Críticos de Linguagem

Desenvolvida por: Fátima… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Figuras de Linguagem em Diversos Contextos

Esta atividade, denominada 'Críticos de Linguagem', visa explorar o uso e o efeito das figuras de linguagem em diferentes contextos comunicativos, como discursos políticos, campanhas publicitárias e trechos de filmes ou séries. Antecipadamente, os alunos irão assistir a uma seleção desses materiais multimídia com o objetivo de identificar as figuras de linguagem presentes e analisar seus efeitos persuasivos ou emocionais. Durante as aulas, eles formarão grupos para compartilhar e debater suas observações. A atividade promoverá um entendimento profundo sobre como as figuras de linguagem contribuem para a eficácia da comunicação. O ponto culminante será a criação coletiva de um texto que empregue intencionalmente essas figuras para atingir um efeito específico. Essa tarefa será seguida de uma reflexão conjunta sobre as escolhas linguísticas feitas, valorizando o desenvolvimento da capacidade crítica e criativa dos estudantes.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo desta atividade é desenvolver nos alunos a capacidade de reconhecer, analisar e empregar as figuras de linguagem de maneira crítica e intencional nos diversos contextos de comunicação. Isso inclui a habilidade de discernir como esses recursos estilísticos podem influenciar emoções e persuadir o público, entendendo suas funções e efeitos na estrutura dos textos. Através da metodologia ativa Sala de Aula Invertida, espera-se que os alunos tornem-se mais autônomos em seus processos de aprendizagem, aprimorem suas habilidades de colaboração em grupo e fortaleçam sua capacidade de argumentação e escrita criativa.

  • Reconhecer e analisar as figuras de linguagem em diferentes contextos
  • Compreender os efeitos persuasivos e emocionais das figuras de linguagem
  • Produzir textos que utilizem figuras de linguagem de maneira intencional
  • Desenvolver habilidades de colaboração, argumentação e escrita criativa
  • Refletir criticamente sobre o uso das figuras de linguagem

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13LP07: Analisar, em textos de diferentes gêneros, marcas que expressam a posição do enunciador frente àquilo que é dito: uso de diferentes modalidades (epistêmica, deôntica e apreciativa) e de diferentes recursos gramaticais que operam como modalizadores (verbos modais, tempos e modos verbais, expressões modais, adjetivos, locuções ou orações adjetivas, advérbios, locuções ou orações adverbiais, entonação etc.), uso de estratégias de impessoalização (uso de terceira pessoa e de voz passiva etc.), com vistas ao incremento da compreensão e da criticidade e ao manejo adequado desses elementos nos textos produzidos, considerando os contextos de produção.
  • EM13LP08: Analisar elementos e aspectos da sintaxe do português, como a ordem dos constituintes da sentença (e os efeito que causam sua inversão), a estrutura dos sintagmas, as categorias sintáticas, os processos de coordenação e subordinação (e os efeitos de seus usos) e a sintaxe de concordância e de regência, de modo a potencializar os processos de compreensão e produção de textos e a possibilitar escolhas adequadas à situação comunicativa.
  • EM13LP15: Planejar, produzir, revisar, editar, reescrever e avaliar textos escritos e multissemióticos, considerando sua adequação às condições de produção do texto, no que diz respeito ao lugar social a ser assumido e à imagem que se pretende passar a respeito de si mesmo, ao leitor pretendido, ao veículo e mídia em que o texto ou produção cultural vai circular, ao contexto imediato e sócio-histórico mais geral, ao gênero textual em questão e suas regularidades, à variedade linguística apropriada a esse contexto e ao uso do conhecimento dos aspectos notacionais (ortografia padrão, pontuação adequada, mecanismos de concordância nominal e verbal, regência verbal etc.), sempre que o contexto o exigir.

Conteúdo Programático

O programa da atividade 'Críticos de Linguagem' abrange o estudo das figuras de linguagem dentro de contextos de comunicação variados, explorando suas funções, significados e efeitos. A partir da observação de materiais multimídia, os alunos terão a chance de aprofundar seu conhecimento sobre recursos estilísticos, ampliando seu repertório e compreensão da língua. Esse conteúdo é essencial para a formação crítica e criativa dos estudantes, capacitando-os a usar a linguagem de maneira eficaz e persuasiva.

  • Definição e classificação das figuras de linguagem
  • Análise de figuras de linguagem em textos multimídia
  • Efeitos das figuras de linguagem na comunicação
  • Produção textual empregando figuras de linguagem
  • Reflexão sobre o uso eficaz das figuras de linguagem

Metodologia

Utilizando a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, esta atividade começará com uma fase preparatória em que os alunos assistirão aos conteúdos multimídia selecionados e farão anotações sobre as figuras de linguagem identificadas. Em sala de aula, formarão grupos e compartilharão suas observações, fomentando debates construtivos, orientados por questões norteadoras fornecidas pelo professor. A produção textual e a reflexão crítica em grupo serão momentos chave para aplicar e consolidar o conhecimento adquirido, promovendo a aprendizagem colaborativa e ativa.

  • Assistir aos vídeos selecionados como tarefa prévia
  • Formação de grupos e compartilhamento de observações
  • Debates guiados por questões norteadoras
  • Produção textual coletiva empregando figuras de linguagem
  • Reflexão conjunta sobre as escolhas linguísticas feitas

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade 'Críticos de Linguagem' será realizada em uma aula de 140 minutos. Neste período, os alunos terão a oportunidade de compartilhar suas anotações preparatórias, participar de debates em grupo, escrever o texto coletivo e realizar a reflexão crítica sobre o trabalho executado.

  • Aula 1: Apresentação dos vídeos e início das discussões em grupos, produção textual e reflexão coletiva.

Avaliação

A avaliação será baseada na participação dos alunos nas discussões em grupo, na qualidade das observações feitas sobre as figuras de linguagem, na criatividade e adequação das figuras de linguagem empregadas na produção textual, e na profundidade da reflexão crítica apresentada. Será valorizada a capacidade de trabalhar em equipe, a argumentação bem fundamentada e o uso eficaz da linguagem para alcançar o efeito desejado no texto. O professor fornecerá feedback individual e coletivo para orientar o desenvolvimento contínuo dos alunos.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, será necessário acesso à Internet para a visualização dos vídeos selecionados antes da aula. Em sala, serão utilizados recursos como quadro branco e marcadores para anotações coletivas, além de materiais de escrita para os estudantes. Documentos de apoio com definições e exemplos de figuras de linguagem também serão disponibilizados pelo professor.

  • Acesso à Internet
  • Vídeos selecionados de discursos, campanhas e trechos de filmes ou séries
  • Quadro branco e marcadores
  • Materiais de escrita para os alunos
  • Documentos de apoio sobre figuras de linguagem

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo