Blogueiro por um Dia: Criando Conteúdo Engajador

Desenvolvida por: Fabian… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagens
Temática: Produção textual e argumentação na era digital

Esta atividade desafia os alunos do 2º ano do Ensino Médio a tornarem-se blogueiros por um dia, criando posts engajadores sobre temas relevantes para a juventude. A tarefa passará por etapas críticas, incluindo a escolha de temas pertinentes, planejamento considerando público-alvo e estilo, a arte da redação, revisão colaborativa, e culminando com a publicação em um blog da turma ou mural online. A atividade mão-na-massa visa não somente aprimorar as habilidades de escrita dos estudantes, mas também incentivar a argumentação sólida, o uso consciente de recursos visuais e a capacidade de engajar leitores. Ao longo deste processo, será enfatizada a importância da coesão e coerência textual, adequação ao público, e eficácia argumentativa, preparando os alunos para uma comunicação efetiva na sociedade informacional atual.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é desenvolver competências de escrita, argumentação e engajamento com o público em plataformas digitais. Os alunos vão aprender a articular opiniões de maneira coerente e persuasiva, adaptar sua linguagem ao público destinatário, e utilizar recursos visuais de forma estratégica para complementar e fortalecer suas argumentações. Além disso, o exercício de revisão por pares destacará a importância da colaboração e do feedback construtivo no processo de escrita, incentivando uma postura crítica e reflexiva sobre a própria produção textual e a dos colegas.

  • Aprimorar habilidades de escrita e argumentação.
  • Desenvolver a capacidade de planejar e organizar posts de blog coerentes e engajadores.
  • Estimular o pensamento crítico através da revisão por pares.
  • Incentivar o uso eficaz de recursos visuais em textos digitais.
  • Cultivar a adequação da linguagem e do estilo ao público alvo.

Conteúdo Programático

A atividade será norteada pelos conceitos de argumentação e produção textual dentro do contexto digital contemporâneo. A escolha do tema, construção de argumentos sólidos, a importância da coesão e coerência em textos argumentativos, bem como a adequação ao público e a eficácia comunicativa serão aspectos centrais. Também serão abordadas técnicas eficazes para revisão e edição de textos, usando feedback de pares para aprimoramento da escrita.

  • Construção de argumentos e técnicas de persuasão.
  • Revisão colaborativa e feedback construtivo.
  • Criação de conteúdo visual para complementar a escrita.
  • Estratégias de engajamento e interação com o público.
  • Aspectos da linguagem digital e adequação ao contexto online.

Metodologia

A metodologia ativa 'Mão-na-massa' será utilizada, incentivando os alunos a se envolverem ativamente no processo de aprendizagem. Esta abordagem prática permitirá que eles vivenciem cada etapa da produção de um post para blog, desde a concepção até a publicação, passando por revisões e ajustes. A colaboração entre pares para revisão dos textos fomentará um ambiente de aprendizado coletivo e suporte mútuo, onde os estudantes poderão experimentar, errar e aprender em um contexto realístico e significativo para eles.

  • Discussão inicial para escolha de temas relevantes.
  • Oficinas de planejamento de conteúdo e estrutura de posts.
  • Sessões de escrita colaborativa em grupos.
  • Revisão por pares com critérios predefinidos.
  • Publicação final no blog da turma e análise dos feedbacks.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade acontecerá ao longo de três aulas, marcando uma experiência intensiva e imersiva na arte de escrever e argumentar no ambiente digital.

  • Aula 1: Discussão e escolha de temas, introdução ao planejamento de posts.
  • Aula 1.5: Escrita coletiva do primeiro rascunho, revisão por pares.
  • Aula 2: Finalização, reescrita com base nos feedbacks e publicação.

Avaliação

A avaliação será formativa, focando no processo de aprendizagem e não apenas no produto final. Critérios como o desenvolvimento da argumentação, a coesão e coerência do texto, adequação ao público-alvo, originalidade e uso criativo de recursos visuais serão considerados. Os alunos serão avaliados individualmente e em grupo, permitindo que habilidades colaborativas também sejam valorizadas. O processo de revisão por pares será igualmente parte da avaliação, estimulando a responsabilidade pelo aprendizado próprio e dos outros.

Materiais e ferramentas:

Serão utilizados recursos digitais como plataformas de blogs (WordPress, Blogger, etc.), processadores de texto colaborativos (Google Docs, Microsoft Word Online) e ferramentas de design gráfico (Canva, Adobe Spark) para a criação e edição de conteúdo visual. Além disso, materiais de apoio sobre técnicas de escrita e argumentação, guias de estilo e exemplos de posts de sucesso em blogs populares serão providenciados para inspiração e orientação.

  • Computadores ou tablets com acesso à internet.
  • Acesso a plataformas de blogs e ferramentas de edição online.
  • Materiais didáticos sobre escrita e argumentação.
  • Guias de estilo e estrutura de posts de blog.
  • Exemplos de posts bem-sucedidos para análise.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo