Nesta atividade inovadora, os alunos do 2º ano do Ensino Médio terão a oportunidade de mergulhar numa experiência de autoexpressão e compreensão mútua. A criação de 'cards' anônimos, contendo experiências, gostos, dificuldades e sonhos fundamentais para a formação das identidades de cada um, servirá como ponte para o diálogo e a análise crítica. Esses 'cards', uma vez coletados numa caixa comum, serão o motor de pequenos grupos de discussão, onde a missão será desvendar, através das pistas deixadas nas entrelinhas, a quem pertence cada card. Esta tarefa enfatiza a importância da leitura crítica, da interpretação de subtextos e da comunicação não-verbal, proporcionando uma ampla sala de exploração para as habilidades de interpretação e produção de discursos num contexto em que a linguagem revela suas camadas mais profundas.
Através desta atividade, espera-se que os alunos aprimorem suas habilidades de leitura, interpretação e produção textual, reconhecendo a multiplicidade e a complexidade dos discursos, e como estes refletem e moldam as identidades individuais. Este exercício visa promover uma compreensão mais profunda da interação humana e da importância de expressões subtis, incentivando os estudantes a se colocarem no lugar do outro, desenvolvendo assim, empatia e habilidades sociais críticas para o convívio em sociedade. Além disso, a atividade serve como um laboratório para a experimentação da comunicação não-verbal, ampliando o entendimento dos alunos sobre como a linguagem pode ser veiculada e interpretada de múltiplas formas.
A fundamentação teórica deste plano de aula inclui temas como a construção da identidade através da linguagem, a análise de discurso, e a importância da comunicação não-verbal. Enfatizando a interseção entre linguagem, sociedade e individualidade, os alunos serão guiados através de discussões que iluminam como as expressões pessoais contribuem para a narrativa mais ampla da experiência humana, bem como o papel da leitura crítica na interpretação autêntica dessas narrativas.
Esta atividade adota uma abordagem 'Mão-na-massa' complementada por Rodas de Debate. Iniciando com a criação individual de 'cards' que expressam aspectos da identidade dos alunos, a atividade transita para uma fase colaborativa, na qual os 'cards' são analisados em grupo. As discussões em pequenos grupos permitirão aos alunos praticar a interpretação de subtextos e a análise crítica, enquanto esforçam-se para conectar as pistas às identidades dos seus colegas. Este formato incentiva a participação ativa e o engajamento profundo com o material, oferecendo uma arena para praticar habilidades verbais e não-verbais de comunicação.
O plano de aula se desenrola ao longo de três sessões de 40 minutos cada, totalizando 2 horas de atividade. A primeira aula será dedicada à criação dos 'cards' e à introdução do projeto. Na segunda aula, focaremos na análise dos 'cards' em pequenos grupos. A terceira aula encerrará o projeto com uma roda de debate para discutir as descobertas e refletir sobre o processo.
A avaliação desta atividade será formativa e baseada na participação ativa dos alunos ao longo das diferentes fases do projeto. A criação dos 'cards', a capacidade de trabalhar em equipe durante a fase de análise e a contribuição nas rodas de debate serão os principais critérios avaliados. Será dada especial atenção à demonstração de habilidades de interpretação, empatia e capacidade de comunicação não-verbal. Exemplos específicos de contribuições que evidenciem compreensão crítica e análise profunda serão valorizados.
Para a realização desta atividade, serão necessários materiais simples, tais como cartolina ou papel cartão para a confecção dos 'cards', canetas coloridas e uma caixa para coletar os 'cards'. Além disso, um espaço apropriado para a realização das rodas de debate será importante para facilitar a dinâmica de grupo e a interação entre os alunos.
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