Caixa do "eu":  Desvendando Identidades

Desenvolvida por: Osvald… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagens
Temática: Compreensão da Identidade e Expressão por meio da Comunicação

Nesta atividade inovadora, os alunos do 2º ano do Ensino Médio terão a oportunidade de mergulhar numa experiência de autoexpressão e compreensão mútua. A criação de 'cards' anônimos, contendo experiências, gostos, dificuldades e sonhos fundamentais para a formação das identidades de cada um, servirá como ponte para o diálogo e a análise crítica. Esses 'cards', uma vez coletados numa caixa comum, serão o motor de pequenos grupos de discussão, onde a missão será desvendar, através das pistas deixadas nas entrelinhas, a quem pertence cada card. Esta tarefa enfatiza a importância da leitura crítica, da interpretação de subtextos e da comunicação não-verbal, proporcionando uma ampla sala de exploração para as habilidades de interpretação e produção de discursos num contexto em que a linguagem revela suas camadas mais profundas.

Objetivos de Aprendizagem

Através desta atividade, espera-se que os alunos aprimorem suas habilidades de leitura, interpretação e produção textual, reconhecendo a multiplicidade e a complexidade dos discursos, e como estes refletem e moldam as identidades individuais. Este exercício visa promover uma compreensão mais profunda da interação humana e da importância de expressões subtis, incentivando os estudantes a se colocarem no lugar do outro, desenvolvendo assim, empatia e habilidades sociais críticas para o convívio em sociedade. Além disso, a atividade serve como um laboratório para a experimentação da comunicação não-verbal, ampliando o entendimento dos alunos sobre como a linguagem pode ser veiculada e interpretada de múltiplas formas.

  • Desenvolver habilidades de interpretação e análise crítica.
  • Promover a autoexpressão e o compartilhamento de experiências pessoais.
  • Entender o papel da comunicação não-verbal na transmissão de mensagens.
  • Incentivar a empatia e a compreensão mútua entre os alunos.
  • Explorar a construção de identidades a partir da linguagem verbal e não-verbal.

Conteúdo Programático

A fundamentação teórica deste plano de aula inclui temas como a construção da identidade através da linguagem, a análise de discurso, e a importância da comunicação não-verbal. Enfatizando a interseção entre linguagem, sociedade e individualidade, os alunos serão guiados através de discussões que iluminam como as expressões pessoais contribuem para a narrativa mais ampla da experiência humana, bem como o papel da leitura crítica na interpretação autêntica dessas narrativas.

  • Construção da identidade através da linguagem
  • Análise de discurso
  • Comunicação não-verbal
  • Leitura crítica e interpretação de textos
  • Narrativas pessoais e sua importância societal

Metodologia

Esta atividade adota uma abordagem 'Mão-na-massa' complementada por Rodas de Debate. Iniciando com a criação individual de 'cards' que expressam aspectos da identidade dos alunos, a atividade transita para uma fase colaborativa, na qual os 'cards' são analisados em grupo. As discussões em pequenos grupos permitirão aos alunos praticar a interpretação de subtextos e a análise crítica, enquanto esforçam-se para conectar as pistas às identidades dos seus colegas. Este formato incentiva a participação ativa e o engajamento profundo com o material, oferecendo uma arena para praticar habilidades verbais e não-verbais de comunicação.

  • Criação individual de 'cards'
  • Depósito dos 'cards' em uma caixa comum
  • Formação de pequenos grupos para discussão
  • Análise crítica e tentativa de identificação dos autores dos 'cards'
  • Roda de debate para compartilhar insights e reflexões

Aulas e Sequências Didáticas

O plano de aula se desenrola ao longo de três sessões de 40 minutos cada, totalizando 2 horas de atividade. A primeira aula será dedicada à criação dos 'cards' e à introdução do projeto. Na segunda aula, focaremos na análise dos 'cards' em pequenos grupos. A terceira aula encerrará o projeto com uma roda de debate para discutir as descobertas e refletir sobre o processo.

  • Aula 1: Introdução e criação dos 'cards'
  • Aula 2: Discussão em grupos e análise dos 'cards'
  • Aula 3: Roda de debate e reflexão

Avaliação

A avaliação desta atividade será formativa e baseada na participação ativa dos alunos ao longo das diferentes fases do projeto. A criação dos 'cards', a capacidade de trabalhar em equipe durante a fase de análise e a contribuição nas rodas de debate serão os principais critérios avaliados. Será dada especial atenção à demonstração de habilidades de interpretação, empatia e capacidade de comunicação não-verbal. Exemplos específicos de contribuições que evidenciem compreensão crítica e análise profunda serão valorizados.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários materiais simples, tais como cartolina ou papel cartão para a confecção dos 'cards', canetas coloridas e uma caixa para coletar os 'cards'. Além disso, um espaço apropriado para a realização das rodas de debate será importante para facilitar a dinâmica de grupo e a interação entre os alunos.

  • Cartolina ou papel cartão
  • Canetas coloridas
  • Caixa para coletar os 'cards'
  • Espaço para rodas de debate

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo