Esta atividade desafia os alunos do 2º ano do Ensino Médio a tornarem-se blogueiros por um dia, criando posts engajadores sobre temas relevantes para a juventude. A tarefa passará por etapas críticas, incluindo a escolha de temas pertinentes, planejamento considerando público-alvo e estilo, a arte da redação, revisão colaborativa, e culminando com a publicação em um blog da turma ou mural online. A atividade mão-na-massa visa não somente aprimorar as habilidades de escrita dos estudantes, mas também incentivar a argumentação sólida, o uso consciente de recursos visuais e a capacidade de engajar leitores. Ao longo deste processo, será enfatizada a importância da coesão e coerência textual, adequação ao público, e eficácia argumentativa, preparando os alunos para uma comunicação efetiva na sociedade informacional atual.
O objetivo desta atividade é desenvolver competências de escrita, argumentação e engajamento com o público em plataformas digitais. Os alunos vão aprender a articular opiniões de maneira coerente e persuasiva, adaptar sua linguagem ao público destinatário, e utilizar recursos visuais de forma estratégica para complementar e fortalecer suas argumentações. Além disso, o exercício de revisão por pares destacará a importância da colaboração e do feedback construtivo no processo de escrita, incentivando uma postura crítica e reflexiva sobre a própria produção textual e a dos colegas.
A atividade será norteada pelos conceitos de argumentação e produção textual dentro do contexto digital contemporâneo. A escolha do tema, construção de argumentos sólidos, a importância da coesão e coerência em textos argumentativos, bem como a adequação ao público e a eficácia comunicativa serão aspectos centrais. Também serão abordadas técnicas eficazes para revisão e edição de textos, usando feedback de pares para aprimoramento da escrita.
A metodologia ativa 'Mão-na-massa' será utilizada, incentivando os alunos a se envolverem ativamente no processo de aprendizagem. Esta abordagem prática permitirá que eles vivenciem cada etapa da produção de um post para blog, desde a concepção até a publicação, passando por revisões e ajustes. A colaboração entre pares para revisão dos textos fomentará um ambiente de aprendizado coletivo e suporte mútuo, onde os estudantes poderão experimentar, errar e aprender em um contexto realístico e significativo para eles.
A atividade acontecerá ao longo de três aulas, marcando uma experiência intensiva e imersiva na arte de escrever e argumentar no ambiente digital.
A avaliação será formativa, focando no processo de aprendizagem e não apenas no produto final. Critérios como o desenvolvimento da argumentação, a coesão e coerência do texto, adequação ao público-alvo, originalidade e uso criativo de recursos visuais serão considerados. Os alunos serão avaliados individualmente e em grupo, permitindo que habilidades colaborativas também sejam valorizadas. O processo de revisão por pares será igualmente parte da avaliação, estimulando a responsabilidade pelo aprendizado próprio e dos outros.
Serão utilizados recursos digitais como plataformas de blogs (WordPress, Blogger, etc.), processadores de texto colaborativos (Google Docs, Microsoft Word Online) e ferramentas de design gráfico (Canva, Adobe Spark) para a criação e edição de conteúdo visual. Além disso, materiais de apoio sobre técnicas de escrita e argumentação, guias de estilo e exemplos de posts de sucesso em blogs populares serão providenciados para inspiração e orientação.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula