Criadores de Histórias Intertextuais

Desenvolvida por: Marian… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagens
Temática: Intertextualidade e Produção Textual

Na atividade Criadores de Histórias Intertextuais, os alunos do 2º ano do Ensino Médio serão divididos em grupos para criar contos que integrem elementos de diversos tipos de textos, incluindo músicas, poemas, reportagens e artigos científicos. Esta atividade estimulará a pesquisa, seleção e análise crítica de fontes variadas, incentivando os estudantes a discutirem e refletirem sobre a veracidade e relevância dos textos escolhidos. Além disso, a tarefa envolverá a prática de citações e referências, reforçando a importância do respeito aos direitos autorais e do reconhecimento de contribuições intelectuais externas. A fase final da atividade culminará na apresentação dos contos produzidos, momento em que cada grupo deverá explicar o processo de criação, destacando como os elementos intertextuais foram incorporados e as análises realizadas para a construção dos enredos. A metodologia ativa será o cerne desta proposta, incentivando a participação ativa dos alunos, a colaboração entre pares e o desenvolvimento de habilidades críticas e criativas.

Objetivos de Aprendizagem

A atividade Criadores de Histórias Intertextuais visa aprofundar o entendimento dos alunos sobre a intertextualidade, melhorando suas habilidades de pesquisa, seleção de informações e análise crítica de diferentes tipos de textos. Os estudantes aprenderão a importância de referenciar e citar obras corretamente, promovendo a ética acadêmica. Além disso, o trabalho em equipe fomentado pela atividade pretende desenvolver habilidades sociais como comunicação, negociação e colaboração. Criatividade e pensamento crítico são competências transversais que esta atividade também busca estimular.

  • Compreender o conceito de intertextualidade
  • Desenvolver habilidades de pesquisa e seleção de fontes confiáveis
  • Aprimorar a capacidade de análise crítica de textos de diferentes gêneros
  • Praticar a escrita criativa e colaborativa
  • Reconhecer a importância da correta citação e referência de fontes

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13LGG101: Compreender e analisar processos de produção e circulação de discursos, nas diferentes linguagens, para fazer escolhas fundamentadas em função de interesses pessoais e coletivos.
  • EM13LGG103: Analisar o funcionamento das linguagens, para interpretar e produzir criticamente discursos em textos de diversas semioses (visuais, verbais, sonoras, gestuais).
  • EM13LP12: Selecionar informações, dados e argumentos em fontes confiáveis, impressas e digitais, e utilizá-los de forma referenciada, para que o texto a ser produzido tenha um nível de aprofundamento adequado (para além do senso comum) e contemple a sustentação das posições defendidas.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático inclui a teoria da intertextualidade, estratégias de pesquisa e seleção de fontes, normas para citações e referências, além de técnicas de escrita criativa. Através da prática de análise e produção textual, os alunos terão a oportunidade de explorar variados gêneros discursivos e incorporar elementos desses textos em suas próprias criações narrativas.

  • Intertextualidade: conceitos e exemplos
  • Estratégias de pesquisa e avaliação de fontes
  • Normas para citação e referência de textos
  • Técnicas de escrita criativa e colaborativa

Metodologia

A atividade será conduzida através de uma abordagem de metodologia ativa, promovendo a participação direta dos alunos no processo de aprendizagem. Inicialmente, será feita uma exploração teórica dos conceitos chave. Posteriormente, os alunos, organizados em grupos, escolherão os textos-base para sua história e iniciarão o processo de criação, culminando na apresentação dos contos e na discussão sobre o processo de intertextualidade empregado.

  • Exploração teórica dos conceitos principais
  • Formação de grupos e seleção de textos-base
  • Desenvolvimento do projeto de escrita colaborativa
  • Apresentação dos contos e discussão sobre o processo criativo

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será desenvolvida ao longo de duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, serão abordados os conceitos chave e iniciada a seleção de textos-base pelos grupos. Na segunda aula, os alunos finalizarão os contos e farão as apresentações.

  • Aula 1: Introdução aos conceitos e início do trabalho em grupo
  • Aula 2: Conclusão e apresentação dos contos

Avaliação

A avaliação será baseada na criatividade, na coerência e na coesão do conto produzido, bem como na capacidade de integração de elementos de textos diversos de maneira significativa. A qualidade das discussões grupais sobre a escolha das fontes e o uso adequado de citações e referências também serão considerados. Durante as apresentações, a capacidade de explicar o processo criativo e as escolhas realizadas pelos grupos será avaliada.

Materiais e ferramentas:

Os materiais necessários incluem acesso à internet para pesquisa de fontes, material para anotações e recursos para a apresentação dos contos. Será útil fazer uso de plataformas digitais que permitam a colaboração dos alunos na escrita e na organização das ideias.

  • Computadores ou tablets com acesso à internet
  • Quadro branco ou projetor para apresentações
  • Plataformas de escrita colaborativa online
  • Material de apoio sobre intertextualidade e normas de citação

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo