Cientista por um Dia: Caça aos Tesouros Científicos

Desenvolvida por: Nathál… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ciências da Natureza e suas Tecnologias
Temática: Atualidades científicas

Esta atividade prática tem como objetivo transformar alunos do 2º ano do Ensino Médio em cientistas por um dia, engajando-os numa jornada de descoberta sobre temas atuais da ciência. A atividade se inicia com a distribuição de seis tópicos de grande relevância atual: mudanças climáticas, inteligência artificial, vacinas, energias renováveis, exploração espacial e biotecnologia. Os estudantes serão divididos em grupos e cada um escolherá um tema para explorar. Utilizando uma variedade de mídias, como jornais, revistas, websites, podcasts e vídeos, eles buscarão artigos de divulgação científica para realizar uma análise crítica sobre como cada mídia apresenta o tópico. Eles considerarão linguagem, profundidade do conteúdo e perspectiva. Esta tarefa não só aprimora suas habilidades de pesquisa e análise crítica, mas também promove a compreensão da importância da ciência e de sua comunicação para o público. Ao final, cada grupo apresentará suas descobertas, destacando as diferenças encontradas nas abordagens dos tópicos pelas diversas fontes de mídia, promovendo assim uma reflexão coletiva sobre a diversidade de perspectivas e a construção do conhecimento científico na sociedade.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo dessa atividade é desenvolver o raciocínio crítico e a habilidade de pesquisa dos alunos, permitindo-lhes não apenas compreender a importância de temas científicos atuais, mas também avaliar criticamente as diversas formas através das quais esses temas são apresentados ao público. Os alunos aprenderão a identificar fontes confiáveis, a analisar a profundidade e o viés nas informações e a sintetizar as descobertas, contribuindo para sua formação crítica e cidadã. Esta atividade também pretende estimular o interesse e a curiosidade científica dos estudantes, levando-os a apreciar a ciência não apenas como um conjunto de conhecimentos, mas como um campo dinâmico e relevante para suas vidas e para a sociedade.

  • Desenvolver habilidades de pesquisa e análise crítica em estudantes do Ensino Médio.
  • Promover a compreensão de temas científicos atuais e sua relevância para a sociedade.
  • Estimular a curiosidade e o interesse pela ciência.
  • Ensinar a identificar e comparar diferentes abordagens midiáticas na divulgação científica.
  • Fortalecer as habilidades de apresentação e comunicação dos alunos.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13LGG101: Compreender e analisar processos de produção e circulação de discursos, nas diferentes linguagens, para fazer escolhas fundamentadas em função de interesses pessoais e coletivos.
  • EM13LP02: Estabelecer relações entre as partes do texto, tanto na produção como na leitura/escuta, considerando a construção composicional e o estilo do gênero, usando/reconhecendo adequadamente elementos e recursos coesivos diversos que contribuam para a coerência, a continuidade do texto e sua progressão temática, e organizando informações, tendo em vista as condições de produção e as relações lógico-discursivas envolvidas (causa/efeito ou consequência; tese/argumentos; problema/solução; definição/exemplos etc.).
  • EM13LP31: Compreender criticamente textos de divulgação científica orais, escritos e multissemióticos de diferentes áreas do conhecimento, identificando sua organização tópica e a hierarquização das informações, identificando e descartando fontes não confiáveis e problematizando enfoques tendenciosos ou superficiais.

Conteúdo Programático

Este plano de aula incorpora as abordagens de Aprendizagem Baseada em Projetos e ensino de habilidades de leitura crítica, com foco em temas contemporâneos da ciência. A integração de diferentes fontes de mídia para a análise e apresentação dos resultados enfatiza a importância da alfabetização midiática e científica, refletindo a complexidade e interdisciplinaridade dos temas estudados. O conteúdo programático cobre desde a seleção de temas científicos atuais significativos até a elaboração e apresentação de análises críticas, promovendo um ambiente de aprendizado dinâmico e interativo que prepara os alunos para desafios acadêmicos e profissionais no futuro.

  • Processo de seleção de temas científicos atuais
  • Pesquisa e análise de fontes de divulgação científica
  • Análise crítica de mídia e identificação de viés
  • Desenvolvimento de habilidades de apresentação
  • Reflexão coletiva sobre a ciência na sociedade

Metodologia

Esta atividade adota a metodologia da Aprendizagem Baseada em Projetos, incentivando os alunos a se engajarem ativamente na pesquisa e análise de temas contemporâneos de ciência. Através da formação de grupos, será fomentada a colaboração e a troca de ideias, essenciais para o processo de aprendizado. A exploração de diversos meios de comunicação para coletar informações promove a alfabetização midiática e científica, enquanto a análise crítica e a apresentação dos resultados incentivam a reflexão e a criatividade. Atingir estes objetivos demandará que os estudantes apliquem habilidades de pesquisa, análise, síntese e comunicação de maneira integrada e significativa.

  • Formação de grupos e distribuição de temas
  • Orientações sobre pesquisa e análise de mídia
  • Atividades de pesquisa em sala de aula e em casa
  • Elaboração de apresentações em grupo
  • Sessão de feedback coletivo após apresentações

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade foi planejada para ser realizada em três aulas de 40 minutos, totalizando 2 horas. Iniciamos com uma introdução aos temas e formação dos grupos. Na segunda etapa, os alunos realizam suas pesquisas, culminando na última aula com as apresentações e feedbacks, promovendo um rico diálogo sobre as descobertas e aprendizados.

  • Aula 1: Introdução aos temas e formação dos grupos.
  • Aula 2: Pesquisa e análise dos artigos selecionados.
  • Aula 3: Apresentação dos grupos e discussão.

Avaliação

A avaliação da atividade se dará por meio de um conjunto de critérios que inclui a profundidade e abrangência da pesquisa realizada, a capacidade de análise crítica das diferentes fontes de mídia, a qualidade e clareza da apresentação realizada pelo grupo, e a participação ativa no processo de discussão e feedback. Será avaliada também a capacidade dos alunos de trabalhar em equipe, a originalidade no tratamento do tema e a eficácia com que conseguem comunicar suas descobertas. A rubrica de avaliação será compartilhada com os alunos no início do projeto para que tenham clareza dos objetivos de aprendizagem e dos critérios de avaliação.

Materiais e ferramentas:

Para a implementação eficaz desta atividade, serão necessários recursos como acesso à internet para pesquisa em várias plataformas digitais, projeção multimídia para as apresentações dos grupos, materiais para anotações e organização das informações coletadas. Isso permitirá que os alunos explorem uma ampla gama de fontes, incentivando uma aprendizagem dinâmica e interativa.

  • Acesso à internet e recursos digitais
  • Projeção multimídia para apresentações
  • Materiais de anotação e organização
  • Guias de pesquisa e análise de mídia

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo