Cine-Debate: Perspectivas sobre o Aborto

Desenvolvida por: Fernan… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ciências Humanas
Temática: Direitos Humanos e Cidadania

A atividade propõe uma abordagem crítica e reflexiva sobre o tema do aborto, utilizando filmes e documentários brasileiros como meio para explorar diferentes perspectivas e realidades sociais relacionadas a esse assunto sensível. Através de uma metodologia ativa, os alunos serão convidados a assistir a seleções de obras audiovisuais que apresentem o tema do aborto sob variados ângulos — social, político, ético e pessoal — para posteriormente participarem de uma Roda de Debate organizada em sala de aula. O objetivo é provocar reflexões profundas, promover a empatia e o respeito às diversas visões de mundo, além de estimular a argumentação baseada em evidências e direitos humanos. Os alunos atuarão tanto como espectadores críticos quanto como debatedores ativos, assumindo um papel central na construção do diálogo e na formação de um ambiente de aprendizado colaborativo e respeitoso. Esta proposta pedagógica visa também desenvolver habilidades de escuta ativa, articulação de pensamento crítico e capacidade de expressão frente a temas complexos e polarizadores, promovendo uma cultura de debate saudável e construtivo no ambiente educacional.

Objetivos de Aprendizagem

O propósito desta atividade é expandir o conhecimento e a compreensão dos alunos sobre um tema de grande relevância social e humana, como o aborto, por meio de uma abordagem que valoriza a diversidade de pensamentos e experiências. Pretende-se fomentar o desenvolvimento de habilidades críticas e empáticas, indispensáveis para a atuação consciente e responsável dos estudantes enquanto cidadãos. Além disso, a atividade busca cultivar a capacidade de argumentação fundamentada e respeitosa, o respeito às diferenças e o fortalecimento de valores como a equidade e os direitos humanos. Espera-se que, ao final, os alunos consigam reconhecer a complexidade do tema abordado e estejam mais aptos a dialogar sobre ele de forma madura, informada e construtiva.

  • Promover a compreensão crítica sobre as diversas perspectivas do aborto
  • Desenvolver habilidades de escuta ativa e argumentação fundamentada
  • Estimular a empatia e o respeito por diferentes visões de mundo
  • Fomentar o entendimento mútuo baseado em princípios de equidade e direitos humanos

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13LGG102: Analisar visões de mundo, conflitos de interesse, preconceitos e ideologias presentes nos discursos veiculados nas diferentes mídias, ampliando suas possibilidades de explicação, interpretação e intervenção crítica da/na realidade.
  • EM13LGG204: Dialogar e produzir entendimento mútuo, nas diversas linguagens (artísticas, corporais e verbais), com vistas ao interesse comum pautado em princípios e valores de equidade assentados na democracia e nos Direitos Humanos.

Conteúdo Programático

A atividade está estruturada para propiciar uma imersão no tema do aborto a partir de diferentes ângulos e narrativas, utilizando-se de recursos audiovisuais brasileiros como ponto de partida. O conteúdo programático inclui a análise crítica de filmes e documentários, a organização e participação em rodas de debate, e a reflexão sobre o papel dos meios de comunicação e as diversas formas de expressão sobre temas delicados. A abordagem busca não apenas informar, mas também desenvolver habilidades sociais e emocionais dos alunos, preparando-os para participações cívicas mais conscientes e respeitosas.

  • Visão geral sobre o aborto: aspectos históricos, sociais e legais
  • Análise de filmes e documentários brasileiros sobre o aborto
  • Preparação e realização de rodas de debate
  • Técnicas de argumentação e escuta ativa
  • Reflexões sobre equidade e direitos humanos no contexto do aborto

Metodologia

Empregamos uma combinação de metodologias ativas, como Roda de Debate, Aprendizagem Baseada em Projetos e Sala de Aula Invertida, para engajar os alunos profundamente com o conteúdo e uns com os outros. A primeira fase envolve a visualização de filmes e documentários, seguida de discussões em grupo para troca de percepções e pré-debate. A fase central é a Roda de Debate, preparada com base nas discussões anteriores e em pesquisa guiada. Esta abordagem promove um ambiente de aprendizado dinâmico, participativo e reflexivo, onde os alunos são protagonistas do próprio aprendizado.

  • Visualização de filmes e documentários
  • Discussões em grupo e troca de percepções
  • Pesquisa guiada para preparação da roda de debate
  • Roda de Debate com foco nas diversas perspectivas sobre o aborto

Aulas e Sequências Didáticas

O programa está dividido em nove sessões de 50 minutos, distribuídas ao longo de duas semanas. Inicia-se com a apresentação do projeto, seguida pela visualização dos filmes/documentários. As sessões seguintes são dedicadas a discussões em grupo, preparação e realização da roda de debate. A última sessão é reservada para reflexões finais e feedback dos participantes.

  • Aula 1: Apresentação do projeto e contextualização do tema
  • Aula 2 e 3: Visualização de filmes e documentários
  • Aula 4 e 5: Discussão em grupos e troca de percepções
  • Aula 6: Preparação para a Roda de Debate
  • Aula 7 e 8: Realização da Roda de Debate
  • Aula 9: Reflexões finais e feedback dos alunos

Avaliação

A avaliação será contínua e baseada na participação ativa, engajamento e contribuição dos alunos em todas as fases da atividade. A qualidade das intervenções na roda de debate, a capacidade de argumentação respeitosa, a profundidade das análises críticas dos filmes e documentários, assim como a participação nas discussões preparatórias, serão aspectos chave. Será valorizado não apenas o conteúdo, mas também a habilidade de escutar e considerar diferentes pontos de vista. A avaliação final incluirá um relatório individual ou em grupo, refletindo sobre o aprendizado adquirido e a experiência do debate.

Materiais e ferramentas:

Necessitaremos de uma sala com recursos audiovisuais para a exibição dos materiais selecionados, acesso à internet para pesquisa, e espaços adequados para a realização das rodas de debate. Materiais de apoio, como artigos, estudos de caso e guias de discussão serão providenciados para enriquecer a preparação dos alunos. A seleção criteriosa dos filmes e documentários será essencial para abordar o tema de modo abrangente e sensível.

  • Projetor e tela para exibição de filmes
  • Acesso à internet para pesquisas
  • Cópias de artigos e estudos de caso
  • Guias de discussão para as rodas de debate

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