Cinema e Narrativas

Desenvolvida por: Alessa… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagens
Temática: Interpretação e produção de texto por meio da linguagem cinematográfica

Nesta atividade, alunos do 2º ano do Ensino Médio serão introduzidos ao fascinante mundo do cinema brasileiro com o objetivo de explorar as ricas possibilidades de interpretação e produção de texto que esta arte oferece. Através do visionamento de um curta-metragem brasileiro selecionado, os estudantes terão a tarefa de realizar uma análise crítica que engloba trama, personagens, cenário, e possíveis mensagens subliminares do filme. Este exercício não somente aguçará suas capacidades de análise crítica, mas também os preparará para um desafio criativo subsequente: escrever um conto ou crônica inspirado pela temática do filme. Os textos produzidos poderão agir como continuação, prequela, ou narrativas paralelas à história vista. Com a aplicação de metodologias ativas, esta atividade procura engajar os alunos de maneira profunda, incentivando-os a assumir um papel ativo em seu processo de aprendizagem. Este enfoque prático tem como objetivo desenvolver suas habilidades de interpretação, análise crítica e criatividade escrita, enquanto proporciona uma apreciação mais profunda pela arte cinematográfica brasileira.

Objetivos de Aprendizagem

Objetiva-se com esta atividade não só familiarizar os alunos com elementos fundamentais da análise cinematográfica, como também estimular sua habilidade em aplicar tais conceitos na criação de textos originais. Espera-se que, ao final, os estudantes sejam capazes de identificar e discutir amplamente aspectos como trama, personagens e cenário, reconhecendo a importância de subtextos e mensagens implícitas. Além disso, este trabalho visa aprimorar habilidades de escrita criativa, encorajando os alunos a experimentar com diferentes formas narrativas e estilos de escrita. A inserção no contexto do cinema nacional ainda tem o intuito de valorizar a cultura brasileira e ampliar o repertório cultural dos estudantes.

  • Analisar criticamente elementos cinematográficos de um curta-metragem
  • Identificar mensagens subliminares e temas subjacentes
  • Desenvolver habilidades de escrita criativa
  • Produzir textos narrativos inspirados em elementos do curta-metragem
  • Valorizar a produção cinematográfica brasileira

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13LGG102 - Utilizar as linguagens verbal, corporal, visual, sonora e digital de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais, incluindo as práticas escolares, reconhecendo-as como formas de significação do mundo e respondendo de maneira crítica, criativa e propositiva a demandas sociais e culturais contemporâneas.
  • EM13LGG703 - Analisar, criticar e produzir (oralmente, por escrito, visualmente) conteúdos veiculados nas diversas mídias, desenvolvendo um comportamento ético e responsável na utilização das diferentes tecnologias.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático se concentra na exploração da linguagem cinematográfica como veículo para análise e produção textual. Abordará conceitos fundamentais da narrativa cinematográfica, tais como mise-en-scène, direção, roteiro, e edição, relacionando-os com técnicas de escrita criativa que permitam aos alunos desenvolver seus próprios textos. A integração entre a análise cinematográfica e a produção de narrativas escritas é essencial, visto que pressupõe uma compreensão aprofundada do filme enquanto estímulo criativo para a escrita.

  • Introdução à linguagem cinematográfica
  • Análise de curta-metragem brasileiro
  • Elementos de produção de texto: conto e crônica
  • Relação entre cinema e literatura
  • Escrita criativa inspirada em elementos cinematográficos

Metodologia

Esta atividade será guiada pela metodologia ativa, impulsionando os alunos a serem os principais agentes de seu aprendizado. Inicialmente, a turma assistirá a um curta-metragem brasileiro cuidadosamente selecionado. Seguir-se-á uma discussão em grupo facilitada pelo professor, visando estimular a análise e interpretação crítica do filme. Posteriormente, os alunos serão encorajados a escrever seus próprios textos, utilizando o filme como ponto de partida. A atividade será enriquecida por momentos de partilha e feedback entre os alunos, fomentando um ambiente colaborativo de aprendizagem.

  • Exibição de curta-metragem
  • Discussão guiada em grupo
  • Atividade de escrita individual
  • Feedback colaborativo entre pares
  • Reflexão guiada sobre o processo de escrita e análise

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em duas sessões de 60 minutos cada. Na primeira aula, será feita a exibição do curta-metragem, seguida de uma discussão em grupo sobre o filme. Na segunda aula, os alunos se dedicarão à produção dos textos, com um momento final para compartilhar e discutir as criações com o grupo.

  • Aula 1: Exibição do filme e discussão
  • Aula 2: Produção de texto e compartilhamento

Avaliação

A avaliação desta atividade se dará em dois aspectos principais: a análise crítica do filme e a escrita criativa. Será avaliada a capacidade do aluno em compreender e interpretar os elementos cinematográficos apresentados, bem como sua habilidade em criar um texto que dialogue com a temática do filme. Os critérios de avaliação incluirão clareza, criatividade, coesão e coerência textual. Será dado um feedback construtivo visando o desenvolvimento contínuo do aluno. Além disso, a participação ativa nas discussões em grupo e a capacidade de dar e receber feedback também serão consideradas.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, será necessário dispor de um projetor e sistema de som para a exibição do filme, além de materiais para anotações, como papel e caneta. Recursos online para pesquisa sobre elementos da linguagem cinematográfica e técnicas de escrita criativa também serão úteis. Encoraja-se o uso de plataformas de compartilhamento de texto para facilitar o feedback entre os alunos.

  • Projetor e sistema de som para exibição do filme
  • Materiais para anotação
  • Acesso à internet para pesquisa
  • Plataforma de compartilhamento de texto

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo