Script do Folclore: Criando Diálogos

Desenvolvida por: Mirtha… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Folclore Brasileiro e Produção Textual

Esta atividade tem como objetivo aproximar os alunos do 1º ano do Ensino Médio das lendas do folclore brasileiro, promovendo o desenvolvimento de habilidades de escrita criativa, leitura crítica e performance teatral. A partir de vídeos e textos sobre o folclore brasileiro, os estudantes serão instigados a explorar a riqueza cultural e linguística das lendas nacionais. Organizados em pequenos grupos, eles serão desafiados a criar roteiros de diálogos entre personagens dessas lendas, adaptando a linguagem e os contextos para tornar as histórias relevantes e interessantes para o público atual. Os estudantes deverão apresentar os roteiros em forma de performance, o que permitirá a aplicação prática das características estudadas e a apropriação criativa do conteúdo. Após as apresentações, haverá uma discussão coletiva sobre as escolhas linguísticas e culturais feitas em cada roteiro, enfatizando a importância do uso adequado da língua em diferentes contextos e o respeito pela diversidade cultural e linguística.

Objetivos de Aprendizagem

O foco desta atividade é promover o entendimento do folclore brasileiro como elemento essencial da identidade cultural do país, além de desenvolver habilidades de escrita criativa, leitura crítica, interpretação e expressão oral. Espera-se que os alunos sejam capazes de reconhecer e valorizar a diversidade cultural e linguística do Brasil, empregar adequadamente diferentes registros linguísticos em situações específicas e explorar criativamente as possibilidades da linguagem na construção de diálogos e na performance teatral.

  • Compreender a importância do folclore brasileiro para a cultura nacional
  • Desenvolver habilidades de escrita criativa focadas na produção de diálogos
  • Explorar a linguagem teatral através da performance de roteiros
  • Exercitar a capacidade de trabalhar em equipe durante a criação dos roteiros
  • Refletir sobre o uso adequado da linguagem em diferentes contextos

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13LGG401: Analisar criticamente textos de modo a compreender e caracterizar as línguas como fenômeno (geo)político, histórico, social, cultural, variável, heterogêneo e sensível aos contextos de uso.
  • EM13LGG402: Empregar, nas interações sociais, a variedade e o estilo de língua adequados à situação comunicativa, ao(s) interlocutor(es) e ao gênero do discurso, respeitando os usos das línguas por esse(s) interlocutor(es) e sem preconceito linguístico.

Conteúdo Programático

A atividade se fundamenta no estudo das lendas do folclore brasileiro, enriquecendo a compreensão dos alunos sobre a diversidade cultural e as manifestações artísticas e linguísticas presentes no país. Abordará a análise textual para identificação de características linguísticas, a criação textual focada em diálogos entre personagens folclóricos e a expressão oral por meio da performance teatral. Este conteúdo tem o intuito de estimular o pensamento crítico, a criatividade e a capacidade de adaptação da linguagem a diferentes contextos e gêneros discursivos.

  • Introdução ao folclore brasileiro e suas principais lendas
  • Análise textual de lendas e características linguísticas presentes
  • Técnicas de escrita criativa para elaboração de diálogos
  • Noções básicas de performance teatral e expressão corporal
  • Discussão sobre registros linguísticos e adequação ao contexto

Metodologia

A metodologia ativa Sala de Aula Invertida será adotada nesta atividade, onde os alunos primeiro explorarão de forma autônoma vídeos e textos sobre o folclore brasileiro como preparação. Em sala de aula, serão organizados em pequenos grupos para criar roteiros de diálogo entre personagens folclóricos, utilizando a linguagem e contextos adaptados. Esta abordagem promove a autonomia do aluno, a colaboração entre pares e uma aprendizagem significativa, culminando na apresentação dos roteiros e na discussão sobre as escolhas linguísticas e culturais feitas.

  • Preparação prévia com vídeos e textos sobre lendas do folclore
  • Formação de pequenos grupos para a criação colaborativa de roteiros
  • Orientação sobre escrita criativa e performance de diálogos
  • Apresentações dos roteiros em forma de performance teatral
  • Debate sobre as escolhas linguísticas e culturais após as apresentações

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, os alunos trabalharão na criação dos roteiros de diálogo, com orientações sobre escrita criativa e performance. A segunda aula será dedicada às apresentações dos roteiros e à discussão das escolhas linguísticas e culturais.

  • Aula 1: Criação dos roteiros de diálogos entre personagens folclóricos.
  • Aula 2: Apresentação dos roteiros e discussão das escolhas linguísticas.

Avaliação

A avaliação dos alunos será baseada na elaboração criativa dos roteiros de diálogo, considerando a originalidade, a coerência com as características das lendas folclóricas e a adequação linguística ao gênero proposto. A performance teatral será avaliada pela expressão corporal e oral, além da capacidade de engajamento com o público. Por fim, a participação na discussão sobre as escolhas linguísticas e culturais contribuirá para a avaliação do entendimento crítico sobre o uso variado da língua. O professor deve fornecer feedback construtivo individual e coletivo, incentivando a reflexão sobre os aprendizados adquiridos.

Materiais e ferramentas:

Para a execução desta atividade, serão necessários recursos como acesso a internet e projeção de vídeos para a preparação prévia, materiais para escrita e desenho para a criação dos roteiros, espaço adequado para as apresentações teatrais e critérios claros de avaliação para orientar os estudantes. O uso de figurinos e adereços, embora não obrigatório, pode enriquecer as performances, incentivando a criatividade e o envolvimento dos alunos.

  • Acesso a internet e projeção de vídeos sobre o folclore brasileiro
  • Materiais de escrita e desenho
  • Espaço para apresentações teatrais
  • Critérios de avaliação detalhados
  • Figurinos e adereços (opcionais)

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo