Esta atividade, intitulada 'Cine Debate Literário', visa promover a compreensão e a análise crítica de obras literárias e suas adaptações cinematográficas entre os alunos do 2º ano do Ensino Médio. Após a visualização de um filme baseado em uma obra literária como atividade prévia, os estudantes serão incentivados a explorar as nuances entre as duas formas de narrativas através de discussões em grupo e da produção de textos argumentativos. Os alunos abordarão elementos como caracterização de personagens, cenários, atmosfera, e, principalmente, as mensagens transmitidas. Além disso, eles discutirão as escolhas artísticas feitas na transposição da obra escrita para o cinema, avaliando quais aspectos foram mantidos, alterados ou acrescentados e o impacto dessas mudanças na interpretação final da história. Este trabalho busca não apenas aprofundar a compreensão textual e cinematográfica, mas também desenvolver habilidades de argumentação, análise crítica e expressão escrita dos alunos.
Os objetivos desta atividade envolvem estimular nos alunos a capacidade de comparação crítica entre diferentes formatos de narrativas, compreendendo a obra literária original e sua adaptação cinematográfica. Busca-se fomentar o desenvolvimento da habilidade de argumentação escrita, incentivando o pensamento crítico sobre as escolhas artísticas e narrativas. Além disso, pretende-se aprimorar a capacidade de expressão e estruturação de ideias de forma coesa e coerente, habilidades essenciais para a proficiência em língua portuguesa e para o exercício cidadão consciente.
O conteúdo programático aborda a comparação entre literatura e cinema, focando na interpretação de obras literárias e suas respectivas adaptações cinematográficas. Serão explorados aspectos como análise de personagens, ambientação, enredo e mensagens principais. Além disso, o processo de desenvolvimento de textos argumentativos será trabalhado, desde a construção de uma tese até a argumentação e conclusão, passando por elementos como coesão e coerência textuais.
Adotando a metodologia ativa 'Sala de Aula Invertida', esta atividade começa com a tarefa de casa onde os alunos assistirão ao filme escolhido que adapta uma obra literária relevante. Em sala, serão formados grupos para debates orientados sobre os aspectos destacados, seguidos da produção coletiva de textos argumentativos. Este método permitirá aos alunos assumir um papel ativo em seu processo de aprendizagem, estimulando a discussão, reflexão crítica e a colaboração.
A atividade será realizada em uma aula de 60 minutos, iniciando com uma breve introdução e divisão dos grupos, seguida de 30 minutos dedicados à discussão em grupos. Os últimos 30 minutos serão destinados à produção do texto argumentativo, para posterior compartilhamento com a turma.
A avaliação será baseada na participação ativa dos estudantes durante as discussões em grupo e na qualidade do texto argumentativo produzido. Serão considerados critérios como clareza na expressão de ideias, capacidade de argumentação, coerência e coesão do texto, além do respeito às opiniões divergentes. O professor deverá fornecer feedbacks construtivos para incentivar o desenvolvimento das habilidades de interpretação e produção textual.
Os recursos necessários para esta atividade incluem o acesso ao filme baseado na obra literária escolhida, material para anotações durante as discussões em grupo e recursos para a escrita dos textos argumentativos, como computadores ou papel e caneta. A utilização de um quadro ou projetor para anotações coletivas e orientações também se faz útil.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula