Esta atividade tem como foco principal promover um entendimento aprofundado e crítico sobre a Literatura Brasileira, por meio de uma metodologia ativa: a Roda de Debate. Os alunos serão organizados em grupos, com cada grupo responsável por investigar um período literário específico da literatura brasileira, como o Barroco, Romantismo, Modernismo, entre outros. Será essencial que cada grupo pesquise sobre o contexto histórico, autores proeminentes e suas obras mais significativas do período designado. Esse levantamento servirá de base para os alunos elaborarem argumentos sólidos que defendam a relevância e o impacto contínuo desses períodos na sociedade atual. Posteriormente, numa Roda de Debate, os grupos apresentarão suas descobertas e argumentos, fomentando um ambiente rico em troca de perspectivas. A atividade visa não somente a compreensão da evolução literária, mas também o reconhecimento de seu papel no contexto social, político e cultural ao longo do tempo.
O principal objetivo desta atividade é proporcionar aos alunos um entendimento abrangente e crítico sobre diversos períodos da literatura brasileira, enfatizando a relevância histórica, cultural e social desses períodos. Através da pesquisa e do debate, busca-se desenvolver habilidades analíticas, de argumentação e de compreensão crítica, além de incentivar o interesse pela literatura como um meio de compreender as diversas camadas da sociedade brasileira e suas transformações ao longo do tempo.
A atividade será desenvolvida com foco nos diferentes períodos da literatura brasileira, cada um com suas particularidades, autores renomados e obras que marcaram época. Ao estudar o contexto histórico, o impacto e a relevância desses períodos, os alunos terão a oportunidade de compreender a literatura não apenas como manifestação artística, mas como um registro social e político de seu tempo.
Os alunos serão inicialmente divididos em grupos e cada um receberá um período literário para explorar. Eles deverão realizar pesquisas abrangentes sobre seu período, focando em entender o contexto histórico, os autores e as obras mais impactantes. Com base nessa pesquisa, os grupos prepararão uma apresentação que defenda a importância de seu período literário, culminando numa Roda de Debate onde essas perspectivas serão compartilhadas e discutidas. A metodologia ativa de aprendizagem potencializa o engajamento dos alunos, enquanto desenvolve habilidades essenciais.
A atividade será realizada em duas sessões de 50 minutos cada. Na primeira, haverá a divisão de grupos e a explicação da tarefa, seguida pela pesquisa e preparação. A segunda sessão será dedicada exclusivamente ao debate, permitindo que cada grupo apresente seus argumentos e participe da discussão. Esse formato assegura tempo adequado para pesquisa e debate, essenciais para o sucesso da atividade.
A avaliação será baseada na qualidade e profundidade da pesquisa realizada, na clareza e persuasão dos argumentos apresentados durante o debate, e na participação ativa de todos os membros do grupo. Será considerado também o respeito pelas opiniões alheias e a habilidade de responder criticamente aos argumentos dos outros grupos. Exemplos de critérios de avaliação incluem a abrangência da pesquisa, a eficácia da argumentação, a contribuição individual para o grupo e a participação no debate.
Para a realização desta atividade, serão necessários acesso à internet para pesquisa, materiais para anotação, e um espaço adequado para a realização da Roda de Debate. Recursos adicionais incluem acesso a bibliotecas ou acervos digitais com obras e textos críticos sobre os períodos literários estudados, além de suporte multimídia para a apresentação dos grupos.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula