Esta atividade, denominada 'Batalha de Argumentos', é projetada para alunos do 2º ano do Ensino Médio, centrada na promoção de habilidades de pesquisa, interpretação, argumentação e respeito pelas diferentes opiniões através de um formato de debate dinâmico. Os alunos serão divididos em dois grupos com a tarefa de defender posições opostas em temas controversos atuais, exigindo uma investigação profunda para construir argumentos sólidos e persuasivos. A atividade se utiliza da metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Jogos, transformando o debate em um cenário competitivo, mas educativo, onde os estudantes precisam empregar suas melhores estratégias argumentativas para vencer, estimulando assim, o pensamento crítico e a colaboração entre os membros da equipe. O debate será realizado em etapas, com momentos designados para a apresentação de argumentos, contra-argumentação e refutação, promovendo uma prática intensiva de habilidades linguísticas e dialógicas, fundamentais para a formação integral dos estudantes.
O objetivo desta atividade é estimular o desenvolvimento de habilidades críticas, investigativas e de argumentação nos alunos, promovendo a capacidade de compreender, analisar e debater temas controversos de maneira construtiva. Visa também aprimorar as habilidades de produção textual e oral, incentivando a clareza, coerência e coesão nos discursos. Além disso, objetiva fomentar o respeito e a abertura para diferentes pontos de vista, preparando os alunos para o diálogo construtivo em um contexto social mais amplo.
Os conteúdos abordados se concentrarão em técnicas de argumentação, desenvolvimento de teses, coleta de evidências, estruturação lógica de argumentos e técnicas de refutação. Serão também explorados aspectos da produção textual, com foco na clareza, coerência e coesão, além do desenvolvimento de habilidades oratórias, como a postura, dicção e entonação.
Essa abordagem utiliza a Aprendizagem Baseada em Jogos, onde o processo educativo é incorporado em atividades lúdicas que proporcionam desafios motivacionais. Os debates funcionam como um jogo, no qual as equipes competem para argumentar eficazmente sobre temas dados, promovendo a pesquisa, a colaboração e o desenvolvimento de estratégias argumentativas. O uso de tempo controlado para as falas e o processo estruturado de debates reforçam a dinâmica e a participação ativa.
A atividade totaliza 4 horas, divididas em quatro sessões de 50 minutos. Na primeira sessão, os alunos serão introduzidos à atividade e aos temas. Na segunda e terceira sessões, ocorrerão as pesquisas e preparações. A última sessão será dedicada ao debate.
A avaliação será baseada na clareza, relevância, coerência e coesão dos argumentos apresentados; na habilidade de refutar de forma respeitosa e fundamentada; e na participação e colaboração dentro do grupo. Serão considerados também a capacidade de pesquisa e a habilidade de apresentar argumentos de maneira persuasiva e bem estruturada. Para uma avaliação justa, será usado um rubrica detalhando os critérios específicos, permitindo um feedback construtivo para cada equipe.
Os recursos incluirão acesso a artigos científicos, jornais e revistas para pesquisa, além de tecnologias de informação e comunicação, como computadores ou tablets. Será providenciado um espaço adequado para a realização dos debates, preferencialmente com recursos de projeção para auxiliar na apresentação dos argumentos.
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