Vozes da Cidade: Uma Aventura Linguística

Desenvolvida por: Marcel… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagens
Temática: Funções da Linguagem e Comunicação Cotidiana

A atividade 'Vozes da Cidade: Uma Aventura Linguística' propõe uma saída de campo com o objetivo de explorar a diversidade de comunicações presentes no cotidiano urbano. Os alunos do 1º ano do Ensino Médio serão incentivados a mergulhar nas ruas de suas cidades ou bairros, munidos de dispositivos de gravação de áudio e vídeo, para coletar exemplos variados de linguagem. Esta coleta deve focar em identificar e exemplificar as seis funções da linguagem - referencial, emotiva, conativa, fática, metalinguística e poética - em situações reais, como dialogues em espaços públicos, propaganda visual e auditiva, placas informativas, arte de rua, entre outros. Após a coleta, os alunos retornarão à sala de aula para compartilhar suas descobertas, organizá-las em categorias conforme as funções da linguagem e discutir suas observações em uma roda de debate. Este plano busca não apenas o entendimento teórico das funções da linguagem mas também estimula a observação, análise crítica e a compreensão da linguagem em seu contexto social e prático.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo principal desta atividade é permitir que os estudantes compreendam de maneira prática e vivencial as diversas funções da linguagem e como elas se manifestam no cotidiano urbano. Além disso, busca-se fomentar habilidades de observação crítica, capacidade de análise e reflexão sobre a importância da comunicação e suas nuances em diferentes contextos sociais. Os alunos terão a oportunidade de aplicar conceitos teóricos à realidade, desenvolvendo também habilidades de coleta de dados (áudios e vídeos), trabalho em equipe, e apresentação oral ao compartilharem suas descobertas. Este aprendizado ativo visa despertar nos estudantes uma percepção mais acurada da complexidade e riqueza da comunicação humana em sua comunidade.

  • Identificar e exemplificar as seis funções da linguagem em contextos reais.
  • Desenvolver habilidades de observação e análise crítica da comunicação cotidiana.
  • Aplicar conhecimentos teóricos sobre linguagem em situações práticas.
  • Fomentar o trabalho em equipe e a habilidade de apresentação oral.
  • Estimular a reflexão sobre a linguagem e sua importância no contexto social.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático para esta atividade aborda as seis funções da linguagem conforme definido por Roman Jakobson, proporcionando aos alunos um framework teórico que será utilizado na análise prática durante a saída de campo. Além disso, discute-se o papel da linguagem na comunicação e interação social, destacando a relevância das diferentes modalidades de expressão encontradas no espaço urbano. Esta abordagem prática e teórica prepara os estudantes para uma observação mais crítica e reflexiva dos meios de comunicação e expressão em sua própria comunidade.

  • As seis funções da linguagem: referencial, emotiva, conativa, fática, metalinguística e poética.
  • Comunicação no contexto urbano: diversidade de expressões e modalidades.
  • Análise e reflexão crítica sobre o uso da linguagem no cotidiano.

Metodologia

A metodologia desta atividade será baseada na aprendizagem ativa, utilizando estratégias como Saída de Campo, Atividade Mão-na-massa, Roda de Debate, Aprendizagem Baseada em Projetos, Sala de Aula Invertida, e Aprendizagem Baseada em Jogos. Esta abordagem integrada permite aos alunos uma imersão completa no tema, desde a coleta de dados na saída de campo até a discussão e análise crítica em sala de aula. Desta forma, os alunos não são apenas receptores passivos de conhecimento, mas tornam-se participantes ativos no processo de aprendizagem, aplicando teorias em situações práticas e desenvolvendo habilidades essenciais para a sua formação.

  • Saída de Campo para registro de exemplos de comunicação.
  • Catalogação e análise dos dados coletados em grupo.
  • Roda de Debate para discussão das descobertas.
  • Aprendizagem Baseada em Projetos para a apresentação dos resultados.
  • Sala de Aula Invertida para revisão e aprofundamento teórico prévio.
  • Aprendizagem Baseada em Jogos para dinamizar o entendimento das funções da linguagem.

Aulas e Sequências Didáticas

Esta atividade será realizada em duas aulas de 60 minutos cada, totalizando 2 horas. Na primeira aula, os estudantes serão preparados para a saída de campo, discutindo o objetivo da atividade e revisando as funções da linguagem. Em seguida, realizarão a saída de campo para coleta de dados. Na segunda aula, os alunos compartilharão suas descobertas, organizarão os exemplos coletados de acordo com as funções da linguagem e discutirão suas análises em uma roda de debate.

  • Aula 1: Preparação e saída de campo para coleta de dados.
  • Aula 2: Análise, discussão e apresentação dos resultados.

Avaliação

A avaliação desta atividade será baseada na participação ativa dos alunos em todas as fases do projeto, desde a coleta de dados até a discussão e apresentação em sala. Será avaliada a capacidade de identificar corretamente as funções da linguagem nos materiais coletados, bem como a qualidade da análise e reflexão crítica sobre a linguagem e sua aplicação em contextos reais. Além disso, será considerado o trabalho em equipe durante o processo de catalogação e análise dos dados, bem como a habilidade de comunicação durante a apresentação dos resultados. Exemplos específicos e bem analisados ganharão destaque na avaliação, promovendo a qualidade em detrimento da quantidade.

Materiais e ferramentas:

Para a execução desta atividade, serão necessários recursos como dispositivos de gravação de áudio e vídeo (celulares ou câmeras), computadores ou tablets para a catalogação e análise dos dados coletados, acesso à internet para pesquisa complementar e material para apresentação (projetor, slides, cartazes). A disponibilidade desses recursos permitirá uma experiência de aprendizagem rica e diversificada, incentivando a criatividade e o engajamento dos alunos na tarefa proposta.

  • Dispositivos de gravação de áudio e vídeo.
  • Computadores ou tablets com acesso à internet.
  • Material para apresentação (projetor, slides, cartazes).

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo