Nesta atividade prática, os alunos do 2º ano do Ensino Médio serão convidados a se aventurar no universo da crônica, um gênero literário que se caracteriza pela observação atenta e crítica do cotidiano. A tarefa central será observar aspectos triviais do dia a dia, escolhendo um evento ou situação simples para então escrever uma crônica que não apenas narre o ocorrido, mas também traga uma análise crítica da realidade, jogando luz sobre o não dito, o subentendido, e a sutileza dos acontecimentos comuns. Após a escrita, os estudantes compartilharão suas produções em pequenos grupos, num exercício de apreciação coletiva que permitirá discutir as diversas percepções e formas de representar a realidade. Este exercício tem como principal objetivo desenvolver a capacidade de observação, interpretação e expressão crítica dos jovens acerca do mundo que os rodeia. Será explorada uma metodologia ativa, combinando atividades mão-na-massa, roda de debate, aprendizagem baseada em projetos e sala de aula invertida para estimular o engajamento, a colaboração e o pensamento crítico dos alunos.
Ao participar da atividade 'Crônicas do Cotidiano: Criando Conexões', os alunos serão incentivados a desenvolver habilidades essenciais para a compreensão e interpretação complexa da realidade que os cerca. Através da observação do cotidiano e da produção de crônicas, os estudantes irão aprimorar sua capacidade de análise crítica, reconhecendo a pluralidade de visões de mundo e a riqueza contida nos detalhes do dia a dia. Além disso, ao compartilhar suas crônicas e discutir as produções dos colegas, se espera que desenvolvam habilidades de comunicação eficaz, respeito pela diversidade de pensamentos e colaboração, elementos fundamentais para a formação de cidadãos conscientes e participativos.
O conteúdo programático inclui estudo das características do gênero crônica, elementos de análise crítica da realidade expressa em textos do cotidiano, e desenvolvimento de habilidades de escrita expressiva e criativa. Através da discussão de exemplos clássicos e contemporâneos de crônicas, os estudantes serão introduzidos à diversidade de estilos e abordagens na representação da realidade. Explora-se também a importância da crítica social e cultural implícita nas crônicas, promovendo uma compreensão mais profunda do papel do cronista e da literatura no diálogo com o mundo.
A abordagem metodológica combina as práticas de atividade mão-na-massa, roda de debate, aprendizagem baseada em projetos, e sala de aula invertida para criar um ambiente de aprendizado dinâmico e participativo. Os alunos serão encorajados a observar ativamente seu entorno e escolher tópicos de interesse para suas crônicas, promovendo um processo de aprendizagem ativo e centrado no estudante. As rodas de debate e as sessões de compartilhamento em grupo oferecerão espaços para reflexão coletiva e feedback construtivo, enquanto a metodologia de aprendizagem baseada em projetos garantirá que os alunos apliquem o que aprenderam de maneira concreta e significativa.
A atividade será realizada ao longo de duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, acontecerá a introdução ao gênero crônico e a observação do cotidiano, seguida pela escrita das crônicas. A segunda aula será dedicada à leitura, compartilhamento das crônicas em pequenos grupos e discussão coletiva das percepções e representações da realidade.
A avaliação será baseada na participação ativa dos alunos nas várias etapas da atividade, na qualidade da observação do cotidiano refletida em suas crônicas, na habilidade de análise crítica demonstrada, e na eficácia da expressão escrita. Será dada particular atenção à criatividade, ao uso expressivo da linguagem e à capacidade de engajar em discussões construtivas durante as rodas de debate. Feedbacks qualitativos serão fornecidos, visando o desenvolvimento contínuo das habilidades dos alunos.
Os recursos necessários para a realização desta atividade incluem acesso a exemplos de crônicas de diversos autores, materiais de escrita para os alunos (papel, canetas, computadores ou tablets, se disponíveis), e um ambiente de sala de aula que permita a formação de pequenos grupos para discussão. Também serão utilizadas plataformas digitais para o compartilhamento das crônicas, permitindo uma ampla circulação dos textos entre os alunos.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula