A atividade 'Debate em Cena' propõe engajar os alunos do 2º ano do Ensino Médio em uma dinâmica de debate sobre temas polêmicos da atualidade. Os alunos terão a tarefa de pesquisar sobre um tema polêmico designado a grupos, elaborando argumentos, contra-argumentos e conclusões pautados em fontes confiáveis. Este processo inclui a organização de grupos de trabalho, fase de pesquisa, desenvolvimento de scripts de debate, a prática do debate propriamente dita e uma fase de reflexão escrita sobre os aprendizados. Através desta atividade, objetiva-se não somente estimular a pesquisa e o desenvolvimento de habilidades argumentativas na escrita e leitura baseadas em fatos, mas também promover a capacidade de ouvir o outro e respeitar diferentes pontos de vista, fortalecendo assim a formação crítica e cidadã dos estudantes.
O principal objetivo desta atividade é desenvolver nos alunos habilidades relacionadas à pesquisa, análise crítica de informações, e formação de argumentações sólidas e fundamentadas em fontes confiáveis. Pretende-se que, ao final da atividade, os estudantes sejam capazes de compreender a importância de uma argumentação bem-estruturada e baseada em evidências, potencializando a capacidade de debate produtivo e respeitoso. Além disso, busca-se fomentar o exercício da empatia e do respeito pelas diferentes perspectivas e opiniões, habilidades essenciais em uma sociedade democrática e plural.
A atividade contempla o desenvolvimento de competências de pesquisa, análise, síntese e argumentação de temas complexos da atualidade. Abrangendo a habilidade de buscar, selecionar e avaliar informações em diversas fontes, os alunos aprenderão a construir argumentações coesas e coerentes, e a expressá-las de forma convincente em um debate estruturado. Será dada especial atenção à importância da argumentação baseada em fatos e ao respeito pelas opiniões contrárias, visando o desenvolvimento do pensamento crítico e da empatia.
A metodologia da atividade se baseia na Aprendizagem Baseada em Projetos, incentivando os alunos a se engajarem ativamente na pesquisa sobre os temas polêmicos designados e a colaborarem na construção de argumentos sólidos. Os debates acontecerão em etapas, começando com a organização dos alunos em grupos de pesquisa, seguida pela elaboração de scripts para o debate, prática de debate com os pares e, finalmente, uma reflexão individual sobre os aprendizados. Este processo visa não somente a absorção de conteúdo, mas também o desenvolvimento de habilidades de pensamento crítico, comunicação e colaboração.
A atividade será realizada em duas aulas de 45 minutos cada. Os alunos serão divididos em grupos para a fase de pesquisa e começo da elaboração dos scripts de debate. Nas duas aulas da semana seguinte, ocorrerá a apresentação seguido de uma reflexão escrita sobre os aprendizados.
A avaliação será realizada considerando vários aspectos, como a capacidade de pesquisa e seleção de informações relevantes, a qualidade dos argumentos e contra-argumentos apresentados, a habilidade de comunicação durante o debate, e a profundidade da reflexão escrita sobre os aprendizados. Será valorizado o esforço de trabalho em equipe, a criatividade na apresentação dos argumentos, e principalmente, a capacidade de fundamentar posições com base em fontes confiáveis. Os alunos também serão incentivados a avaliar a performance do grupo, promovendo um feedback construtivo entre pares.
Para a realização desta atividade, serão necessários recursos como acesso à internet para pesquisa de informações, materiais para anotações e elaboração de scripts (papel, canetas, computadores ou tablets) e um espaço adequado para a realização dos debates. Pode-se também utilizar projeções de slides para suportar a apresentação dos argumentos dos grupos.
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