Esta atividade tem como objetivo aproximar os alunos do 1º ano do Ensino Médio das lendas do folclore brasileiro, promovendo o desenvolvimento de habilidades de escrita criativa, leitura crítica e performance teatral. A partir de vídeos e textos sobre o folclore brasileiro, os estudantes serão instigados a explorar a riqueza cultural e linguística das lendas nacionais. Organizados em pequenos grupos, eles serão desafiados a criar roteiros de diálogos entre personagens dessas lendas, adaptando a linguagem e os contextos para tornar as histórias relevantes e interessantes para o público atual. Os estudantes deverão apresentar os roteiros em forma de performance, o que permitirá a aplicação prática das características estudadas e a apropriação criativa do conteúdo. Após as apresentações, haverá uma discussão coletiva sobre as escolhas linguísticas e culturais feitas em cada roteiro, enfatizando a importância do uso adequado da língua em diferentes contextos e o respeito pela diversidade cultural e linguística.
O foco desta atividade é promover o entendimento do folclore brasileiro como elemento essencial da identidade cultural do país, além de desenvolver habilidades de escrita criativa, leitura crítica, interpretação e expressão oral. Espera-se que os alunos sejam capazes de reconhecer e valorizar a diversidade cultural e linguística do Brasil, empregar adequadamente diferentes registros linguísticos em situações específicas e explorar criativamente as possibilidades da linguagem na construção de diálogos e na performance teatral.
A atividade se fundamenta no estudo das lendas do folclore brasileiro, enriquecendo a compreensão dos alunos sobre a diversidade cultural e as manifestações artísticas e linguísticas presentes no país. Abordará a análise textual para identificação de características linguísticas, a criação textual focada em diálogos entre personagens folclóricos e a expressão oral por meio da performance teatral. Este conteúdo tem o intuito de estimular o pensamento crítico, a criatividade e a capacidade de adaptação da linguagem a diferentes contextos e gêneros discursivos.
A metodologia ativa Sala de Aula Invertida será adotada nesta atividade, onde os alunos primeiro explorarão de forma autônoma vídeos e textos sobre o folclore brasileiro como preparação. Em sala de aula, serão organizados em pequenos grupos para criar roteiros de diálogo entre personagens folclóricos, utilizando a linguagem e contextos adaptados. Esta abordagem promove a autonomia do aluno, a colaboração entre pares e uma aprendizagem significativa, culminando na apresentação dos roteiros e na discussão sobre as escolhas linguísticas e culturais feitas.
A atividade será realizada em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, os alunos trabalharão na criação dos roteiros de diálogo, com orientações sobre escrita criativa e performance. A segunda aula será dedicada às apresentações dos roteiros e à discussão das escolhas linguísticas e culturais.
A avaliação dos alunos será baseada na elaboração criativa dos roteiros de diálogo, considerando a originalidade, a coerência com as características das lendas folclóricas e a adequação linguística ao gênero proposto. A performance teatral será avaliada pela expressão corporal e oral, além da capacidade de engajamento com o público. Por fim, a participação na discussão sobre as escolhas linguísticas e culturais contribuirá para a avaliação do entendimento crítico sobre o uso variado da língua. O professor deve fornecer feedback construtivo individual e coletivo, incentivando a reflexão sobre os aprendizados adquiridos.
Para a execução desta atividade, serão necessários recursos como acesso a internet e projeção de vídeos para a preparação prévia, materiais para escrita e desenho para a criação dos roteiros, espaço adequado para as apresentações teatrais e critérios claros de avaliação para orientar os estudantes. O uso de figurinos e adereços, embora não obrigatório, pode enriquecer as performances, incentivando a criatividade e o envolvimento dos alunos.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula