Nesta atividade, intitulada 'Sotaques do Brasil: uma jornada auditiva', alunos do 1º ano do Ensino Médio irão explorar a riqueza da diversidade linguística de nosso país. Através de uma viagem sonora, os estudantes serão encorajados a investigar e conhecer os diferentes sotaques encontrados nas várias regiões do Brasil. Serão formados grupos, onde cada um será atribuído a um particular estado ou região brasileira, com o objetivo de estudar as características linguísticas distintas do local. Para coletar dados, eles utilizarão diversos recursos como gravações de áudio, vídeos no YouTube, podcast, músicas regionais e material escrito focando no sotaque e na cultura da região. Após a fase de pesquisa, cada grupo deverá apresentar suas descobertas aos demais colegas, mostrando exemplos concretos das variações linguísticas através de gravações originais, leituras de textos e músicas que exemplifiquem os diferentes sotaques brasileiros. Esta atividade não apenas ilumina a beleza e a importância da diversidade linguística brasileira, mas também promove a valorização da cultura e a formação de uma perspectiva crítica e respeitosa em relação às variações linguísticas presente em nosso vasto país.
Com a atividade 'Sotaques do Brasil: uma jornada auditiva', os estudantes terão a oportunidade de aprofundar seu conhecimento sobre a diversidade cultural e linguística brasileira, reconhecendo e valorizando as diferentes variações linguísticas presentes nas diversas regiões do país. Será uma oportunidade para os alunos desenvolverem habilidades de pesquisa, análise crítica e apresentação oral, enquanto exploram e compreendem a riqueza dos sotaques brasileiros. Além disso, esta atividade visa promover a inclusão e o respeito às diferenças, permitindo aos alunos perceber a linguagem como um elemento vivo e mutável, que reflete as histórias, culturas e identidades de um povo.
O programa desta atividade foi projetado para permitir que os alunos mergulhem no estudo da diversidade linguística do Brasil. Eles irão explorar as características únicas dos sotaques de diferentes regiões, como modificações fonéticas, léxico especifico e influências culturais, além de analisar como essas variações refletem a história, geografia e demografia de cada área. A capacidade de pesquisar, analisar criticamente e apresentar falas de diferentes regiões serão habilidades-chave desenvolvidas durante a atividade.
A metodologia utilizada nesta atividade promove a aprendizagem ativa, incentivando os alunos a serem os principais agentes de sua jornada de aprendizagem. Eles irão se engajar em pesquisa, análise e apresentação, utilizando uma variedade de recursos digitais e impressos para explorar os sotaques do Brasil. O trabalho em grupo será essencial para que compartilhem descobertas e desenvolvam uma apresentação coletiva. Os alunos também terão a oportunidade de ouvir e apreciar as variações linguísticas, promovendo uma experiência imersiva na diversidade linguística brasileira.
A carga horária total da atividade será de 2 horas, divididas em 2.4 aulas de 50 minutos cada. A primeira aula será dedicada à introdução do tema e divisão dos grupos. As aulas seguintes focarão na pesquisa, análise e preparação das apresentações. A atividade culminará com as apresentações dos grupos e um debate sobre as descobertas.
A avaliação dos alunos será baseada em critérios claros e objetivos, incluindo a profundidade e a qualidade da pesquisa realizada, a clareza e a coesividade das apresentações orais, bem como a participação ativa nas discussões e reflexões em classe. Será dado um peso especial à criatividade das apresentações e à capacidade dos alunos de engajarem o público. Exemplos específicos, como o uso eficaz de gravações de sotaques e músicas regionais para ilustrar pontos, também serão valorizados. A reflexão crítica sobre o que foi aprendido e como isso muda a compreensão do aluno sobre a diversidade cultural e linguística do Brasil será um aspecto fundamental da avaliação.
Para a realização desta atividade, serão necessários recursos variados, desde acesso à internet para pesquisa até materiais audiovisuais e textuais sobre os sotaques brasileiros. Computadores, tablets ou smartphones serão essenciais para a pesquisa online e para acessar podcasts, músicas e vídeos. Além disso, uma sala de aula equipada com projetor e sistema de som facilitará as apresentações e a imersão na experiência auditiva dos diversos sotaques do Brasil.
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