A atividade 'Variedades Linguísticas pelo Brasil' visa explorar com os alunos do 1º ano do Ensino Médio as distintas formas de expressão presentes nas diversas regiões brasileiras, abordando os aspectos fonéticos, lexicais e gramaticais. A pesquisa prévia realizada pelos estudantes sobre as variadas manifestações linguísticas do Brasil proporcionará um rico material para análise e discussão em sala de aula. Através da formação de grupos, os alunos terão a oportunidade de apresentar as particularidades linguísticas investigadas, utilizando para isso um mapa interativo digital. Esta estratégia didática não só facilita a visualização geográfica das variedades linguísticas como também promove a interatividade e o engajamento dos alunos na atividade. Ao elaborar exemplos práticos das variações encontradas, os estudantes poderão compreender melhor a riqueza linguística do país e refletir sobre a importância da diversidade cultural. Discussões em classe acerca de como as variedades linguísticas influenciam na comunicação e na identidade cultural de um povo complementarão a atividade, estimulando o pensamento crítico e a valorização das diferenças culturais.
Esta atividade tem como objetivos fomentar o reconhecimento e a apreciação das variedades linguísticas presentes no território brasileiro, além de estimular a investigação e a análise crítica sobre como a diversidade cultural e linguística pode afetar a comunicação e a identidade de uma comunidade. Pretende-se, assim, promover um ambiente de aprendizado que valorize a diversidade e incentive a reflexão sobre as diferenças como elementos enriquecedores da nossa identidade nacional.
O conteúdo programático abrangerá a identificação e análise das variantes linguísticas do Brasil, com foco nas diferenças fonéticas, lexicais e gramaticais. Além disso, serão discutidos temas como a importância do reconhecimento dessa diversidade para a comunicação eficaz e para a construção da identidade cultural de indivíduos e grupos. Essencialmente, os alunos aprenderão a valorizar as variedades linguísticas como patrimônios culturais vivos e mutáveis, refletindo sobre suas implicações sociais e comunicativas.
A metodologia ativa Sala de Aula Invertida será aplicada, onde os alunos farão inicialmente uma pesquisa em casa sobre as variedades linguísticas do Brasil. Em sala, formarão grupos para sintetizar as informações coletadas e criar apresentações usando mapas interativos digitais. Essa abordagem promove o aprendizado ativo, incentivando a participação dos alunos no processo de aprendizagem, desenvolvendo suas habilidades de pesquisa, análise e colaboração.
A atividade será realizada em 1.5 aulas de 40 minutos, divididas em duas fases. Na primeira aula, haverá a formação dos grupos e a preparação das apresentações. A meia aula seguinte será dedicada às apresentações finais e à discussão em classe.
A avaliação será baseada na qualidade e criatividade das apresentações dos alunos, incluindo a profundidade da pesquisa realizada sobre as variedades linguísticas e a eficácia na comunicação das informações por meio do mapa interativo digital. Consideraremos também a participação nas discussões em sala, avaliando a capacidade de argumentação e reflexão sobre as questões de diversidade linguística e cultural. Exemplos práticos bem elaborados e uma boa colaboração em grupo serão aspectos valorizados.
Os recursos necessários para a atividade incluem acesso à internet para a pesquisa sobre as variedades linguísticas, ferramentas digitais para a criação de mapas interativos, como Google Maps ou outra plataforma similar, e um projetor para as apresentações em sala. Estes recursos facilitarão o aprendizado interativo e visual, essencial para a compreensão do conteúdo abordado.
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