A atividade tem como objetivo principal estimular a reflexão crítica e o diálogo entre os alunos a partir da leitura coletiva de trechos da crônica 'Na Minha Pele', de Lázaro Ramos. Durante a atividade, os estudantes serão incentivados a compartilhar suas próprias experiências e visões de mundo com relação aos temas de racismo e preconceito. Este é um ambiente para promover a empatia e a troca de perspectivas diferentes dentro do contexto social atual. A roda de conversa serve como um palco onde cada aluno pode expressar suas opiniões e se engajar em discussões que instigam o pensamento crítico e promovem a compreensão cultural e social. Além disso, a atividade visa conectar o conteúdo literário com os contextos sociais e históricos de produção e circulação, enriquecendo a experiência de aprendizagem.
Os objetivos de aprendizagem desta atividade centram-se no desenvolvimento da capacidade dos alunos de relacionar o texto literário com suas condições de produção e os contextos sócio-históricos. Busca-se fomentar uma compreensão mais profunda e crítica dos textos, bem como incentivar a produção de discursos adequados a diversas situações. Além disso, os alunos serão motivados a analisar obras literárias de diferentes matrizes culturais, promovendo um diálogo entre passado e presente, e aplicando ferramentas de crítica literária.
A escolha do conteúdo programático tem como base a necessidade de discutir temas pertinentes à sociedade e que estejam presentes no cotidiano dos alunos, como racismo e preconceito. A análise da obra 'Na Minha Pele' proporciona um exemplo concreto de como essas questões são abordadas na literatura. A reflexão sobre as diferentes experiências culturais ensina os alunos a reconhecer e analisar as disparidades sociais e a desenvolver as habilidades de empatia e compreensão crítica.
A aula será dividida em momentos de leitura, discussão e reflexão. No início, haverá a leitura coletiva da crônica para familiarizar os alunos com o texto e os temas principais. Em seguida, será organizada uma roda de conversa permitindo que os estudantes compartilhem suas ideias e experiências. A metodologia está ancorada em práticas dialógicas e colaborativas de ensino, incentivando a participação ativa de todos os alunos.
O cronograma foi desenhado para proporcionar um equilíbrio entre leitura, discussão e reflexão, de maneira que os alunos tenham tempo adequado para absorver e debater os conteúdos propostos. Cada uma das três aulas de 40 minutos é estruturada para maximizar o engajamento e a aprendizagem ativa dos participantes.
A avaliação dos alunos será qualitativa, com foco na participação ativa durante a roda de conversa, a capacidade de conectar as discussões a experiências pessoais e a compreensão dos temas abordados. Exemplos de critérios incluem a relevância das contribuições durante as discussões, a capacidade de escuta ativa e de empatia demonstrada e a qualidade da análise crítica nos textos escritos produzidos ao final da atividade. A clareza e coesão do discurso, bem como a habilidade de inter-relacionar os conceitos discutidos com a narrativa pessoal, também serão elementos chave na avaliação.
Os recursos para esta atividade são selecionados para garantir que os alunos possam acessar e compreender o texto e que possam participar efetivamente nas discussões. Isto inclui materiais impressos e audiovisuais, bem como um ambiente propício ao diálogo aberto e seguro, que estimulem a participação de todos.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula