Esta atividade educativa, denominada 'Variedades Vocais na Cidade', está focada na exploração e compreensão da rica diversidade linguística encontrada em diferentes bairros de uma mesma cidade. Os alunos do 1º ano do Ensino Médio serão divididos em pequenos grupos, cada qual responsável por visitar um bairro específico. Nessas visitas, os estudantes terão a missão de observar, registrar e analisar as variedades linguísticas presentes, através de interações com os moradores locais, coletando dados por meio de gravações de conversas (com a devida permissão) ou tomando notas detalhadas sobre expressões, sotaques e particularidades do falar daquele lugar. Após as visitas, cada grupo organizará suas descobertas para apresentá-las à turma, promovendo uma discussão sobre como a localização geográfica, a classe social e a história local influenciam a linguagem e a comunicação. A atividade não apenas visa aumentar a conscientização dos alunos sobre a diversidade linguística dentro de sua própria cidade, mas também desenvolver a habilidade de análise crítica sobre como a linguagem reflete variedades culturais e sociais.
Este projeto pedagógico tem como objetivo promover um entendimento profundo sobre a diversidade linguística presente em uma mesma comunidade urbana. Além disso, visa desenvolver nos alunos a capacidade de observação e análise crítica sobre como diferentes fatores, incluindo localização geográfica, classe social e história local, influenciam as variedades linguísticas. Os estudantes aprenderão a valorizar e respeitar as diferenças culturais manifestadas através da linguagem, enquanto aperfeiçoam suas habilidades de comunicação e pesquisa. Esta atividade também busca fomentar a interação e o trabalho em equipe entre os alunos, enquanto eles compartilham e comparam suas descobertas, contribuindo assim para uma aprendizagem colaborativa e significativa.
O conteúdo programático desta atividade abordará a análise das variações linguísticas e culturais identificadas nos diversos bairros visitados, proporcionando aos alunos um mergulho nas diferentes camadas da sociedade e como estas se manifestam por meio da linguagem. Além do foco na observação direta e interação com diferentes comunidades, será incentivada a reflexão sobre os aspectos históricos, geográficos e sociais que influenciam a língua. Este estudo prático será complementado por discussões em sala de aula, favorecendo uma compreensão abrangente da temática.
Para a execução desta atividade, será adotada a metodologia ativa 'Saída de Campo', permitindo aos alunos uma imersão direta na realidade estudada. Os grupos receberão orientações prévias sobre como realizar as observações, coletar dados e interagir de forma ética com os moradores dos bairros. Ao retornarem, as descobertas coletadas serão organizadas para apresentação e discussão em sala de aula, permitindo uma troca rica de experiências e aprendizados. Este formato prático e interativo visa não apenas a coleta de informações, mas também desenvolver nos alunos competências relacionadas à pesquisa, análise crítica e habilidades sociais.
A atividade será realizada ao longo de duas aulas de 50 minutos cada. Na primeira aula, os alunos receberão as orientações e realizarão as visitas aos bairros designados. Na segunda aula, os grupos apresentarão suas descobertas e haverá uma discussão sobre as variedades linguísticas observadas.
A avaliação desta atividade será baseada no envolvimento dos alunos com o projeto, qualidade da coleta de dados e a profundidade da análise apresentada em suas conclusões. Considerar-se-á a habilidade de realizar entrevistas respeitosas, a organização das informações coletadas e a capacidade de conectar observações com os conceitos teóricos discutidos em sala de aula. Será também valorizada a contribuição individual para o trabalho em equipe e a participação na discussão coletiva das descobertas, estimulando uma reflexão crítica sobre a diversidade linguística.
Para a realização da atividade, serão necessários recursos como gravadores ou smartphones para a coleta de áudio (com prévia autorização de gravação), cadernos ou tablets para anotações, materiais para a preparação das apresentações (como slides), e acesso à internet para pesquisa e complementação dos dados coletados. Além disso, é fundamental a preparação de um roteiro de pesquisa que guie os alunos durante as visitas, assegurando a cobertura dos aspectos relevantes para a análise linguística.
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