Nesta atividade de Aprendizagem Baseada em Projetos, os alunos do 1º ano do Ensino Médio serão desafiados a mergulhar no universo do Classicismo, compreendendo seus principais conceitos, autores e obras mais significativas. Com base nesse conhecimento, cada grupo de alunos terá a missão de criar uma apresentação moderna de uma obra clássica. A adaptação pode se dar em diferentes formas, como vídeo, teatro, podcast ou blog, e deverá empregar uma variedade de linguagens - visuais, verbais, sonoras, gestuais - para transmitir a essência da obra escolhida para o contexto contemporâneo. Este projeto visa não apenas a compreensão profunda do Classicismo e de sua importância histórica, mas também promover o desenvolvimento de habilidades críticas e criativas dos alunos, permitindo que interpretem e produzam discursos utilizando diferentes formatos.
O objetivo desta atividade é permitir que os alunos desenvolvam uma compreensão aprofundada dos temas, contextos e estilos do Classicismo, estimulando a habilidade de análise crítica e interpretação de obras clássicas e sua aplicação no mundo contemporâneo. Espera-se que os alunos melhorem suas habilidades de comunicação, trabalhando com diversas linguagens ao adaptar e apresentar as obras clássicas. Além disso, a atividade promove a colaboração e o pensamento crítico, capacitando os alunos a dialogar e construir significados coletivamente, respeitando os diferentes pontos de vista e fomentando a criatividade.
Este plano de aula abordará aspectos fundamentais do Classicismo, um movimento artístico e cultural que surgiu na Europa, principalmente na Itália, durante o Renascimento. Serão explorados os principais autores e obras do período, contextualizando-os historicamente e destacando suas características mais marcantes. Além disso, a atividade possibilitará aos alunos a chance de aplicar os conhecimentos adquiridos na adaptação e criação de projetos que retomam essas obras clássicas, transpondo-as para o contexto contemporâneo, utilizando diversas formas de expressão.
A metodologia deste plano de aula será baseada na Aprendizagem Baseada em Projetos e na Sala de Aula Invertida. Inicialmente, será fornecido material de estudo prévio aos alunos, que deverão chegar à aula com uma noção básica sobre o Classicismo. Em seguida, os estudantes serão divididos em grupos e orientados na escolha de uma obra clássica para adaptação. Cada grupo planejará e executará a adaptação de sua escolha, realizando pesquisas adicionais quando necessário e utilizando as aulas para discussões e desenvolvimento do projeto. O professor atuará como facilitador, provendo recursos, feedback e orientação ao longo do processo.
Com um total de carga horária de 2 horas, distribuídas em 2.4 aulas de 50 minutos, o cronograma será detalhadamente planejado para permitir uma imersão efetiva no conteúdo e no desenvolvimento dos projetos. A primeira aula será dedicada à introdução teórica e à divisão de grupos. As aulas seguintes focarão no desenvolvimento dos projetos com mentoria contínua. A última parte da última aula será reservada para as apresentações finais.
A avaliação será baseada em critérios claros e previamente comunicados aos alunos, incluindo compreensão dos conceitos fundamentais do Classicismo, criatividade na adaptação, eficácia na utilização de diferentes linguagens e qualidade da apresentação final. Serão considerados tanto o produto final quanto o processo de desenvolvimento, incluindo o trabalho em equipe, o empenho individual e a habilidade de resolver problemas de forma criativa. A participação ativa e o envolvimento durante todas as etapas do projeto também serão valorizados.
Para a execução desta atividade, será necessário disponibilizar diferentes tipos de recursos, incluindo materiais de leitura sobre o Classicismo, acesso a exemplos de obras clássicas (textos, imagens, músicas), tecnologias para criação dos projetos (softwares de edição de vídeo/áudio, plataformas de blog, etc.) e espaços para ensaios e apresentações. Também serão utilizados recursos online como artigos, vídeos explicativos e bases de dados de domínio público para pesquisa.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula