Crônicas do Dia a Dia: A Arte de Observar o Cotidiano

Desenvolvida por: Marian… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Produção Textual

Nesta atividade dinâmica e interativa, os alunos do 2º ano do Ensino Médio serão introduzidos ao gênero literário da crônica, uma forma breve de literatura que narra aspectos do cotidiano de maneira analítica, crítica ou humorística. A atividade começará com a leitura de uma seleção prévia de crônicas fornecidas pelo professor, que destacam a beleza e a complexidade do dia a dia através de uma linguagem acessível e cativante. Durante a aula, os alunos terão a oportunidade de discutir as principais características das crônicas lidas, como a escolha dos temas cotidianos, o uso da linguagem e a incorporação de elementos como humor e crítica. Inspirados por esta discussão, serão incentivados a escrever suas próprias crônicas, baseando-se em observações do seu cotidiano ou em experiências pessoais. Ao final, as crônicas produzidas serão compartilhadas com o restante da turma, promovendo um espaço de feedback construtivo e análise crítica das obras criadas. Este processo irá ajudar os alunos a desenvolverem suas habilidades de escrita, observação e apreciação literária, enquanto exploram o gênero da crônica como um veículo para expressar suas visões únicas sobre o mundo ao seu redor.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é familiarizar os alunos com o gênero literário da crônica, permitindo-lhes explorar e compreender a arte de capturar a essência do cotidiano através da narrativa. Os alunos aprenderão a identificar as características definidoras das crônicas, como a presença de temas do dia a dia, o uso de linguagem acessível e elementos de humor ou crítica. Eles também desenvolverão habilidades de escrita criativa ao criar suas próprias crônicas, inspirando-se em suas experiências e observações pessoais. Além disso, a atividade pretende promover a análise crítica e a apreciação das narrativas, à medida que os estudantes compartilham suas obras e recebem feedback dos colegas.

  • Familiarizar-se com o gênero da crônica e suas principais características.
  • Desenvolver habilidades de análise literária e crítica.
  • Estimular a escrita criativa e a capacidade de observação do cotidiano.
  • Promover a partilha e a discussão de obras literárias entre os alunos.
  • Fomentar a apreciação pela literatura e suas diversas formas de expressão.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13LP01: Relacionar o texto, tanto na produção como na leitura/escuta, com suas condições de produção e seu contexto sócio-histórico de circulação (leitor/audiência previstos, objetivos, pontos de vista e perspectivas, papel social do autor, época, gênero do discurso etc.), de forma a ampliar as possibilidades de construção de sentidos e de análise crítica e produzir textos adequados a diferentes situações.
  • EM13LP49: Perceber as peculiaridades estruturais e estilísticas de diferentes gêneros literários (a apreensão pessoal do cotidiano nas crônicas, a manifestação livre e subjetiva do eu lírico diante do mundo nos poemas, a múltipla perspectiva da vida humana e social dos romances, a dimensão política e social de textos da literatura marginal e da periferia etc.) para experimentar os diferentes ângulos de apreensão do indivíduo e do mundo pela literatura.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade é projetado para engajar os alunos na exploração do gênero da crônica através de múltiplos aspectos. Compreender o contexto histórico e social dos textos selecionados, analisar as estruturas e estilos que caracterizam as crônicas e incentivar a produção textual inspirada nas vivências pessoais dos alunos. Este enfoque não só aprimora a compreensão literária, mas também estimula o pensamento crítico e a expressão criativa.

  • Introdução ao gênero da crônica.
  • Análise de crônicas: temas, linguagem e estilo.
  • Discussão sobre as observações diárias e pessoais como fonte de inspiração.
  • Técnicas de escrita criativa aplicadas à produção de crônicas.

Metodologia

Utilizando a metodologia ativa da Sala de Aula Invertida, os alunos serão inicialmente responsáveis por ler uma seleção de crônicas antes de comparecer à aula. Isso permite que a discussão em sala seja mais rica e focada nas observações dos alunos e na análise dos textos. Em aula, a reflexão coletiva será incentivada, seguida de atividades práticas de escrita, onde os alunos poderão aplicar as características identificadas nas crônicas analisadas. Ao compartilhar suas criações, promove-se um ambiente de aprendizado colaborativo e de feedback construtivo.

  • Leitura prévia das crônicas selecionadas.
  • Discussão em grupo sobre as características das crônicas.
  • Oficina de escrita de crônicas baseadas no cotidiano dos alunos.
  • Apresentação e feedback das crônicas escritas pelos alunos.

Aulas e Sequências Didáticas

A carga horária total da atividade será de uma hora, dividida em duas aulas de 50 minutos cada. Na primeira sessão, os alunos discutirão as crônicas lidas previamente e iniciarão o processo de escrita de suas próprias crônicas. Na segunda sessão, continuarão a escrever e depois compartilharão suas obras, recebendo feedback de colegas e do professor.

  • Aula 1: Discussão das crônicas lidas e início da escrita das próprias crônicas.
  • Aula 2: Continuação da escrita, apresentação e feedback das crônicas.

Avaliação

A avaliação será formativa e baseada nos critérios de compreensão literária, criatividade, coerência, coesão e uso adequado da língua. Os alunos serão avaliados tanto pela participação na discussão das crônicas lidas quanto pela qualidade das crônicas que escreverem. Será dada especial atenção à habilidade de incorporar as características típicas do gênero crônica, como a captura de aspectos cotidianos com originalidade e a habilidade de engajar o leitor. O feedback será oferecido de maneira construtiva, visando incentivar a melhoria contínua.

Materiais e ferramentas:

Os materiais necessários para esta atividade incluem uma seleção prévia de crônicas, que serão fornecidas em formato digital pelo professor. Também será utilizado um espaço virtual de aprendizagem para facilitar o compartilhamento dos textos dos alunos e permitir a discussão e o feedback. Materiais de escrita, como cadernos e canetas, bem como acessos a computadores ou tablets, podem ser necessários para a composição e a revisão das crônicas.

  • Seleção prévia de crônicas em formato digital.
  • Espaço virtual de aprendizagem para compartilhamento de textos.
  • Materiais de escrita (cadernos, canetas).
  • Computadores ou tablets para composição e revisão de textos.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo