Crônicas do Cotidiano: Criando Conexões

Desenvolvida por: Caroli… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa e Literatura
Temática: Produção Textual e Análise Crítica do Cotidiano

Nesta atividade prática, os alunos do 2º ano do Ensino Médio serão convidados a se aventurar no universo da crônica, um gênero literário que se caracteriza pela observação atenta e crítica do cotidiano. A tarefa central será observar aspectos triviais do dia a dia, escolhendo um evento ou situação simples para então escrever uma crônica que não apenas narre o ocorrido, mas também traga uma análise crítica da realidade, jogando luz sobre o não dito, o subentendido, e a sutileza dos acontecimentos comuns. Após a escrita, os estudantes compartilharão suas produções em pequenos grupos, num exercício de apreciação coletiva que permitirá discutir as diversas percepções e formas de representar a realidade. Este exercício tem como principal objetivo desenvolver a capacidade de observação, interpretação e expressão crítica dos jovens acerca do mundo que os rodeia. Será explorada uma metodologia ativa, combinando atividades mão-na-massa, roda de debate, aprendizagem baseada em projetos e sala de aula invertida para estimular o engajamento, a colaboração e o pensamento crítico dos alunos.

Objetivos de Aprendizagem

Ao participar da atividade 'Crônicas do Cotidiano: Criando Conexões', os alunos serão incentivados a desenvolver habilidades essenciais para a compreensão e interpretação complexa da realidade que os cerca. Através da observação do cotidiano e da produção de crônicas, os estudantes irão aprimorar sua capacidade de análise crítica, reconhecendo a pluralidade de visões de mundo e a riqueza contida nos detalhes do dia a dia. Além disso, ao compartilhar suas crônicas e discutir as produções dos colegas, se espera que desenvolvam habilidades de comunicação eficaz, respeito pela diversidade de pensamentos e colaboração, elementos fundamentais para a formação de cidadãos conscientes e participativos.

  • Desenvolver a capacidade de observação atenta do cotidiano.
  • Aprimorar habilidades de análise crítica da realidade.
  • Fomentar a expressão crítica e criativa por meio da escrita.
  • Promover a empatia e o respeito pela diversidade de interpretações.
  • Estimular a comunicação eficaz e o trabalho colaborativo.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13LGG101: Compreender e analisar processos de produção e circulação de discursos, nas diferentes linguagens, para fazer escolhas fundamentadas em função de interesses pessoais e coletivos.
  • EM13LGG102: Analisar visões de mundo, conflitos de interesse, preconceitos e ideologias presentes nos discursos veiculados nas diferentes mídias, ampliando suas possibilidades de explicação, interpretação e intervenção crítica da/na realidade.
  • EM13LGG103: Analisar o funcionamento das linguagens, para interpretar e produzir criticamente discursos em textos de diversas semioses (visuais, verbais, sonoras, gestuais).

Conteúdo Programático

O conteúdo programático inclui estudo das características do gênero crônica, elementos de análise crítica da realidade expressa em textos do cotidiano, e desenvolvimento de habilidades de escrita expressiva e criativa. Através da discussão de exemplos clássicos e contemporâneos de crônicas, os estudantes serão introduzidos à diversidade de estilos e abordagens na representação da realidade. Explora-se também a importância da crítica social e cultural implícita nas crônicas, promovendo uma compreensão mais profunda do papel do cronista e da literatura no diálogo com o mundo.

  • Características e função social do gênero crônica.
  • Análise de crônicas clássicas e contemporâneas.
  • Técnicas de escrita expressiva e criativa.
  • Elementos de análise crítica da realidade no cotidiano.

Metodologia

A abordagem metodológica combina as práticas de atividade mão-na-massa, roda de debate, aprendizagem baseada em projetos, e sala de aula invertida para criar um ambiente de aprendizado dinâmico e participativo. Os alunos serão encorajados a observar ativamente seu entorno e escolher tópicos de interesse para suas crônicas, promovendo um processo de aprendizagem ativo e centrado no estudante. As rodas de debate e as sessões de compartilhamento em grupo oferecerão espaços para reflexão coletiva e feedback construtivo, enquanto a metodologia de aprendizagem baseada em projetos garantirá que os alunos apliquem o que aprenderam de maneira concreta e significativa.

  • Atividade Mão-na-massa: Observação ativa do cotidiano.
  • Roda de Debate: Discussão das crônicas escritas.
  • Aprendizagem Baseada em Projetos: Escrita e revisão das crônicas.
  • Sala de Aula Invertida: Preparação prévia e discussão em classe.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada ao longo de duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, acontecerá a introdução ao gênero crônico e a observação do cotidiano, seguida pela escrita das crônicas. A segunda aula será dedicada à leitura, compartilhamento das crônicas em pequenos grupos e discussão coletiva das percepções e representações da realidade.

  • Aula 1: Introdução ao gênero crônico e observação do cotidiano. Início da escrita das crônicas.
  • Aula 2: Finalização da escrita das crônicas. Leitura, compartilhamento e discussão em grupos pequenos.

Avaliação

A avaliação será baseada na participação ativa dos alunos nas várias etapas da atividade, na qualidade da observação do cotidiano refletida em suas crônicas, na habilidade de análise crítica demonstrada, e na eficácia da expressão escrita. Será dada particular atenção à criatividade, ao uso expressivo da linguagem e à capacidade de engajar em discussões construtivas durante as rodas de debate. Feedbacks qualitativos serão fornecidos, visando o desenvolvimento contínuo das habilidades dos alunos.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para a realização desta atividade incluem acesso a exemplos de crônicas de diversos autores, materiais de escrita para os alunos (papel, canetas, computadores ou tablets, se disponíveis), e um ambiente de sala de aula que permita a formação de pequenos grupos para discussão. Também serão utilizadas plataformas digitais para o compartilhamento das crônicas, permitindo uma ampla circulação dos textos entre os alunos.

  • Exemplos de crônicas (impressas ou digitais).
  • Materiais de escrita (papel, canetas, computadores/tablets).
  • Acesso à Internet e plataformas digitais para compartilhamento de textos.
  • Espaço de sala de aula adaptado para atividades em grupo.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo