Cine Debate Literário

Desenvolvida por: Queila… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa e Línguas Estrangeiras
Temática: Interpretação e Produção Textual

Esta atividade, intitulada 'Cine Debate Literário', visa promover a compreensão e a análise crítica de obras literárias e suas adaptações cinematográficas entre os alunos do 2º ano do Ensino Médio. Após a visualização de um filme baseado em uma obra literária como atividade prévia, os estudantes serão incentivados a explorar as nuances entre as duas formas de narrativas através de discussões em grupo e da produção de textos argumentativos. Os alunos abordarão elementos como caracterização de personagens, cenários, atmosfera, e, principalmente, as mensagens transmitidas. Além disso, eles discutirão as escolhas artísticas feitas na transposição da obra escrita para o cinema, avaliando quais aspectos foram mantidos, alterados ou acrescentados e o impacto dessas mudanças na interpretação final da história. Este trabalho busca não apenas aprofundar a compreensão textual e cinematográfica, mas também desenvolver habilidades de argumentação, análise crítica e expressão escrita dos alunos.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos desta atividade envolvem estimular nos alunos a capacidade de comparação crítica entre diferentes formatos de narrativas, compreendendo a obra literária original e sua adaptação cinematográfica. Busca-se fomentar o desenvolvimento da habilidade de argumentação escrita, incentivando o pensamento crítico sobre as escolhas artísticas e narrativas. Além disso, pretende-se aprimorar a capacidade de expressão e estruturação de ideias de forma coesa e coerente, habilidades essenciais para a proficiência em língua portuguesa e para o exercício cidadão consciente.

  • Comparar e contrastar obras literárias com suas adaptações cinematográficas
  • Desenvolver habilidades de argumentação e expressão escrita
  • Analisar criticamente escolhas artísticas em adaptações de obras
  • Fomentar o pensamento crítico e a interpretação textual e visual
  • Estimular a expressão de opiniões pessoais de forma embasada e respeitosa

Conteúdo Programático

O conteúdo programático aborda a comparação entre literatura e cinema, focando na interpretação de obras literárias e suas respectivas adaptações cinematográficas. Serão explorados aspectos como análise de personagens, ambientação, enredo e mensagens principais. Além disso, o processo de desenvolvimento de textos argumentativos será trabalhado, desde a construção de uma tese até a argumentação e conclusão, passando por elementos como coesão e coerência textuais.

  • Interpretação de obras literárias e suas adaptações cinematográficas
  • Análise comparativa de personagens, ambientação, enredo e mensagens
  • Técnicas de desenvolvimento de texto argumentativo
  • Elementos de coesão e coerência textual

Metodologia

Adotando a metodologia ativa 'Sala de Aula Invertida', esta atividade começa com a tarefa de casa onde os alunos assistirão ao filme escolhido que adapta uma obra literária relevante. Em sala, serão formados grupos para debates orientados sobre os aspectos destacados, seguidos da produção coletiva de textos argumentativos. Este método permitirá aos alunos assumir um papel ativo em seu processo de aprendizagem, estimulando a discussão, reflexão crítica e a colaboração.

  • Visualização prévia do filme baseado em obra literária
  • Discussões em grupo para debate dos pontos observados
  • Elaboração de texto argumentativo em equipe

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em uma aula de 60 minutos, iniciando com uma breve introdução e divisão dos grupos, seguida de 30 minutos dedicados à discussão em grupos. Os últimos 30 minutos serão destinados à produção do texto argumentativo, para posterior compartilhamento com a turma.

  • Aula 1: Realização da atividade 'Cine Debate Literário'

Avaliação

A avaliação será baseada na participação ativa dos estudantes durante as discussões em grupo e na qualidade do texto argumentativo produzido. Serão considerados critérios como clareza na expressão de ideias, capacidade de argumentação, coerência e coesão do texto, além do respeito às opiniões divergentes. O professor deverá fornecer feedbacks construtivos para incentivar o desenvolvimento das habilidades de interpretação e produção textual.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para esta atividade incluem o acesso ao filme baseado na obra literária escolhida, material para anotações durante as discussões em grupo e recursos para a escrita dos textos argumentativos, como computadores ou papel e caneta. A utilização de um quadro ou projetor para anotações coletivas e orientações também se faz útil.

  • Filme baseado em obra literária
  • Material para anotações (cadernos, laptops)
  • Quadro ou projetor para anotações coletivas

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo