Nesta atividade, intitulada 'Criando Histórias em Equipe', os estudantes do 2º ano do Ensino Médio serão introduzidos ao conceito prático das funções da linguagem através da criação colaborativa de histórias ou quadrinhos. Utilizando a Aprendizagem Baseada em Projetos como metodologia principal, os alunos se dividirão em equipes para construir narrativas que incorporem as distintas funções da linguagem (função referencial, emotiva, conativa, fática, metalinguística e poética) em contextos específicos escolhidos por eles, como escola, cinema, família, entre outros. As equipes deverão ser criativas ao integrar no enredo situações onde cada função da linguagem é claramente utilizada, facilitando assim a compreensão e identificação das mesmas pelos colegas. As histórias criadas serão apresentadas para a classe, promovendo uma análise coletiva sobre a efetividade da representação de cada função da linguagem nos diferentes contextos. Esta atividade visa não apenas o aprofundamento teórico sobre as funções da linguagem, mas também estimula a criatividade, o trabalho em equipe e a capacidade crítica dos alunos.
O principal objetivo dessa atividade é proporcionar aos alunos uma compreensão prática e aprofundada sobre as diferentes funções da linguagem, através de uma metodologia ativa e participativa. Espera-se que, ao final, os alunos sejam capazes de identificar, analisar e aplicar as funções da linguagem em diversos contextos comunicativos, reconhecendo a importância de cada função no processo de interpretação e produção textual. Além disso, objetiva-se desenvolver habilidades de trabalho em equipe, criatividade na resolução de problemas e capacidade crítica para analisar e criticar as produções, tanto próprias quanto dos colegas.
A atividade será embasada em conteúdos relacionados às funções da linguagem, conceito fundamental no estudo da Língua Portuguesa. Será explorada a teoria por trás de cada uma das funções (referencial, emotiva, conativa, fática, metalinguística e poética) e a importância de sua identificação e aplicação em diferentes contextos comunicativos. Além disso, será fomentado o desenvolvimento de competências transversais, como trabalho em equipe, criatividade, e habilidades analíticas e críticas, essenciais para uma aprendizagem integral.
A atividade adotará uma abordagem prática, centrada no aluno, utilizando metodologias ativas como Aprendizagem Baseada em Projetos, Atividade Mão-na-massa, e Roda de Debate, para incentivar a participação e o engajamento dos estudantes. As equipes trabalharão juntas na criação das histórias, promovendo a interação e o compartilhamento de ideias. Demonstração das teorias será feita através da Sala de Aula Invertida, e a revisão final das histórias contarará com elementos de Aprendizagem Baseada em Jogos para aumentar o engajamento.
A atividade será desenvolvida em uma carga horária total de 4 horas, divididas em 4.8 aulas de 50 minutos, permitindo um aproveitamento otimizado do tempo para abordagem teórica, criação das histórias, e apresentação final.
A avaliação será formativa e contínua, considerando a participação individual e em equipe, a criatividade, e a capacidade de análise e aplicação das funções da linguagem de forma clara e precisa. Será avaliada a qualidade das histórias ou quadrinhos criados, tendo como critério a originalidade, coesão, coerência e a efetiva representação das funções da linguagem nos contextos escolhidos. A apresentação dos projetos proporcionará um momento de autoavaliação e avaliação pelos pares, promovendo uma reflexão crítica sobre os trabalhos desenvolvidos.
Para a execução da atividade, serão necessários recursos variados, incluindo material didático para consulta sobre as funções da linguagem, materiais para a criação das histórias ou quadrinhos (papel, canetas, lápis, borrachas, etc.), e dispositivos digitais (computadores ou tablets) com acesso à internet para pesquisa e elaboração dos projetos. O uso de ferramentas digitais de desenho gráfico e edição de texto também pode ser encorajado para enriquecer as produções.
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