Debate em Cena

Desenvolvida por: Thaism… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagens e suas Tecnologias
Temática: Temas polêmicos da atualidade

A atividade 'Debate em Cena' propõe engajar os alunos do 2º ano do Ensino Médio em uma dinâmica de debate sobre temas polêmicos da atualidade. Os alunos terão a tarefa de pesquisar sobre um tema polêmico designado a grupos, elaborando argumentos, contra-argumentos e conclusões pautados em fontes confiáveis. Este processo inclui a organização de grupos de trabalho, fase de pesquisa, desenvolvimento de scripts de debate, a prática do debate propriamente dita e uma fase de reflexão escrita sobre os aprendizados. Através desta atividade, objetiva-se não somente estimular a pesquisa e o desenvolvimento de habilidades argumentativas na escrita e leitura baseadas em fatos, mas também promover a capacidade de ouvir o outro e respeitar diferentes pontos de vista, fortalecendo assim a formação crítica e cidadã dos estudantes.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo desta atividade é desenvolver nos alunos habilidades relacionadas à pesquisa, análise crítica de informações, e formação de argumentações sólidas e fundamentadas em fontes confiáveis. Pretende-se que, ao final da atividade, os estudantes sejam capazes de compreender a importância de uma argumentação bem-estruturada e baseada em evidências, potencializando a capacidade de debate produtivo e respeitoso. Além disso, busca-se fomentar o exercício da empatia e do respeito pelas diferentes perspectivas e opiniões, habilidades essenciais em uma sociedade democrática e plural.

  • Desenvolver habilidades de pesquisa e avaliação crítica de fontes de informação.
  • Incentivar a formação de argumentações baseadas em evidências e fatos.
  • Promover habilidades de comunicação eficaz, tanto na elaboração de argumentos quanto na escuta ativa dos contra-argumentos.
  • Estimular a capacidade de trabalho em equipe e colaboração entre os alunos.
  • Fomentar a reflexão crítica sobre os temas debatidos e a importância do respeito às diferentes opiniões.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13LGG102 - Utilizar as linguagens verbal, corporal, visual e digital de forma criativa em processos de produção coletiva, com repertório diversificado e em diferentes contextos, exercitando a crítica, a autoria e o cuidado com a informação.
  • EM13LGG703 - Analisar, discutir, produzir e socializar, com o uso de tecnologias digitais de informação e comunicação, textos e produções culturais que circulam em redes sociais, discernindo entre práticas de letramento e inclusão digital e práticas que reforçam exclusões.
  • EM13LP19 - Relacionar informações geradas nos sistemas de comunicação e informação, reconhecendo e valorizando as diferentes linguagens e seus recursos expressivos como meios de garantir direitos, acessar serviços e participar das práticas sociais em diferentes contextos.

Conteúdo Programático

A atividade contempla o desenvolvimento de competências de pesquisa, análise, síntese e argumentação de temas complexos da atualidade. Abrangendo a habilidade de buscar, selecionar e avaliar informações em diversas fontes, os alunos aprenderão a construir argumentações coesas e coerentes, e a expressá-las de forma convincente em um debate estruturado. Será dada especial atenção à importância da argumentação baseada em fatos e ao respeito pelas opiniões contrárias, visando o desenvolvimento do pensamento crítico e da empatia.

  • Pesquisa e avaliação crítica de informações.
  • Elaboração de argumentos e contra-argumentos.
  • Estratégias para debates produtivos.
  • Técnicas de comunicação efetiva e escuta ativa.
  • Reflexão sobre a importância da argumentação baseada em evidências.

Metodologia

A metodologia da atividade se baseia na Aprendizagem Baseada em Projetos, incentivando os alunos a se engajarem ativamente na pesquisa sobre os temas polêmicos designados e a colaborarem na construção de argumentos sólidos. Os debates acontecerão em etapas, começando com a organização dos alunos em grupos de pesquisa, seguida pela elaboração de scripts para o debate, prática de debate com os pares e, finalmente, uma reflexão individual sobre os aprendizados. Este processo visa não somente a absorção de conteúdo, mas também o desenvolvimento de habilidades de pensamento crítico, comunicação e colaboração.

  • Divisão da classe em grupos de trabalho para pesquisa.
  • Orientação e acompanhamento do processo de pesquisa e elaboração de argumentos.
  • Simulação de debates em sala de aula.
  • Reflexão escrita individual sobre os aprendizados da atividade.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em duas aulas de 45 minutos cada. Os alunos serão divididos em grupos para a fase de pesquisa e começo da elaboração dos scripts de debate. Nas duas aulas da semana seguinte, ocorrerá a apresentação seguido de uma reflexão escrita sobre os aprendizados.

  • Aula 2: Realização dos debates e atividade de reflexão escrita.

Avaliação

A avaliação será realizada considerando vários aspectos, como a capacidade de pesquisa e seleção de informações relevantes, a qualidade dos argumentos e contra-argumentos apresentados, a habilidade de comunicação durante o debate, e a profundidade da reflexão escrita sobre os aprendizados. Será valorizado o esforço de trabalho em equipe, a criatividade na apresentação dos argumentos, e principalmente, a capacidade de fundamentar posições com base em fontes confiáveis. Os alunos também serão incentivados a avaliar a performance do grupo, promovendo um feedback construtivo entre pares.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários recursos como acesso à internet para pesquisa de informações, materiais para anotações e elaboração de scripts (papel, canetas, computadores ou tablets) e um espaço adequado para a realização dos debates. Pode-se também utilizar projeções de slides para suportar a apresentação dos argumentos dos grupos.

  • Acesso à internet para pesquisa.
  • Materiais de escritório para anotações e elaboração de scripts.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo