Clip Debate: Música e Sociedade

Desenvolvida por: Renata… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagens e suas Tecnologias
Temática: Análise Crítica de Músicas de Relevância Social

Nesta atividade, ‘Clip Debate: Música e Sociedade’, os alunos do 2º ano do Ensino Médio serão instigados a mergulhar no universo musical para além do entretenimento, explorando músicas de relevância social. Divididos em grupos, os estudantes selecionarão uma música que, na visão deles, carrega mensagens sociais, políticas ou culturais significativas. Após a seleção, cada grupo realizará uma análise profunda das letras, identificando discursos, ideologias e, possivelmente, preconceitos veiculados. Essa análise crítica permitirá aos estudantes desvendar as múltiplas camadas de significado que as músicas podem carregar. Seguindo a exegese da letra, os grupos serão desafiados a produzir um vídeo-clip que represente visualmente a interpretação e crítica desenvolvida pelo grupo sobre a música escolhida. O objetivo é estimular a criatividade, enquanto reforçam-se habilidades interpretativas e críticas dos estudantes. A culminância da atividade se dará com a exposição dos vídeos produzidos, seguida de um debate aberto onde as diversas visões e interpretações apresentadas serão discutidas. Esse momento será crucial para promover uma reflexão coletiva sobre como discursos são construídos, circulam e impactam a sociedade por meio de diferentes linguagens.

Objetivos de Aprendizagem

Os principais objetivos desta atividade incluem desenvolver a competência crítica dos estudantes em relação ao conteúdo das músicas, promovendo uma compreensão mais profunda sobre como discursos, ideologias e preconceitos são veiculados nas mídias. Almeja-se que, ao final, os alunos sejam capazes de analisar criticamente textos multimodais, explorando a intertextualidade e interdiscursividade em suas análises. Assim, espera-se que os estudantes aprimorem não somente suas capacidades de interpretação textual e visual mas também de argumentação e expressão criativa, contribuindo para sua formação enquanto indivíduos conscientes e críticos perante a sociedade.

  • Desenvolver habilidades de análise crítica em relação a discursos, ideologias e preconceitos veiculados em músicas.
  • Explorar a intertextualidade e a interdiscursividade em textos multimodais.
  • Estimular a expressão criativa e a argumentação por meio da produção de vídeo-clips.
  • Promover o entendimento sobre os processos de produção e circulação de discursos nas diferentes linguagens.
  • Fomentar o diálogo e a reflexão coletiva sobre as diferentes visões e interpretações.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13LGG101: Compreender e analisar processos de produção e circulação de discursos, nas diferentes linguagens, para fazer escolhas fundamentadas em função de interesses pessoais e coletivos.
  • EM13LGG102: Analisar visões de mundo, conflitos de interesse, preconceitos e ideologias presentes nos discursos veiculados nas diferentes mídias, ampliando suas possibilidades de explicação, interpretação e intervenção crítica da/na realidade.
  • EM13LP03: Analisar relações de intertextualidade e interdiscursividade que permitam a explicitação de relações dialógicas, a identificação de posicionamentos ou de perspectivas, a compreensão de paráfrases, paródias e estilizações, entre outras possibilidades.

Conteúdo Programático

Esta atividade engloba a análise de textos multimodais, com ênfase em músicas de relevância social. Os alunos serão incentivados a explorar diversas técnicas de análise textual e visual, identificando elementos como discursos, ideologias e preconceitos. A produção de vídeo-clips como forma de expressão crítica será um dos principais conteúdos, incentivando a exploração da criatividade e da capacidade argumentativa dos estudantes. A discussão aberta ao final visa promover um aprofundamento crítico sobre os temas abordados, refletindo sobre a influência dos discursos na sociedade.

  • Técnicas de análise textual e visual de músicas.
  • Identificação de discursos, ideologias e preconceitos em textos multimodais.
  • Produção de vídeo-clips como prática de expressão crítica.
  • Debate e reflexão crítica sobre discursos e sua circulação na sociedade.

Metodologia

A metodologia baseia-se na abordagem 'Mão-na-massa', estimulando os estudantes a se envolverem ativamente com o conteúdo através da análise crítica e da produção criativa. Inicialmente, a turma será dividida em grupos para selecionar e analisar músicas. Posteriormente, essa análise servirá como base para a criativa produção de vídeo-clips. A metodologia prevê a reflexão e o debate como pontos culminantes, para que os estudantes possam compartilhar suas experiências, desafios encontrados durante a realização da atividade e as diversas interpretações surgidas.

  • Divisão da turma em grupos para a seleção e análise de músicas.
  • Guias e roteiros para análise crítica das letras.
  • Oficinas práticas de produção de vídeo-clips.
  • Organização e realização de um debate aberto para exposição dos trabalhos.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada durante seis aulas de 30 minutos cada, abrangendo uma semana de trabalho. Inicie com uma introdução ao projeto e formação de grupos na primeira aula. Nas aulas seguintes, reserve espaço para a análise das músicas e planejamento dos vídeos. As duas últimas aulas serão dedicadas à produção dos vídeos, culminando com a exposição e o debate dos trabalhos na última sessão.

  • Aula 1: Introdução à atividade e divisão dos grupos.
  • Aula 2 e 3: Seleção e análise crítica das músicas.
  • Aula 4 e 5: Planejamento e produção dos vídeo-clips.
  • Aula 6: Exposição dos vídeos e debate.

Avaliação

A avaliação basear-se-á na participação ativa, na profundidade da análise crítica realizada, na criatividade e qualidade técnica dos vídeo-clips produzidos, bem como na contribuição individual e coletiva durante o debate. Serão avaliados critérios como a capacidade de interpretação, articulação das ideias, habilidades de argumentação e reflexão crítica. Um roteiro de avaliação será fornecido aos alunos, detalhando os aspectos a serem observados em cada etapa da atividade. Exemplos de desempenho excelente incluirão análises bem fundamentadas, vídeo-clips criativos que reflitam compreensão profunda da música escolhida, e participações relevantes no debate.

Materiais e ferramentas:

Para a execução desta atividade serão necessários recursos como acesso à internet para pesquisa das músicas, computadores ou tablets com softwares de edição de vídeo para a produção dos clips, e um projetor para a exibição dos trabalhos no final. Materiais de apoio como guias de análise de texto e roteiros para produção de vídeo-clips também serão essenciais para guiar os estudantes em todo o processo criativo e analítico.

  • Acesso à internet para pesquisa de músicas.
  • Computadores ou tablets com softwares de edição de vídeos.
  • Projetor para exposição dos vídeo-clips.
  • Guias de análise de texto e roteiros para produção de vídeo-clips.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo