Babel na Sala: Explorando Variações Linguísticas

Desenvolvida por: Claudi… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Variedades linguísticas

Nesta atividade, os alunos do 2º ano do Ensino Médio investigarão as diferenças linguísticas ao redor do Brasil. Durante a primeira aula, eles formarão grupos para pesquisar as variações fonéticas, lexicais e sintáticas de diferentes regiões brasileiras. Os grupos devem coletar dados, selecionar exemplos e analisar o impacto sociocultural dessas variações. Na segunda aula, cada grupo apresentará seus achados com exemplos práticos e promoverá um debate que incentive o respeito às variedades linguísticas e discuta os preconceitos associados. Esta atividade visa o desenvolvimento de habilidades de interpretação, produção de texto e pensamento crítico, além de promover a socialização e trabalho em equipe.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo de aprendizagem é promover o entendimento das variações linguísticas como parte da riqueza cultural e histórica do Brasil. Os alunos terão a oportunidade de desenvolver habilidades de pesquisa, análise crítica e comunicação, ao explorar como diferentes variedades linguísticas refletem a identidade e diversidade regional e social do país. A atividade também busca despertar a consciência sobre o preconceito linguístico, incentivando uma postura de respeito e valorização da diversidade cultural. Estas metas contribuem para o amadurecimento intelectual dos alunos, essencial à formação integral prevista pela BNCC.

  • Compreender e valorizar as variações linguísticas no Brasil.
  • Desenvolver habilidades de pesquisa e análise crítica.
  • Incentivar o respeito e a valorização da diversidade linguística e cultural.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13LGG401: Analisar criticamente textos de modo a compreender e caracterizar as línguas como fenômeno (geo)político, histórico, social, cultural, variável, heterogêneo e sensível aos contextos de uso.
  • EM13LGG403: Fazer uso do inglês como língua de comunicação global, levando em conta a multiplicidade e variedade de usos, usuários e funções dessa língua no mundo contemporâneo.
  • EM13LP10: Analisar o fenômeno da variação linguística, em seus diferentes níveis (variações fonético-fonológica, lexical, sintática, semântica e estilístico-pragmática) e em suas diferentes dimensões (regional, histórica, social, situacional, ocupacional, etária etc.), de forma a ampliar a compreensão sobre a natureza viva e dinâmica da língua e sobre o fenômeno da constituição de variedades linguísticas de prestígio e estigmatizadas, e a fundamentar o respeito às variedades linguísticas e o combate a preconceitos linguísticos.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade abarcará o estudo das variações linguísticas no Brasil, incluindo aspectos fonéticos, lexicais e sintáticos. Os alunos explorarão como esses aspectos são manifestados em diferentes regiões e grupos sociais, com foco nas implicações culturais e históricas. A atividade busca expandir o entendimento da língua como fenômeno dinâmico, heterogêneo e em constante evolução, ao proporcionar um ambiente de análise e discussão das influências socioculturais nas práticas linguísticas. Assim, os alunos são desafiados a perceber a língua para além de seu uso padrão, reconhecendo a pluralidade e diversidade presentes no cenário nacional.

  • Variações fonéticas, lexicais e sintáticas na língua portuguesa.
  • Influência sociocultural e histórica nas variações linguísticas.
  • Preconceito linguístico e diversidade cultural.

Metodologia

A metodologia desta atividade prioriza a pesquisa colaborativa por meio de trabalhos em grupo, ampliando a capacidade de análise crítica e a habilidade de síntese dos alunos. A formação de grupos tem o intuito de incentivar a socialização e promover o desenvolvimento de habilidades sociais, em especial em turmas diversas. O debate não só estimula a expressão oral e a argumentação, como também promove a empatia e o respeito por diferentes opiniões. Essas abordagens são alinhadas aos princípios da aprendizagem ativa, visando engajar os estudantes de maneira dinâmica e interativa, com foco na construção coletiva do conhecimento.

  • Pesquisas em grupo sobre variações linguísticas.
  • Debate em sala sobre preconceito linguístico e diversidade.
  • Apresentação dos resultados de pesquisa com formação em agrupamentos.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade será dividido em duas aulas de 50 minutos em que os alunos, inicialmente, desenvolverão suas pesquisas e, posteriormente, compartilharão seus aprendizados com os demais colegas. Esta estrutura prevê uma abordagem didática que facilita não só a autonomia na coleta de dados, mas também a articulação e apresentação oral dos resultados. A primeira aula foca na compreensão e análise das variações linguísticas. Já a segunda aula é dedicada à apresentação e ao debate, promovendo uma reflexão crítica e transversal dos conteúdos discutidos.

  • Aula 1: Formação de grupos e pesquisa sobre variedades linguísticas.
  • Momento 1: Introdução à Atividade e Formação de Grupos (Estimativa: 10 minutos)
    Inicie a aula cumprimentando os alunos e explique o objetivo da atividade: explorar as variações linguísticas em diferentes regiões do Brasil. Destaque a importância de entender e respeitar essas diferenças. Forme grupos de 4 a 5 alunos, garantindo que os alunos com diferentes habilidades trabalhem juntos. Oriente os alunos a escolherem uma região do país para pesquisar, assegurando diversidade de escolha entre os grupos.

    Momento 2: Pesquisa sobre Variações Linguísticas (Estimativa: 30 minutos)
    Instruir os alunos a utilizarem computadores ou tablets para realizar suas pesquisas. Sugira que busquem por dados sobre variações fonéticas, lexicais e sintáticas, bem como a influência sociocultural nessas variações. Circule pela sala para responder perguntas, incentivar o uso de fontes acadêmicas confiáveis e garantir que todos os alunos estejam participando ativamente. É importante que os grupos coletem exemplos práticos de variações linguísticas que podem ser usados para discussão e análise.

    Momento 3: Compartilhamento Inicial e Planejamento da Apresentação (Estimativa: 10 minutos)
    Dirija os alunos a reunirem-se em seus grupos para discutir as descobertas e planejar a apresentação. Peça que cada grupo considere como apresentarão seus achados de forma clara e interessante. Instrua-os a elaborar um breve esboço da estrutura da apresentação. Ofereça auxílio aos grupos que demonstrarem dificuldade no planejamento. Encerrando o momento, explique que na próxima aula eles terão oportunidade de aprofundar e compartilhar suas descobertas com toda a turma.

  • Aula 2: Apresentação em grupo e debate sobre diversidade e preconceito linguístico.
  • Momento 1: Revisão e Preparação para Apresentações (Estimativa: 10 minutos)
    Inicie a aula cumprimentando os alunos e recapitule brevemente os objetivos da atividade sobre variações linguísticas. Permita que os grupos revisem suas descobertas e os esboços das apresentações. É importante que os grupos organizem os materiais coletados de forma prática para a apresentação. Verifique se todos os grupos estão prontos e ofereça suporte para questões técnicas ou dúvidas que surjam.

    Momento 2: Apresentações dos Grupos (Estimativa: 25 minutos)
    Instrua cada grupo a apresentar suas pesquisas sobre as variações linguísticas de diferentes regiões. Cada grupo terá aproximadamente 5 minutos para expor seus achados e exemplos. Durante as apresentações, observe a compreensão e o envolvimento dos alunos. Permita que a turma faça perguntas aos grupos após cada apresentação, fomentando o interesse e o respeito pelas variações linguísticas abordadas. Incentive apresentações criativas e assegure-se de que o ambiente seja respeitoso e acolhedor para todas as ideias.

    Momento 3: Debate sobre Diversidade Linguística e Preconceito (Estimativa: 15 minutos)
    Após as apresentações, coordene um debate entre todos os alunos explorando o impacto sociocultural das variações linguísticas e os preconceitos existentes. Comece o debate com perguntas como Por que algumas variações são vistas de forma negativa? e Como podemos promover o respeito à diversidade linguística?. Estimule os alunos a pensar criticamente e expressar suas opiniões de forma respeitosa. É importante que o professor medie o debate para manter o foco e garantir que todos que desejarem possam contribuir.Momento 4: Conclusão e Reflexão (Estimativa: 10 minutos)
    Conclua a aula pedindo que os alunos reflitam sobre o que aprenderam e como isso pode ser aplicado em suas vidas diárias. Realize uma breve discussão sobre a importância de valorizar as diferenças linguísticas e culturais. Para avaliação, peça que os alunos realizem uma autoavaliação rápida sobre sua participação na atividade e no debate, identificando áreas de melhoria.

Avaliação

A avaliação será diversificada para atender aos objetivos de aprendizagem e considerará desde o processo de pesquisa até a apresentação dos resultados e a participação no debate. A primeira metodologia consiste em uma autoavaliação, onde os alunos refletem sobre sua contribuição ao grupo e aprendizados obtidos, promovendo a autorreflexão e a conscientização sobre o processo colaborativo. Critérios como engajamento, contribuição individual e trabalho em equipe serão observados. Uma segunda possibilidade seria a utilização de portfólios, registrando o processo de pesquisa e os materiais coletados, com feedback detalhado do professor para orientar melhorias. A participação no debate e a apresentação dos resultados em grupo também serão avaliadas por sua clareza, relevância dos dados apresentados e a capacidade de argumentação. Estas metodologias permitem adaptar os critérios às necessidades de cada aluno, especialmente aos que requerem acompanhamento diferenciado.

  • Autoavaliação sobre participação e aprendizado.
  • Portfólios para registrar o processo e materiais de pesquisa.
  • Avaliação da participação no debate e clareza na apresentação dos achados.

Materiais e ferramentas:

Os recursos utilizados nesta atividade serão essencialmente aqueles de fácil acesso e que incentivem o aprendizado interativo. Será fomentado o uso de equipamentos digitais para pesquisas, como tablets ou computadores, além de material impresso ou digital complementares que ajudem na contextualização das variedades linguísticas. A disponibilidade de uma biblioteca escolar pode ser útil, assim como o acesso à internet para pesquisas complementares. Estes recursos têm como objetivo garantir que todos os alunos, independentemente de suas condições individuais, tenham acesso equitativo às ferramentas necessárias para o cumprimento das tarefas.

  • Acesso a computadores ou tablets para pesquisa.
  • Material impresso ou digital sobre linguística.
  • Biblioteca escolar como recurso auxiliar.

Inclusão e acessibilidade

Sabemos que a carga de trabalho dos professores é intensa, mas esforços para a inclusão são essenciais. Estratégias de inclusão podem ser implementadas para garantir a participação efetiva de todos os alunos. Para alunos com deficiência intelectual, atividades de grupos pequenos com orientações claras e simplificadas serão úteis, juntamente com a oferta de suporte individualizado. No caso de alunos com transtornos de ansiedade, a organização de um ambiente acolhedor e a aplicação de técnicas de relaxamento podem ajudar. Para alunos com dificuldades de socialização, propiciar momentos de integração em grupos, com a orientação de um mediador, pode favorecer a interação e participação significativa. Recomenda-se monitorar sinais de dificuldades ao longo das atividades para que ajustes nas estratégias sejam feitos conforme necessário. Feedbacks regulares e práticas de reforço positivo devem ser constantes, para motivar a inclusão plena de todos os alunos.

  • Atividades em grupo com orientações claras para alunos com deficiência intelectual.
  • Ambiente acolhedor e técnicas de relaxamento para alunos com ansiedade.
  • Momentos de integração e mediação para favorecer socialização de alunos com dificuldades.

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