Sotaques do Brasil: uma jornada auditiva

Desenvolvida por: Lucian… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagens e suas Tecnologias
Temática: Diversidade Linguística Brasileira

Nesta atividade, intitulada 'Sotaques do Brasil: uma jornada auditiva', alunos do 1º ano do Ensino Médio irão explorar a riqueza da diversidade linguística de nosso país. Através de uma viagem sonora, os estudantes serão encorajados a investigar e conhecer os diferentes sotaques encontrados nas várias regiões do Brasil. Serão formados grupos, onde cada um será atribuído a um particular estado ou região brasileira, com o objetivo de estudar as características linguísticas distintas do local. Para coletar dados, eles utilizarão diversos recursos como gravações de áudio, vídeos no YouTube, podcast, músicas regionais e material escrito focando no sotaque e na cultura da região. Após a fase de pesquisa, cada grupo deverá apresentar suas descobertas aos demais colegas, mostrando exemplos concretos das variações linguísticas através de gravações originais, leituras de textos e músicas que exemplifiquem os diferentes sotaques brasileiros. Esta atividade não apenas ilumina a beleza e a importância da diversidade linguística brasileira, mas também promove a valorização da cultura e a formação de uma perspectiva crítica e respeitosa em relação às variações linguísticas presente em nosso vasto país.

Objetivos de Aprendizagem

Com a atividade 'Sotaques do Brasil: uma jornada auditiva', os estudantes terão a oportunidade de aprofundar seu conhecimento sobre a diversidade cultural e linguística brasileira, reconhecendo e valorizando as diferentes variações linguísticas presentes nas diversas regiões do país. Será uma oportunidade para os alunos desenvolverem habilidades de pesquisa, análise crítica e apresentação oral, enquanto exploram e compreendem a riqueza dos sotaques brasileiros. Além disso, esta atividade visa promover a inclusão e o respeito às diferenças, permitindo aos alunos perceber a linguagem como um elemento vivo e mutável, que reflete as histórias, culturas e identidades de um povo.

  • Explorar a diversidade linguística e cultural do Brasil.
  • Desenvolver habilidades de pesquisa utilizando diferentes ferramentas e mídias.
  • Potencializar a capacidade analítica e crítica dos alunos em relação à linguagem.
  • Fomentar o respeito e a valorização das diferentes variações linguísticas.
  • Praticar a apresentação oral e a capacidade de síntese.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13LGG101: Compreender e analisar processos de produção e circulação de discursos, nas diferentes linguagens, para fazer escolhas fundamentadas em função de interesses pessoais e coletivos.
  • EM13LGG102: Analisar visões de mundo, conflitos de interesse, preconceitos e ideologias presentes nos discursos veiculados nas diferentes mídias, ampliando suas possibilidades de explicação, interpretação e intervenção crítica da/na realidade.
  • EM13LP02: Estabelecer relações entre as partes do texto, tanto na produção como na leitura/escuta, considerando a construção composicional e o estilo do gênero, usando/reconhecendo adequadamente elementos e recursos coesivos diversos que contribuam para a coerência, a continuidade do texto e sua progressão temática, e organizando informações, tendo em vista as condições de produção e as relações lógico-discursivas envolvidas (causa/efeito ou consequência; tese/argumentos; problema/solução; definição/exemplos etc.).

Conteúdo Programático

O programa desta atividade foi projetado para permitir que os alunos mergulhem no estudo da diversidade linguística do Brasil. Eles irão explorar as características únicas dos sotaques de diferentes regiões, como modificações fonéticas, léxico especifico e influências culturais, além de analisar como essas variações refletem a história, geografia e demografia de cada área. A capacidade de pesquisar, analisar criticamente e apresentar falas de diferentes regiões serão habilidades-chave desenvolvidas durante a atividade.

  • Introdução à diversidade linguística do Brasil
  • Características dos sotaques regionais brasileiros
  • Metodologia de pesquisa sobre variações linguísticas
  • Técnicas de apresentação e análise de sotaques
  • Reflexão sobre a importância da valorização das diferenças linguísticas

Metodologia

A metodologia utilizada nesta atividade promove a aprendizagem ativa, incentivando os alunos a serem os principais agentes de sua jornada de aprendizagem. Eles irão se engajar em pesquisa, análise e apresentação, utilizando uma variedade de recursos digitais e impressos para explorar os sotaques do Brasil. O trabalho em grupo será essencial para que compartilhem descobertas e desenvolvam uma apresentação coletiva. Os alunos também terão a oportunidade de ouvir e apreciar as variações linguísticas, promovendo uma experiência imersiva na diversidade linguística brasileira.

  • Pesquisa em grupo sobre sotaques de uma região
  • Análise de materiais audiovisuais e textuais
  • Criação de apresentações usando exemplos de sotaques
  • Debate em classe sobre as descobertas
  • Reflexão individual sobre a aprendizagem

Aulas e Sequências Didáticas

A carga horária total da atividade será de 2 horas, divididas em 2.4 aulas de 50 minutos cada. A primeira aula será dedicada à introdução do tema e divisão dos grupos. As aulas seguintes focarão na pesquisa, análise e preparação das apresentações. A atividade culminará com as apresentações dos grupos e um debate sobre as descobertas.

  • Aula 1: Introdução ao tema e divisão dos grupos
  • Aula 2: Pesquisa e análise dos sotaques regionais
  • Aula 3: Preparação das apresentações dos grupos
  • Aula 4: Apresentações e debate

Avaliação

A avaliação dos alunos será baseada em critérios claros e objetivos, incluindo a profundidade e a qualidade da pesquisa realizada, a clareza e a coesividade das apresentações orais, bem como a participação ativa nas discussões e reflexões em classe. Será dado um peso especial à criatividade das apresentações e à capacidade dos alunos de engajarem o público. Exemplos específicos, como o uso eficaz de gravações de sotaques e músicas regionais para ilustrar pontos, também serão valorizados. A reflexão crítica sobre o que foi aprendido e como isso muda a compreensão do aluno sobre a diversidade cultural e linguística do Brasil será um aspecto fundamental da avaliação.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários recursos variados, desde acesso à internet para pesquisa até materiais audiovisuais e textuais sobre os sotaques brasileiros. Computadores, tablets ou smartphones serão essenciais para a pesquisa online e para acessar podcasts, músicas e vídeos. Além disso, uma sala de aula equipada com projetor e sistema de som facilitará as apresentações e a imersão na experiência auditiva dos diversos sotaques do Brasil.

  • Acesso à internet
  • Computadores, tablets ou smartphones
  • Material audiovisual sobre sotaques brasileiros
  • Projetor e sistema de som para apresentações
  • Guias de pesquisa e análise linguística

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