Roda das Perspectivas: Mergulhando na Literatura Brasileira

Desenvolvida por: Jariel… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagens e suas Tecnologias
Temática: História da Literatura Brasileira

Esta atividade tem como foco principal promover um entendimento aprofundado e crítico sobre a Literatura Brasileira, por meio de uma metodologia ativa: a Roda de Debate. Os alunos serão organizados em grupos, com cada grupo responsável por investigar um período literário específico da literatura brasileira, como o Barroco, Romantismo, Modernismo, entre outros. Será essencial que cada grupo pesquise sobre o contexto histórico, autores proeminentes e suas obras mais significativas do período designado. Esse levantamento servirá de base para os alunos elaborarem argumentos sólidos que defendam a relevância e o impacto contínuo desses períodos na sociedade atual. Posteriormente, numa Roda de Debate, os grupos apresentarão suas descobertas e argumentos, fomentando um ambiente rico em troca de perspectivas. A atividade visa não somente a compreensão da evolução literária, mas também o reconhecimento de seu papel no contexto social, político e cultural ao longo do tempo.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo desta atividade é proporcionar aos alunos um entendimento abrangente e crítico sobre diversos períodos da literatura brasileira, enfatizando a relevância histórica, cultural e social desses períodos. Através da pesquisa e do debate, busca-se desenvolver habilidades analíticas, de argumentação e de compreensão crítica, além de incentivar o interesse pela literatura como um meio de compreender as diversas camadas da sociedade brasileira e suas transformações ao longo do tempo.

  • Compreender os diferentes períodos da literatura brasileira e seus contextos históricos.
  • Analisar o impacto social, político e cultural das obras literárias nesses períodos.
  • Desenvolver habilidades de pesquisa, síntese e apresentação de informações.
  • Estimular o pensamento crítico e a capacidade argumentativa.
  • Promover o entendimento da literatura como reflexo e influenciador da sociedade.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13LGG101: Compreender e analisar processos de produção e circulação de discursos, nas diferentes linguagens, para fazer escolhas fundamentadas em função de interesses pessoais e coletivos.
  • EM13LGG103: Analisar o funcionamento das linguagens, para interpretar e produzir criticamente discursos em textos de diversas semioses (visuais, verbais, sonoras, gestuais).
  • EM13LGG104: Utilizar as diferentes linguagens, levando em conta seus funcionamentos, para a compreensão e produção de textos e discursos em diversos campos de atuação social.

Conteúdo Programático

A atividade será desenvolvida com foco nos diferentes períodos da literatura brasileira, cada um com suas particularidades, autores renomados e obras que marcaram época. Ao estudar o contexto histórico, o impacto e a relevância desses períodos, os alunos terão a oportunidade de compreender a literatura não apenas como manifestação artística, mas como um registro social e político de seu tempo.

  • Contexto histórico dos períodos literários brasileiros.
  • Principais autores e obras de cada período.
  • Impacto cultural, social e político da literatura.
  • Métodos de pesquisa e elaboração de argumentos.
  • Técnicas para um debate produtivo e respeitoso.

Metodologia

Os alunos serão inicialmente divididos em grupos e cada um receberá um período literário para explorar. Eles deverão realizar pesquisas abrangentes sobre seu período, focando em entender o contexto histórico, os autores e as obras mais impactantes. Com base nessa pesquisa, os grupos prepararão uma apresentação que defenda a importância de seu período literário, culminando numa Roda de Debate onde essas perspectivas serão compartilhadas e discutidas. A metodologia ativa de aprendizagem potencializa o engajamento dos alunos, enquanto desenvolve habilidades essenciais.

  • Divisão em grupos e atribuição dos períodos literários.
  • Pesquisa e análise de contexto histórico, autores e obras.
  • Preparação de apresentações defendendo a relevância do período estudado.
  • Realização de uma Roda de Debate para troca de perspectivas.
  • Mediação do professor para guiar as discussões e assegurar um ambiente respeitoso.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em duas sessões de 50 minutos cada. Na primeira, haverá a divisão de grupos e a explicação da tarefa, seguida pela pesquisa e preparação. A segunda sessão será dedicada exclusivamente ao debate, permitindo que cada grupo apresente seus argumentos e participe da discussão. Esse formato assegura tempo adequado para pesquisa e debate, essenciais para o sucesso da atividade.

  • Aula 1: Introdução à atividade, divisão de grupos e início da pesquisa.
  • Aula 2: Continuação da pesquisa e preparação para o debate.
  • Aula 3: Realização da Roda de Debate.

Avaliação

A avaliação será baseada na qualidade e profundidade da pesquisa realizada, na clareza e persuasão dos argumentos apresentados durante o debate, e na participação ativa de todos os membros do grupo. Será considerado também o respeito pelas opiniões alheias e a habilidade de responder criticamente aos argumentos dos outros grupos. Exemplos de critérios de avaliação incluem a abrangência da pesquisa, a eficácia da argumentação, a contribuição individual para o grupo e a participação no debate.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários acesso à internet para pesquisa, materiais para anotação, e um espaço adequado para a realização da Roda de Debate. Recursos adicionais incluem acesso a bibliotecas ou acervos digitais com obras e textos críticos sobre os períodos literários estudados, além de suporte multimídia para a apresentação dos grupos.

  • Acesso à internet para pesquisas.
  • Materiais para anotação (cadernos, lápis, etc.).
  • Acesso a bibliotecas ou acervos digitais.
  • Espaço apropriado para a realização da Roda de Debate.
  • Suporte multimídia para apresentações.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo