compreendendo seus principais conceitos, autores e obras mais significativas. Com base nesse conhecimento, cada grupo de alunos terá a missão de criar uma apresentação moderna de uma obra clássica. A adaptação pode se dar em diferentes formas, como vídeo, teatro, podcast ou blog, e deverá empregar uma variedade de linguagens - visuais, verbais, sonoras, gestuais - para transmitir a essência da obra escolhida para o contexto contemporâneo. Este projeto visa não apenas a compreensão profunda do Classicismo e de sua importância histórica, mas também promover o desenvolvimento de habilidades críticas e criativas dos alunos, permitindo que interpretem e produzam discursos utilizando diferentes formatos.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é permitir que os alunos desenvolvam uma compreensão aprofundada dos temas, contextos e estilos do Classicismo, estimulando a habilidade de análise crítica e interpretação de obras clássicas e sua aplicação no mundo contemporâneo. Espera-se que os alunos melhorem suas habilidades de comunicação, trabalhando com diversas linguagens ao adaptar e apresentar as obras clássicas. Além disso, a atividade promove a colaboração e o pensamento crítico, capacitando os alunos a dialogar e construir significados coletivamente, respeitando os diferentes pontos de vista e fomentando a criatividade.

  • Compreender os principais conceitos do Classicismo, bem como suas obras e autores mais significativos.
  • Desenvolver habilidades de análise crítica e interpretação de textos clássicos.
  • Aprimorar habilidades de comunicação e expressão usando variadas linguagens.
  • Promover o trabalho em equipe, a criatividade e o pensamento crítico.
  • Adaptar e reinventar obras clássicas para o contexto atual, explorando sua relevância.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13LGG101: Compreender e analisar processos de produção e circulação de discursos, nas diferentes linguagens, para fazer escolhas fundamentadas em função de interesses pessoais e coletivos.
  • EM13LGG103: Analisar o funcionamento das linguagens, para interpretar e produzir criticamente discursos em textos de diversas semioses (visuais, verbais, sonoras, gestuais).
  • EM13LGG204: Dialogar e produzir entendimento mútuo, nas diversas linguagens (artísticas, corporais e verbais), com vistas ao interesse comum pautado em princípios e valores de equidade assentados na democracia e nos Direitos Humanos.

Conteúdo Programático

Este plano de aula abordará aspectos fundamentais do Classicismo, um movimento artístico e cultural que surgiu na Europa, principalmente na Itália, durante o Renascimento. Serão explorados os principais autores e obras do período, contextualizando-os historicamente e destacando suas características mais marcantes. Além disso, a atividade possibilitará aos alunos a chance de aplicar os conhecimentos adquiridos na adaptação e criação de projetos que retomam essas obras clássicas, transpondo-as para o contexto contemporâneo, utilizando diversas formas de expressão.

  • Introdução ao Classicismo: contexto histórico e características.
  • Principais autores e obras do Classicismo.
  • Análise de textos clássicos selecionados.
  • Técnicas de adaptação de obras clássicas para diferentes linguagens e formatos.
  • Apresentação e discussão de projetos de adaptação.

Metodologia

A metodologia deste plano de aula será baseada na Aprendizagem Baseada em Projetos e na Sala de Aula Invertida. Inicialmente, será fornecido material de estudo prévio aos alunos, que deverão chegar à aula com uma noção básica sobre o Classicismo. Em seguida, os estudantes serão divididos em grupos e orientados na escolha de uma obra clássica para adaptação. Cada grupo planejará e executará a adaptação de sua escolha, realizando pesquisas adicionais quando necessário e utilizando as aulas para discussões e desenvolvimento do projeto. O professor atuará como facilitador, provendo recursos, feedback e orientação ao longo do processo.

  • Estudo dirigido sobre o Classicismo.
  • Divisão dos alunos em grupos e escolha da obra a ser adaptada.
  • Planejamento e desenvolvimento dos projetos de adaptação.
  • Sessões de orientação e feedback com o professor.
  • Apresentações finais dos projetos.

Aulas e Sequências Didáticas

Com um total de carga horária de 2 horas, distribuídas em 2.4 aulas de 50 minutos, o cronograma será detalhadamente planejado para permitir uma imersão efetiva no conteúdo e no desenvolvimento dos projetos. A primeira aula será dedicada à introdução teórica e à divisão de grupos. As aulas seguintes focarão no desenvolvimento dos projetos com mentoria contínua. A última parte da última aula será reservada para as apresentações finais.

  • Aula 1: Introdução ao Classicismo e formação dos grupos.
  • Aula 2: Início do desenvolvimento dos projetos.
  • Aula 3: Continuação do desenvolvimento dos projetos e preparação para as apresentações.
  • Aula 4: Apresentações finais dos projetos.

Avaliação

A avaliação será baseada em critérios claros e previamente comunicados aos alunos, incluindo compreensão dos conceitos fundamentais do Classicismo, criatividade na adaptação, eficácia na utilização de diferentes linguagens e qualidade da apresentação final. Serão considerados tanto o produto final quanto o processo de desenvolvimento, incluindo o trabalho em equipe, o empenho individual e a habilidade de resolver problemas de forma criativa. A participação ativa e o envolvimento durante todas as etapas do projeto também serão valorizados.

Materiais e ferramentas:

Para a execução desta atividade, será necessário disponibilizar diferentes tipos de recursos, incluindo materiais de leitura sobre o Classicismo, acesso a exemplos de obras clássicas (textos, imagens, músicas), tecnologias para criação dos projetos (softwares de edição de vídeo/áudio, plataformas de blog, etc.) e espaços para ensaios e apresentações. Também serão utilizados recursos online como artigos, vídeos explicativos e bases de dados de domínio público para pesquisa.

  • Textos e vídeos introdutórios sobre Classicismo.
  • Exemplos de obras clássicas em diversos formatos.
  • Acesso a softwares de edição de vídeos e áudios.
  • Acesso a plataformas de blogs e sites de podcasts.
  • Espaços físicos para ensaios e apresentações.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo