Variedades Linguísticas: Mapa Cultural

Desenvolvida por: Geovan… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagens
Temática: Diversidade Linguística

O projeto 'Variedades Linguísticas: Mapa Cultural' é uma atividade interativa e educativa destinada aos alunos do 1º ano do Ensino Médio, com o objetivo de explorar a vasta diversidade linguística presente no Brasil e em outras partes do mundo. Através da criação de um 'Mapa Cultural', os estudantes terão a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos sobre as diversas variações linguísticas, incluindo gírias, expressões idiomáticas e peculiaridades no modo de falar de diferentes regiões. Cada aluno ou pequeno grupo será encarregado de escolher uma região e realizar uma pesquisa detalhada sobre suas características linguísticas particulares. Esta investigação contemplará a coleta e análise de materiais diversos como gravações, entrevistas, músicas, entre outros, que evidenciem a linguagem falada na área selecionada. Posteriormente, apresentarão suas descobertas para a classe, empregando o mapa como ferramenta para situar geograficamente cada região e promover discussões acerca de como o contexto social e cultural influencia a linguagem. Esta atividade pedagógica visa não apenas à ampliação do repertório linguístico dos alunos, mas também ao desenvolvimento de um olhar mais crítico e apreciativo das várias formas de expressão, reconhecendo a linguagem como um fenômeno social e cultural dinâmico.

Objetivos de Aprendizagem

Esta atividade pedagógica pretende levar os alunos do 1º ano do Ensino Médio a reconhecer e valorizar a diversidade linguística como expressão das identidades culturais e sociais das diversas comunidades. Através da exploração de diferentes variações linguísticas, os estudantes irão desenvolver a capacidade de compreender a linguagem como um fenômeno cultural e social, ampliando seu repertório linguístico e sua capacidade de análise crítica sobre os diversos modos de expressão. Além disso, busca-se incentivar a pesquisa autônoma, o trabalho em equipe e habilidades de apresentação, elementos essenciais para a formação de indivíduos mais conscientes, críticos e participativos na sociedade.

  • Reconhecer a diversidade linguística como parte integral das culturas.
  • Desenvolver habilidades de pesquisa e análise linguística.
  • Promover a valorização das diferentes formas de expressão linguística.
  • Habilitar os alunos a compreenderem a linguagem como um fenômeno social e cultural.
  • Incentivar o trabalho em equipe e habilidades de apresentação.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13LGG101: Compreender e analisar processos de produção e circulação de discursos, nas diferentes linguagens, para fazer escolhas fundamentadas em função de interesses pessoais e coletivos.
  • EM13LGG102: Analisar visões de mundo, conflitos de interesse, preconceitos e ideologias presentes nos discursos veiculados nas diferentes mídias, ampliando suas possibilidades de explicação, interpretação e intervenção crítica da/na realidade.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade abrange o estudo das variações linguísticas, entendendo-as como expressões culturais e sociais das diferentes comunidades. Será enfatizado a relação entre língua, sociedade e cultura, explorando como o contexto influencia as formas de expressão linguística. Através da análise de materiais diversos, como músicas, entrevistas e gravações, os estudantes irão desenvolver um entendimento mais profundo sobre a dinâmica da linguagem e sua capacidade de revelar aspectos da identidade social e cultural.

  • Conceitos de linguagem, língua e fala.
  • Diversidade linguística no Brasil e no mundo.
  • Análise de materiais audiovisuais e escritos para compreensão das variações linguísticas.
  • Relação entre linguagem, sociedade e cultura.
  • Elaboração de mapas culturais como ferramenta pedagógica.

Metodologia

Utilizando uma metodologia ativa, esta atividade centra-se na participação ativa dos alunos, fomentando a pesquisa autônoma e o aprendizado colaborativo. Os alunos ou pequenos grupos serão responsáveis por escolher uma região para estudo, coletar e analisar materiais que evidenciem suas variações linguísticas, e posteriormente, apresentar suas descobertas para a classe. Esta abordagem prática permite que os estudantes se envolvam diretamente com o conteúdo, promovendo uma experiência de aprendizado mais significativa e imersiva.

  • Pesquisa independente e em grupo sobre variações linguísticas.
  • Análise crítica de materiais audiovisuais e escritos.
  • Apresentação das descobertas para a classe.
  • Discussões em grupo sobre o impacto sociocultural nas variações linguísticas.
  • Criação de mapas culturais para visualização das regiões estudadas.

Aulas e Sequências Didáticas

A carga horária total desta atividade será de 2 horas, dividida em dois encontros de 50 minutos cada. No primeiro encontro, introduziremos o projeto e iniciaremos a pesquisa e análise dos materiais. O segundo encontro será dedicado à finalização da pesquisa e às apresentações das descobertas.

  • Aula 1: Introdução ao projeto e início da pesquisa.
  • Aula 2: Continuação da pesquisa e preparação das apresentações.
  • Aula 3: Apresentação das descobertas e discussão.

Avaliação

A avaliação desta atividade levará em consideração a profundidade da pesquisa realizada, a qualidade da análise linguística, a criatividade e clareza nas apresentações, bem como a participação ativa nas discussões em classe. Será usado um sistema de pontuação baseado nestes critérios, com feedback construtivo fornecido para cada grupo ou aluno. Exemplos de critérios incluem a diversidade e relevância dos materiais coletados, a compreensão das variações linguísticas da região escolhida e a habilidade de relacionar essas variações ao contexto sociocultural.

Materiais e ferramentas:

Para a realização dessa atividade, será necessário acesso à internet para a pesquisa de materiais e informações sobre as variações linguísticas. Além disso, materiais para a criação dos mapas culturais, como cartolinas, marcadores e adesivos, serão utilizados para facilitar a visualização e discussão dos dados coletados. Recursos audiovisuais como projetor ou TV também serão importantes para as apresentações finais.

  • Acesso à internet para pesquisa.
  • Materiais para criação do mapa cultural (cartolinas, marcadores, adesivos).
  • Recursos audiovisuais (projetor, TV) para as apresentações.
  • Softwares de edição de vídeo/audio para análise e apresentação dos materiais.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo